Sobre as regras de monitoramento do registro do sistema

20 de fevereiro de 2023

ID 223205

A tarefa Monitor de acesso ao registro é executada de acordo com as regras de monitoramento do registro do sistema. É possível utilizar os critérios para acionamento de regras para configurar as condições que acionam a tarefa e definir o nível de importância de eventos detectados e registrados no log de tarefas.

Uma regra de monitoramento do registro do sistema é especificada para cada escopo de monitoramento.

É possível configurar os seguintes critérios para acionamento de regras:

  • Ações
  • Valores de registro
  • Usuários confiáveis

Ações

Quando a tarefa Monitor de acesso ao registro é iniciada, o Kaspersky Embedded Systems Security utiliza uma lista de ações para monitorar o registro (veja a tabela abaixo).

Caso uma ação especificada como um critério para acionamento de regras seja detectada, o aplicativo registra um evento respectivo.

O nível de importância dos eventos registrados em log não depende das ações selecionadas ou do número de eventos.

Por padrão, o Kaspersky Embedded Systems Security considera todas as ações. É possível configurar a lista de ações manualmente nas configurações de regra da tarefa.

Ações

Ação

Restrições

Sistema operacional

Criar a chave

  • Para Windows XP e Windows Server 2003, caso adicione Criar a chave à lista de Ações e, em seguida, selecione o modo Bloquear operações de acordo com as regras, a criação da chave não é bloqueada nos sistemas operacionais especificados devido às restrições do sistema. A chave é criada com a respectiva notificação enviada para o log de eventos.
  • Caso queira proibir a criação de uma chave específica por meio do Editor de Registro, crie uma regra para uma chave de registro pai e certifique-se de adicionar Criar subchaves à lista de Ações e, em seguida, selecione o modo Bloquear operações de acordo com as regras.

Windows XP e posterior

Excluir a chave

Caso queira excluir uma chave principal, desmarque as opções Excluir a chave e Excluir subchaves na lista de Ações monitoradas para uma chave de registro configurada, pois só é possível excluir a chave principal com subchaves.

Windows XP e posterior

Renomear a chave

N/A

Windows XP e posterior

Alterar as configurações da chave de segurança

N/A

Windows Vista e posterior

Excluir os valores

N/A

Windows XP e posterior

Definir os valores

Caso queira adicionar Definir os valores na lista de Ações, definir o Nome do valor padrão na regra para uma chave e, a seguir, selecionar Bloquear operações de acordo com as regras, a chave não será criada, porque uma nova chave só pode ser criada com um valor padrão.

Windows XP e posterior

Criar subchaves

N/A

Windows XP e posterior

Excluir subchaves

N/A

Windows XP e posterior

Renomear subchaves

N/A

Windows XP e posterior

Alterar as configurações de segurança das subchaves

N/A

Windows Vista e posterior

Valores de registro

Além do monitoramento das chaves de registro, é possível bloquear ou monitorar as alterações dos valores do registro existentes. As seguintes opções estão disponíveis:

  • Definir o valor - criar os novos valores de registro ou alterar os valores de registro existentes.
  • Excluir o valor - excluir os valores de registro existentes.

A renomeação e a alteração das configurações de segurança não se aplicam aos valores do registro.

Usuários confiáveis

Por padrão, o aplicativo trata todas as ações de usuário como potenciais violações de segurança. A lista de usuários confiáveis está vazia. É possível configurar o nível de importância do evento criando uma lista de usuários confiáveis nas configurações da regra de monitoramento do registro do sistema.

Usuário não confiável é qualquer usuário não indicado na lista de usuário confiável nas configurações da regra de escopo de monitoramento. Caso o Kaspersky Embedded Systems Security detecte uma ação realizada por um usuário não confiável, a tarefa Monitor de acesso ao registro registra um evento crítico no log de tarefas.

Usuário confiável é um usuário ou grupo de usuários autorizados a realizar ações dentro do escopo de monitoramento especificado. Caso o Kaspersky Embedded Systems Security detecte uma ação realizada por um usuário confiável, a tarefa de Monitor de Acesso ao Registro registrará um evento informativo no log de tarefas.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.