Verificação de arquivos no armazenamento on-line

20 de fevereiro de 2023

ID 175416

Sobre arquivos na nuvem

O Kaspersky Embedded Systems Security pode interagir com arquivos na nuvem do Microsoft OneDrive. O aplicativo é compatível com o novo recurso Arquivos por Demanda do OneDrive.

O Kaspersky Embedded Systems Security não é compatível com outros armazenamentos on-line.

O recurso Arquivos por Demanda do OneDrive ajuda você a acessar todos os seus arquivos do OneDrive sem precisar baixar todos eles e usar o espaço de armazenamento do seu dispositivo. Você pode baixar arquivos no seu disco rígido quando precisar.

Quando o recurso de Arquivos por Demanda do OneDrive estiver ativo, você verá ícones de status ao lado de cada arquivo na coluna Status no Explorador de Arquivos. Cada arquivo tem um dos seguintes status:

cloudfile_online Este ícone de status indica que o arquivo está disponível apenas online. Os arquivos disponíveis apenas online não estão fisicamente armazenados em seu disco rígido. Não é possível abrir arquivos apenas online quando o seu dispositivo não estiver conectado à Internet.

cloudfile_local Este ícone de status indica que um arquivo está disponível localmente. Isso acontece quando você abre um arquivo disponível apenas online e o baixa para o seu dispositivo. Você pode abrir um arquivo disponível localmente a qualquer momento, mesmo sem acesso à internet. Para limpar espaço, você pode alterar o arquivo novamente para cloudfile_online disponível apenas online.

cloudfile_alwaysavail Este ícone de status indica que um arquivo está armazenado no disco rígido e sempre está disponível.

Verificação de arquivo na nuvem

O Kaspersky Embedded Systems Security só pode verificar arquivos na nuvem armazenados localmente em um dispositivo protegido. Esses arquivos do OneDrive têm o status cloudfile_alwaysavail e cloudfile_local. Os arquivos cloudfile_online são ignorados durante a verificação, já que não estão fisicamente localizados no dispositivo protegido.

O Kaspersky Embedded Systems Security não baixa automaticamente arquivos cloudfile_online da nuvem durante a verificação, mesmo se eles estiverem incluídos no escopo da verificação.

Os arquivos na nuvem são processados por várias tarefas do Kaspersky Embedded Systems Security em vários cenários, dependendo do tipo de tarefa:

  • Verificação de arquivo na nuvem em tempo real: é possível adicionar pastas que contenham arquivos da nuvem ao escopo da proteção da tarefa de Proteção de Arquivos em Tempo Real. Arquivos são verificados quando são acessados pelo usuário. Se um arquivo cloudfile_online for acessado pelo usuário, ele é baixado, fica localmente disponível e seu status é alterado para cloudfile_local. Isso permite que o arquivo seja processado pela tarefa de Proteção de Arquivos em Tempo Real.
  • Verificação de arquivos por demanda: você pode adicionar pastas que contêm arquivos na nuvem ao escopo da verificação da tarefa de Verificação por Demanda. A tarefa verifica arquivos com o status cloudfile_alwaysavail e cloudfile_local. Se algum arquivo cloudfile_online for encontrado no escopo, eles serão ignorados durante a verificação e um evento informativo será registrado no log de tarefas indicando que o arquivo verificado é apenas um marcador de posição para um arquivo na nuvem, e que não existe em uma unidade local.
  • Geração e uso de regra de controle do aplicativo: você pode criar regras de permissão e negação para arquivos cloudfile_alwaysavail e cloudfile_local usando a tarefa do Gerador de Regras de Controle de Inicialização de Aplicativos. A tarefa de Controle de Inicialização de Aplicativos aplica o princípio de Negação padrão e cria regras para processar e bloquear arquivos na nuvem.

    A tarefa de Controle de Inicialização de Aplicativos bloqueia o início de todos os arquivos na nuvem, independentemente do status. Os arquivos cloudfile_online não estão incluídos no escopo da geração de regras do aplicativo, já que não estão fisicamente armazenados no disco rígido. Já que regras de permissão não podem ser criadas para tais arquivos, eles ficam sujeitos ao princípio de Negação padrão.

Quando uma ameaça for detectada em um arquivo na nuvem do OneDrive, o aplicativo aplicará a ação especificada nas configurações da tarefa que executa a verificação. Assim, o arquivo pode ser removido, desinfectado, movido para a Quarentena ou gravado em Backup.

As alterações em arquivos locais são sincronizadas com as cópias armazenadas no OneDrive conforme os princípios indicados na documentação relevante do Microsoft OneDrive.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.