Sobre a Prevenção de Exploits

20 de fevereiro de 2023

ID 146653

O Kaspersky Embedded Systems Security oferece a capacidade de proteger a memória do processo contra exploits. Este recurso é implementado no componente de Prevenção de Exploits. Você pode alterar o status da atividade do componente e definir configurações de proteção da memória do processo.

O componente protege a memória do processo contra exploits inserindo um Agente de Proteção de Processo ("Agente") externo no processo protegido.

Um Agente de Proteção de Processo é um módulo do Kaspersky Embedded Systems Security dinamicamente carregado que é inserido em processos protegidos para monitorar a sua integridade e reduzir o risco de eles serem explorados.

A operação do Agente dentro do processo protegido exige a inicialização e a interrupção do processo: o carregamento inicial do Agente em um processo acrescentado à lista de processos protegidos só é possível se o processo for reiniciado. Além disso, depois que um processo foi removido da lista de processos protegidos, o Agente poderá ser descarregado somente depois que o processo foi reiniciado.

O Agente deve ser interrompido para descarregá-lo dos processos protegidos: se o componente de Prevenção de Exploits for desinstalado, o aplicativo congelará o ambiente e forçará o Agente a ser descarregado dos processos protegidos. Se durante a desinstalação do componente o Agente for introduzido em algum dos processos protegidos, você deverá encerrar o processo afetado. Pode ser necessário reiniciar o dispositivo protegido (por exemplo, se o processo do sistema estiver sendo protegido).

Se for detectada evidência de um ataque de exploit em um processo protegido, o Kaspersky Embedded Systems Security executará uma das seguintes ações:

  • Encerrará o processo se uma tentativa de exploit for feita.
  • Informará que o processo foi comprometido.

É possível interromper a proteção do processo usando um dos seguintes métodos:

  • Desinstalação do componente.
  • Remoção do processo da lista de processos protegidos e a sua reinicialização.

Serviço de Kaspersky Security Exploit Prevention

O Serviço de Kaspersky Security Exploit Prevention é necessário no dispositivo protegido para que o componente de Prevenção de Exploits seja eficaz. Este serviço e o componente de Prevenção de Exploits fazem parte da instalação recomendada. Durante a instalação do serviço no dispositivo protegido, o processo kavfswh é criado e iniciado. Ele comunica as informações sobre processos protegidos do componente para o Agente de Segurança.

Depois que o Serviço de Kaspersky Security Exploit Prevention for interrompido, o Kaspersky Embedded Systems Security continua a proteger os processos adicionados à lista de processos protegidos. Ele também será carregado nos processos recém-adicionados e aplicará todas as técnicas disponíveis de prevenção de exploits para proteger a memória do processo.

Se o dispositivo estiver executando o sistema operacional Windows 10 ou posterior, o aplicativo não continuará protegendo processos e a memória do processo depois que o Serviço de Kaspersky Security Exploit Prevention for interrompido.

Se o Serviço de Kaspersky Security Exploit Prevention for interrompido, o aplicativo não receberá informações sobre os eventos que ocorrem com os processos protegidos (inclusive informações sobre ataques de exploits e o encerramento de processos). Além disso, o Agente não será capaz de receber informações sobre novas configurações de proteção e a adição de novos processos à lista de processos protegidos.

Modo de Prevenção de Exploits

É possível selecionar um dos seguintes modos para configurar ações executadas para reduzir os riscos de que vulnerabilidades sejam exploradas em processos protegidos:

  • Encerrar no exploit: aplique este modo para encerrar um processo quando uma tentativa de exploit for feita.

    Após detecção de uma tentativa de exploração de uma vulnerabilidade em um processo crítico do sistema operacional protegido, o Kaspersky Embedded Systems Security encerrará o processo, independentemente do modo indicado nas configurações do componente de Prevenção de Exploits.

  • Somente notificações: aplique este modo para receber informações sobre exemplos de exploits em processos protegidos usando eventos no Log de segurança.

    Se esse modo for selecionado, o Kaspersky Embedded Systems Security cria eventos para registrar em log todas as tentativas de explorar vulnerabilidades.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.