Sobre as regras de rede

19 de dezembro de 2022

ID 136337

As regras de rede referem-se às ações executadas pelo Firewall que são permitidas ou bloqueadas ao detectar uma tentativa de conexão de rede.

O Firewall oferece proteção contra ataques à rede de diversos tipos e de dois níveis: nível de rede e nível de programa. A proteção no nível de rede é fornecida aplicando as regras de pacotes de rede. A proteção no nível de programa é empregada segundo as regras que permite o acesso dos aplicativos instalados aos recursos de rede.

Com base nos dois níveis de proteção do Firewall, é possível criar o seguinte:

  • Regras de pacotes de rede. As regras de pacotes de rede impõem restrições a pacotes de rede, seja qual for o programa. Estas regras restringem o tráfego de rede de entrada e de saída através de portas específicas do protocolo de dados selecionado. O Firewall define determinadas regras de pacotes de rede por padrão.
  • Regras de rede de aplicativos. As regras de rede de aplicativos impõem restrições à atividade de rede de um aplicativo específico. Elas têm em conta não só as características do pacote de rede, mas também o aplicativo específico para o qual este pacote de rede é direcionado ou que emitiu este pacote de rede. Estas regras possibilitam o ajuste da filtragem da atividade de rede: por exemplo, quando um determinado tipo de conexão de rede é bloqueado para alguns aplicativos, mas é permitido para outros.

As regras de pacotes de rede têm prioridade sobre as regras de rede dos aplicativos. Se ambas as regras de pacotes de rede e regras de rede dos aplicativos forem especificadas para o mesmo tipo de atividade de rede, esta é executada segundo as regras de pacotes de rede.

É possível especificar uma prioridade de execução para cada regra de pacotes de rede e para cada regra de rede dos aplicativos.

As regras de pacotes de rede têm prioridade sobre as regras de rede dos aplicativos. Se ambas as regras de pacotes de rede e regras de rede dos aplicativos forem especificadas para o mesmo tipo de atividade de rede, esta é executada segundo as regras de pacotes de rede.

As regras de rede para aplicativos funcionam da seguinte maneira: uma regra de rede para aplicativos inclui regras de acesso com base no status da rede: pública, local ou confiável. Por exemplo, os aplicativos no grupo de confiança de Alta restrição não têm nenhuma atividade de rede em redes de todos os status por padrão. Se uma regra de rede for especificada para um aplicativo individual (aplicativo pai), os processos filhos de outros aplicativos serão executados de acordo com a regra de rede do aplicativo pai. Se não houver regra de rede para o aplicativo, os processos filhos serão executados de acordo com a regra de acesso à rede do grupo de confiança do aplicativo.

Por exemplo, você proibiu todas as atividades de rede em redes de todos os status para todos os aplicativos, exceto o navegador X. Se você iniciar a instalação do navegador Y (processo filho) a partir do navegador X (aplicativo pai), o instalador do navegador Y acessará a rede e fará o download os arquivos necessários. Após a instalação, o navegador Y não terá nenhuma conexão de rede de acordo com as configurações do Firewall. Para proibir a atividade de rede do instalador do navegador Y como um processo filho, você deve adicionar uma regra de rede para o instalador do navegador Y.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.