Iniciar a criptografia de unidades removíveis

19 de dezembro de 2022

ID 123503

Para criptografar unidades removíveis:

  1. Abra o Console de Administração do Kaspersky Security Center.
  2. Na pasta Dispositivos gerenciados na árvore do Console de Administração, abra a pasta com o nome do grupo de administração para o qual deseja configurar a criptografia de unidades removíveis.
  3. No espaço de trabalho, selecione a guia Políticas.
  4. Selecione a política desejada.
  5. Abra a janela Propriedades: <Nome de política> usando um dos seguintes métodos:
    • No menu de contexto da política, selecione Propriedades.
    • Clique no link Configurar política, localizado na parte direita da área de trabalho do Console de Administração.
  6. Na seção Criptografia de dados, selecione a subseção Criptografia de unidades removíveis.
  7. Na lista suspensa Modo de criptografia, selecione a ação padrão a ser executada pelo Kaspersky Endpoint Security em todas as unidades removíveis que são conectadas aos computadores no grupo de administração selecionado:
    • Criptografar toda a unidade removível. Se esse item estiver selecionado, ao aplicar a política do Kaspersky Security Center com as configurações de criptografia especificadas para unidades removíveis, o Kaspersky Endpoint Security criptografa o conteúdo das unidades removíveis, setor por setor. Como resultado, o aplicativo criptografa não apenas arquivos armazenados nas unidades removíveis mas também sistemas de arquivos de unidades removíveis, incluindo nomes de arquivos e estruturas de pastas. O Kaspersky Endpoint Security não criptografa novamente unidades removíveis que já foram criptografadas.

      Este cenário de criptografia é ativado pela funcionalidade de criptografia de disco rígido do Kaspersky Endpoint Security.

    • Criptografar todos os arquivos. Se esse item for selecionado ao aplicar a política do Kaspersky Security Center com as configurações de criptografia especificadas para unidades removíveis, o Kaspersky Endpoint Security criptografa todos os arquivos armazenados em unidades removíveis. O Kaspersky Endpoint Security não criptografa arquivos que já foram criptografados. O aplicativo não criptografa os sistemas de arquivo de unidades removíveis, incluindo os nomes de arquivos criptografados e estruturas de pastas.
    • Criptografar apenas novos arquivos. Se esse item for selecionado ao aplicar a política do Kaspersky Security Center com as configurações de criptografia especificadas para unidades removíveis, o Kaspersky Endpoint Security criptografa somente aqueles arquivos que foram adicionados a unidades removíveis ou armazenados em unidades removíveis e modificados depois que a política do Kaspersky Security Center foi aplicada pela última vez.
    • Descriptografar toda a unidade removível. Se esse item estiver selecionado, ao aplicar a política do Kaspersky Security Center com as configurações de criptografia especificadas para unidades removíveis, o Kaspersky Endpoint Security descriptografa todos os arquivos criptografados e armazenados nas unidades removíveis, bem como os sistemas de arquivo das unidades removíveis se elas tiverem sido criptografadas anteriormente.

      Este cenário de criptografia é possível tanto pela funcionalidade de criptografia de arquivos quanto pela funcionalidade de criptografia de discos rígidos do Kaspersky Endpoint Security.

    • Manter inalterado. Se esse item for selecionado ao aplicar a política do Kaspersky Security Center com as configurações de criptografia especificadas para unidades removíveis, o Kaspersky Endpoint Security não criptografa ou descriptografa os arquivos das unidades removíveis.
  8. Crie regras de criptografia para arquivos em unidades removíveis cujos conteúdos você deseja criptografar.
  9. Aplique a política.

Consulte o Manual do Administrador do Kaspersky Security Center para obter detalhes sobre a aplicação da política do Kaspersky Security Center

Assim que a política for aplicada, quando o usuário conectar uma unidade removível ou se uma unidade removível já estiver conectada, o Kaspersky Endpoint Security notifica o usuário de que a unidade removível está sujeita a à regra de criptografia em que os dados armazenados serão criptografados.

Se a regra Manter inalterado for especificada para a criptografia de dados em um disco removível, o aplicativo não exibe notificações ao usuário.

O aplicativo avisa o usuário que o processo de criptografia pode demorar algum tempo.

O aplicativo solicita que o usuário confirme a operação de criptografia e executa as ações a seguir:

  • Criptografa dados de acordo com as políticas de configuração, caso o usuário consinta com a criptografia.
  • Mantém os dados não criptografados se o usuário rejeitar a criptografia, e limita o acesso a arquivos de unidades removíveis como somente leitura.
  • Mantém os dados não criptografados se o usuário ignorar a solicitação de criptografia, limita o acesso a arquivos de unidades removíveis como somente leitura e solicita que o usuário confirme novamente a criptografia de dados na próxima vez que a política do Kaspersky Security Center for aplicada ou quando uma unidade removível for conectada.

A política do Kaspersky Security Center com configurações predefinidas para criptografia de dados em unidades removíveis é formada por um grupo específico de computadores gerenciados. Portanto, o resultado da criptografia de dados em unidades removíveis dependo do computador em que a unidade removível for conectado.

Se o usuário iniciar a remoção com segurança de uma unidade removível durante a criptografia de dados, o Kaspersky Endpoint Security interrompe a criptografia de dados e permite a remoção da unidade removível antes que o processo de criptografia seja concluído.

Se a criptografia de uma unidade removível falhar, visualize o relatório Criptografia de dados na interface do Kaspersky Endpoint Security. O acesso a arquivos pode ser bloqueado por outro aplicativo. Neste caso, tente desconectar a unidade removível do computador e conectá-la novamente.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.