Sobre a zona confiável

19 de dezembro de 2022

ID 128136

A zona confiável é uma lista de objetos e aplicativos configuradas pelo administrador de sistema que o Kaspersky Endpoint Security não monitora quando ativado. Por outras palavras, é um conjunto de exclusões de verificação.

O administrador cria a zona confiável individualmente, considerando as características dos objetos processados e dos aplicativos que estão instalados no computador. Talvez seja necessário incluir objetos e aplicativos na zona confiável se o Kaspersky Endpoint Security bloquear o acesso a um objeto ou aplicativo determinado, quando você tem certeza de que ele é inofensivo.

Você pode excluir os seguintes objetos da verificação:

  • Arquivos de determinados formatos
  • Arquivos selecionados por uma máscara
  • Arquivos selecionados
  • Pastas
  • Processos de aplicativos

Exclusões de verificação

A exclusão de verificação é um conjunto de condições segundo as quais o Kaspersky Endpoint Security não verifica um objeto para detectar vírus ou outras ameaças.

As exclusões de verificação tornam possível usar em segurança software legítimo que pode ser explorado por criminosos para danificar o computador ou os dados do usuário. Embora não tenham nenhuma atividade maliciosa, esses aplicativos podem ser usados como um componente auxiliar de malware. Exemplos de aplicativos incluem ferramentas de administração remota, clientes IRC, servidores FTP, vários utilitários que interrompem ou ocultam processos, keyloggers, violadores de senha e discadores automáticos. Tais aplicativos não são categorizados como vírus. Informações sobre softwares legais que podem ser utilizados por criminosos para danificar seu computador ou dados pessoais estão disponíveis no site da Enciclopédia de vírus da Kaspersky em https://encyclopedia.kaspersky.com/knowledge/riskware/.

Estes aplicativos poderão ser bloqueados pelo Kaspersky Endpoint Security. Para impedir que eles sejam bloqueados, você pode configurar exclusões de verificação para os aplicativos em uso. Para fazer isso, adicione o nome ou o nome da máscara que está listada na Enciclopédia de vírus da Kaspersky à zona confiável. Por exemplo, talvez você use com frequência o programa Administração remota. Este é um aplicativo de acesso remoto que permite o controle sobre um computador remoto. O Kaspersky Endpoint Security considera esta atividade como suspeita e poderá bloqueá-la. Para evitar que o aplicativo seja bloqueado, crie uma exclusão de verificação com o nome ou máscara de nome listado na Enciclopédia de vírus da Kaspersky.

Se um aplicativo que reúne informações e as envia para serem processadas for instalado no seu computador, o Kaspersky Endpoint Security pode classificar este aplicativo como malware. Para evitar isto, você pode excluir o aplicativo da verificação configurando o Kaspersky Endpoint Security como descrito neste documento.

Exclusões de verificação são usadas pelos seguintes componentes e tarefas do aplicativo que são configurados pelo administrador do sistema:

  • Antivírus de Arquivos
  • Antivírus de e-mail.
  • Antivírus da Web.
  • Controle de Privilégios de Aplicativo.
  • Tarefas de verificação
  • Inspetor do Sistema.

Lista de aplicativos confiáveis

A lista de aplicativos confiáveis é uma lista de aplicativos cuja atividade de arquivo e rede (inclusive atividade maliciosa) e acesso ao registro do sistema e que não são monitorados pelo Kaspersky Endpoint Security. Por padrão, o Kaspersky Endpoint Security verifica todos os objetos que são abertos, executados ou salvos por qualquer processo do programa e controla a atividade de todos os aplicativos e tráfego de rede criada por eles. O Kaspersky Endpoint Security exclui aplicativos na lista de aplicativos confiáveis na verificação.

Por exemplo, se considerar que os objetos usados pelo Bloco de Notas do Microsoft Windows são seguros, e que não precisam ser verificados, ou seja, se você confia nesse aplicativo, adicione o Bloco de Notas do Microsoft Windows à lista de aplicativos confiáveis. Dessa forma, a verificação ignorará os objetos usados por este aplicativo.

Além disso, algumas ações classificadas como suspeitas pelo Kaspersky Endpoint Security podem ser consideradas seguras por vários aplicativos. Por exemplo, a interceptação de dados digitados no teclado é um processo de rotina dos programas que alternam automaticamente o layout do teclado (como o Punto Switcher). Para considerar as especificidades desses aplicativos e desativar o monitoramento de suas atividades, é recomendável adicioná-los à lista de aplicativos confiáveis.

A exclusão de aplicativos confiáveis da verificação permite evitar problemas de compatibilidade entre o Kaspersky Endpoint Security e outros programas (por exemplo, a verificação duplicada do tráfego de rede de um computador de terceiros pelo Kaspersky Endpoint Security e por outro aplicativo de antivírus), além de melhorar o desempenho do computador, que é crítico ao usar aplicativos do servidor.

Ao mesmo tempo, o arquivo executável e o processo do aplicativo confiável são verificados para detectar vírus e outro tipo de malware. O aplicativo pode ser excluído completamente da verificação do Kaspersky Endpoint Security por meio das exclusões de verificação.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.