Controle de Inicialização de Aplicativos em dispositivos Android

8 de julho de 2024

ID 90538

Para manter o dispositivo móvel do usuário seguro, você deve definir as configurações de inicialização de aplicativos no dispositivo.

Você pode impor restrições na atividade do usuário em um dispositivo no qual os aplicativos bloqueados estão instalados ou os aplicativos necessários não estão instalados (por exemplo, bloquear o dispositivo). Você pode impor restrições usando o componente Controle de conformidade. Para fazer isso, nas configurações da regra de verificação, você deve selecionar o critério Aplicativos proibidos estão instalados, Aplicativos de categorias proibidas estão instalados ou Nem todos os aplicativos obrigatórios estão instalados.

O Kaspersky Endpoint Security for Android deve ser definido como um recurso de acessibilidade para assegurar o funcionamento apropriado do Controle de aplicativos. O Kaspersky Endpoint Security for Android solicita que o usuário defina o aplicativo como um recurso de Acessibilidade pelo Assistente de Configuração Inicial. O usuário pode ignorar esta etapa ou desativar este serviço nas configurações de dispositivo em um momento posterior. Se esse for o caso, o Controle do Aplicativo não será executado.

Para especificar as configurações de inicialização do aplicativo no dispositivo móvel:

  1. No árvore do console, na pasta Dispositivos gerenciados, selecione o grupo de administração ao qual os dispositivos Android pertencem.
  2. Na área de trabalho do grupo, selecione a guia Políticas.
  3. Clique duas vezes em qualquer coluna para abrir a janela de propriedades da política.
  4. Na janela Propriedades da política, selecione a seção Controle de aplicativos.
  5. Na seção Modo de operação, selecione o modo de inicialização do aplicativo no dispositivo móvel do usuário:
    • Para permitir que o usuário inicie todos os aplicativos, exceto os aplicativos especificados na lista de categorias e aplicativos como aplicativos bloqueados, selecione o modo Aplicativos bloqueados.
    • Para permitir que o usuário somente inicie aplicativos especificados na Lista de categorias e aplicativos, como aplicativos permitidos, recomendados ou requeridos, selecione o modo Aplicativos permitidos.
  6. Se você quiser que o Kaspersky Endpoint Security for Android envie dados sobre aplicativos proibidos ao registro de eventos sem bloqueá-los, selecione a caixa de seleção Não bloquear aplicativos proibidos, somente escreva no registro de eventos.

    Durante a sincronização do dispositivo móvel do usuário com o Servidor de Administração, o Kaspersky Endpoint Security for Android gera uma entrada para Um aplicativo proibido foi instalado no registro de eventos. Você pode exibir o Registro de eventos na guia Eventos nas propriedades do Servidor de Administração ou nas propriedades locais do aplicativo.

  7. Se você desejar que o Kaspersky Endpoint Security for Android bloqueie a inicialização de aplicativos do sistema no dispositivo móvel do usuário (tal como Calendário, Câmera e Configurações), no modo Aplicativos permitidos, selecione a caixa de seleção Bloquear aplicativos do sistema.

    Os especialistas da Kaspersky recomendam não bloquear os aplicativos do sistema porque isso pode levar a falhas na operação do dispositivo.

  8. Crie uma lista de categorias e aplicativos para configurar a inicialização de aplicativos.

    Para obter detalhes sobre as categorias de aplicativos, consulte os Apêndices.

    Para obter uma lista dos aplicativos que pertencem a cada categoria, visite o site da Kaspersky.

  9. Clique no botão Aplicar para salvar as alterações efetuadas.

As configurações do dispositivo móvel são definidas depois da próxima sincronização do dispositivo com o Kaspersky Security Center.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.