Considerações especiais para dispositivos com Android versões 10 e posteriores

20 de março de 2024

ID 206026

O Android 10 introduziu diversas mudanças e restrições em relação ao API 29 ou superior. Algumas destas mudanças afetam a disponibilidade ou funcionalidade de determinados recursos do aplicativo. Estas considerações se aplicam somente a dispositivos com Android 10 ou posterior.

Capacidade de ativar, desativar e configurar a Wi-Fi

  • Redes Wi-Fi podem ser adicionadas, excluídas e configuradas no Console de Administração do Kaspersky Security Center. Quando uma rede Wi-Fi é adicionada a uma política, o Kaspersky Endpoint Security recebe a configuração dessa rede assim que se ela conecta pela primeira vez com o Kaspersky Security Center.
  • Quando um dispositivo detecta uma rede configurada por meio do Kaspersky Security Center, o Kaspersky Endpoint Security solicita ao usuário que se conecte a essa rede. Caso o usuário escolha conectar-se à rede, todas as configurações definidas por meio do Kaspersky Security Center serão automaticamente aplicadas. O dispositivo então passa a se conectar automaticamente à rede quando estiver em seu raio de alcance, sem exibir nenhuma notificação ao usuário.
  • Se o dispositivo do usuário já estiver conectado a outra rede Wi-Fi, às vezes o usuário pode não receber a mensagem de solicitação para aprovar a adição de uma rede. Nesse caso, o usuário deve desligar a Wi-Fi e ligá-la novamente para receber a sugestão.
  • Quando o Kaspersky Endpoint Security sugere que o usuário se conecte a uma rede Wi-Fi e o usuário se recusa, a permissão do aplicativo para mudar o estado da Wi-Fi é revogada. Assim, o Kaspersky Endpoint Security não pode mais sugerir a conexão com redes Wi-Fi até que o usuário conceda a permissão novamente acessando Configurações → Aplicativos e notificações → Acesso especial de aplicativos → Controle de Wi-Fi → Kaspersky Endpoint Security.
  • Somente redes abertas e redes criptografadas com WPA2-PSK possuem suporte. Criptografias WEP e WPA não possuem suporte.
  • Se a senha para uma rede sugerida anteriormente pelo aplicativo for alterada, o usuário deve excluir manualmente essa rede da lista de redes conhecidas. Desta forma, o dispositivo poderá receber uma nova sugestão de rede do Kaspersky Endpoint Security e conectar-se a ela.
  • Quando o SO de um dispositivo é atualizado do Android versão 9 ou anterior para o Android 10 ou posterior, e/ou o Kaspersky Endpoint Security instalado em um dispositivo com Android versão 10 ou posterior é atualizado, as redes adicionadas anteriormente via Kaspersky Security Center não podem ser modificadas ou excluídas por meio das políticas do Kaspersky Security Center. Porém, o usuário pode modificar ou excluir essas redes manualmente nas configurações do dispositivo.
  • Em dispositivos com Android 10, o usuário recebe uma solicitação de senha ao tentar se conectar manualmente a uma rede protegida sugerida. A conexão automática não requer inserção da senha. Se o dispositivo de um usuário estiver conectado a outra rede Wi-Fi, o usuário deve primeiro se desconectar dessa rede para se conectar automaticamente a uma das redes sugeridas.
  • Em dispositivos com Android 11, o usuário pode se conectar manualmente a uma rede protegida sugerida pelo aplicativo sem inserir a senha.
  • Quando o Kaspersky Endpoint Security é removido do dispositivo, as redes anteriormente sugeridas pelo aplicativo são ignoradas.
  • Não há suporte para a proibição do uso de redes Wi-Fi.

Acesso à câmera

  • Em dispositivos com Android 10, o uso da câmera não pode ser totalmente proibido. Contudo, é possível proibir o uso da câmera para o perfil de trabalho.
  • Se um aplicativo de terceiros tentar acessar a câmera do dispositivo, o aplicativo será bloqueado e o usuário será notificado. No entanto, os aplicativos que usam a câmera enquanto estão em execução em segundo plano não podem ser bloqueados.
  • Quando uma câmera externa for desconectada de um dispositivo, uma notificação sobre a indisponibilidade da câmera pode ser exibida em alguns casos.

Gerenciamento de métodos de desbloqueio de tela

  • O Kaspersky Endpoint Security agora divide os requisitos da força de segurança da senha em um dos valores do sistema: médio ou alto.
    • Se a quantidade de símbolos exigida for de 1 a 4, então o aplicativo solicita ao usuário que defina uma senha de força média. Ela deve ser numérica (PIN), sem números repetidos ou sequenciais (ex. 1234), ou alfanumérica. O PIN ou a senha deve ter no mínimo 4 caracteres.
    • Se o número de símbolos exigidos for 5 ou mais, então o aplicativo solicita ao usuário que defina uma senha de segurança alta. Ela deve ser numérica (PIN), sem números repetidos ou sequenciais, ou alfanumérica (senha). O PIN deve ter no mínimo 8 dígitos; a senha deve ter no mínimo 6 caracteres.
  • O uso das digitais para desbloquear a tela pode ser disponibilizado somente para o perfil de trabalho.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.