Pacotes de instalação

5 de abril de 2024

ID 155192

O primeiro e principal método de definir as configurações da instalação de aplicativos é útil para muitas finalidades e assim adequado para todos os métodos de instalação, para os métodos de instalação com as ferramentas do Kaspersky Security Center e com a maior parte de ferramentas de terceiros. Este método consiste na criação de pacotes de instalação de aplicativos no Kaspersky Security Center.

Os pacotes de Instalação são gerados usando os seguintes métodos:

  • Automaticamente, a partir de pacotes de distribuição especificados, com base em descritores incluídos (arquivos com a extensão .kud que contêm regras para a instalação e análise de resultados e outras informações)
  • A partir dos arquivos executáveis de instaladores ou de instaladores no formato do Microsoft Windows Installer (MSI) são para aplicativos padrão ou suportados

Os pacotes de instalação gerados são organizados hierarquicamente como pastas com subpastas e arquivos. Além do pacote de distribuição original, um pacote de instalação contém configurações editáveis (incluindo as configurações do instalador e as regras para processar os casos tal como necessidade de reiniciar o sistema operacional para concluir a instalação), assim como os módulos auxiliares secundários.

Os valores das configurações de instalação que são específicos para um aplicativo selecionado a ser suportado podem ser especificados na interface do usuário do Console de Administração ao criar um pacote de instalação (mais configurações podem ser encontradas nas propriedades de um pacote de instalação que já foi criado). Ao executar a instalação remota de aplicativos através das ferramentas do Kaspersky Security Center, os pacotes de instalação são entregues aos dispositivos alvo para que ao executar o instalador de um aplicativo, torna todas as configurações definidas pelo administrador à disposição daquele aplicativo. Ao usar as ferramentas de terceiros para a instalação de aplicativos Kaspersky, você somente tem de assegurar a disponibilidade de todo o pacote de instalação no dispositivo alvo, ou seja, a disponibilidade do pacote de distribuição e de suas configurações. Os pacotes de Instalação são criados e armazenados pelo Kaspersky Security Center em uma subpasta dedicada da pasta de dados compartilhados.

Não especifique nenhum detalhe de contas privilegiadas nos parâmetros dos pacotes de instalação.

Para obter instruções sobre a utilização deste método de configuração para aplicativos Kaspersky antes da implementação através de ferramentas de terceiros, consulte a seção "Implementar usando políticas de grupo do Microsoft Windows".

Imediatamente após a instalação do Kaspersky Security Center, alguns pacotes de instalação são automaticamente gerados; eles estão prontos para a instalação e incluem pacotes de Agente de Rede e pacotes de aplicativos de segurança para o Microsoft Windows.

Em alguns casos, a utilização de pacotes de instalação para a implementação de aplicativos em uma rede cliente MSP implica na necessidade de criar pacotes de instalação em Servidores virtuais que correspondam aos clientes MSP. A criação de pacotes de instalação em Servidores virtuais permite usar diferentes configurações de instalação para diferentes clientes MSP. Na primeira instância, isso é útil ao manusear pacotes de instalação de Agente de Rede, já que os Agentes de Rede implementados nas redes de diferentes clientes MSP usam diferentes endereços para conectar-se ao Servidor de Administração. De fato, o endereço de conexão determina o Servidor ao qual o Agente de Rede se conecta.

Além da possibilidade de criar novos pacotes de instalação imediatamente em um Servidor de Administração virtual, o modo de operação principal para os pacotes de instalação em Servidores de Administração virtuais é a "distribuição" de pacotes de instalação do Servidor de Administração principal para os virtuais. Você pode distribuir pacotes de instalação selecionados (ou todos) aos Servidores de Administração virtuais selecionados (incluindo todos os Servidores com um grupo de administração selecionado) utilizando a tarefa de Servidor de Administração correspondente. Você também pode selecionar a lista de pacotes de instalação do Servidor de Administração principal criando um novo Servidor de Administração virtual. Os pacotes selecionados serão imediatamente distribuídos a um Servidor de Administração virtual recentemente criado.

Ao distribuir um pacote de instalação, seu conteúdo não é inteiramente copiado. O repositório de arquivo em um Servidor de Administração virtual, que corresponde ao pacote de instalação sendo distribuído, somente armazena arquivos de configurações que são específicos para aquele Servidor virtual. A parte principal do pacote de instalação (incluindo o pacote de distribuição do aplicativo sendo instalado) permanece inalterada e é somente armazenada no repositório do Servidor de Administração principal. Isto permite aumentar o desempenho do sistema drasticamente e reduzir o volume de disco necessário. Ao tratar pacotes de instalação distribuídos aos Servidores de Administração virtuais (ou seja, executando tarefas de instalação remotas ou criando pacotes de instalação independentes), os dados do pacote de instalação original do Servidor de Administração principal são "mesclados" com os arquivos de configurações, que correspondem ao pacote distribuído no Servidor de Administração virtual.

Embora a chave de licença para um aplicativo possa ser definida nas propriedades do pacote de instalação, é aconselhável evitar este método de distribuição da licença porque é fácil obter acidentalmente o acesso de leitura aos arquivos na pasta. Você deve usar as chaves automaticamente distribuídas ou as tarefas de instalação para chaves de licença.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.