Kaspersky Security Center

Sobre o cluster de failover do Kaspersky Security Center Linux

24 de abril de 2024

ID 222358

Um cluster de failover do Kaspersky Security Center Linux garante a alta disponibilidade do Kaspersky Security Center Linux e minimiza o tempo de inatividade do Servidor de Administração em caso de falha. O cluster de failover é baseado em duas instâncias idênticas do Kaspersky Security Center Linux, instaladas em dois computadores. Uma das instâncias funciona como o nó ativo e a outra, como o nó passivo. O nó ativo gerencia a proteção dos dispositivos clientes, enquanto o passivo está preparado para assumir todas as funções do nó ativo caso o nó ativo falhe. Quando ocorre uma falha, o nó passivo torna-se ativo e o nó ativo torna-se passivo.

Em um cluster de failover do Kaspersky Security Center Linux, todos os seus serviços são gerenciados automaticamente. Não tente reiniciar os serviços manualmente.

Requisitos de hardware e software

Para implementar um cluster de failover do Kaspersky Security Center Linux, é necessário ter o seguinte hardware:

  • Dois computadores com hardware e software idênticos. Esses computadores atuarão como nós ativos e passivos.
  • Um servidor de arquivos executando Linux com o sistema de arquivos EXT4. Você deve fornecer um computador dedicado que funcionará como um servidor de arquivos.

    Certifique-se de ter alta largura de banda de rede entre o servidor de arquivos e os nós ativos e passivos.

  • Um computador com sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS). Se você usa o MariaDB Galera Cluster como um DBMS, não é necessário um computador dedicado para essa finalidade.

Condições de alternância

O cluster de failover alterna o gerenciamento de proteção dos dispositivos clientes do nó ativo para o nó passivo se qualquer um dos seguintes eventos ocorrer no nó ativo:

  • O nó ativo foi interrompido devido a uma falha de software ou hardware.
  • O nó ativo foi temporariamente interrompido por atividades de manutenção.
  • Pelo menos um dos serviços (ou processos) do Kaspersky Security Center Linux falhou ou foi encerrado deliberadamente pelo usuário. Os serviços do Kaspersky Security Center Linux são os seguintes: kladminserver, klnagent, klactprx e klwebsrv.
  • A conexão de rede entre o nó ativo e o armazenamento no servidor de arquivos foi interrompida ou encerrada.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.