Kaspersky Endpoint Security 12 for Windows

Proteção da conexão do Servidor de Administração

12 de abril de 2024

ID 266605

A conexão do computador com o Servidor de Administração é feita com o uso do componente do Agente de Rede do Kaspersky Security Center. Caso um invasor tenha direitos suficientes para modificar as configurações de conexão do servidor, existe um risco de conexão do computador com um servidor não confiável. Isso permitiria que um invasor aplicasse suas próprias políticas de grupo e, por exemplo, desativasse a autodefesa do aplicativo. O Kaspersky Endpoint Security pode evitar a reconexão não autorizada de um computador a um servidor diferente. Para proteger a conexão do servidor, o aplicativo sugere definir uma senha e usar a Função de Derivação de Chave Baseada em Senha (PBKDF2). Como resultado, o acesso ao aplicativo sem senha é impossível.

Para garantir a proteção completa do Kaspersky Endpoint Security e do Agente de Rede contra acesso não autorizado, recomendamos ativar a proteção adicional. Para o Kaspersky Endpoint Security, recomendamos ativar a proteção por senha. Para proteger o Agente de Rede, recomendamos definir uma senha de desinstalação. Para mais detalhes sobre proteger o Agente de rede da remoção, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.

O gerenciamento da conexão do computador com o Servidor de Administração é feito utilizando a tarefa Proteção da conexão do Servidor de Administração. A tarefa permite executar as seguintes ações:

  • Definir uma senha para proteger a conexão do servidor.
  • Alterar a senha.
  • Reconectar o computador com um servidor diferente.
  • Desativar a proteção da conexão do servidor.

Autenticação do computador durante a conexão com o Servidor de Administração

Após definir uma senha, o aplicativo cria um conjunto de dados usando a transformação da senha com PBKDF2. Então, o aplicativo criptografa esse conjunto de dados usando o Agente de Rede. O aplicativo usa o conjunto de dados criptografado para verificar os direitos e privilégios do Servidor de Administração para as conexões subsequentes.

Posteriormente, sempre que for feita uma tentativa de reconexão entre o computador e o Servidor de Administração, o aplicativo descriptografará o conjunto de dados com a chave do Agente de Rede e o comparará com a cópia local. Se não corresponderem, o acesso ao aplicativo ficará restrito.

Proteção da conexão do Servidor de Administração

Como definir uma senha no Console de Administração (MMC) para a proteção da conexão com o servidor

Como definir uma senha no Web Console e no Cloud Console para a proteção da conexão com o servidor

Reconexão do computador com um Servidor de Administração diferente

Reconectar o computador a um Servidor de Administração diferente envolve as seguintes etapas:

  1. No console do servidor [KSC1] atual, execute a tarefa Alterar o Servidor de Administração para o Agente de Rede.

    Após executar a tarefa, o computador é reconectado ao novo servidor [KSC2].

    O console exibe o computador com o status Crítico Ícone de computador com uma tela vermelha.. Não é possível configurar o aplicativo usando políticas ou executando tarefas remotas no computador.

  2. No console do novo servidor [KSC2], crie uma nova tarefa Proteção da conexão do Servidor de Administração para o Kaspersky Endpoint Security. Nas propriedades da tarefa, insira a senha do servidor anterior e defina uma senha para o novo servidor.

    Como definir uma nova senha no Console de Administração (MMC) para reconectar com um novo servidor

    Como definir uma nova senha no Web Console e no Cloud Console para reconectar com um novo servidor

    Após concluir a tarefa, certifique-se de que no console do novo servidor [KSC2], o computador esteja com o status OK Ícone de computador com uma tela verde.. Teste se é possível executar tarefas remotamente e configurar o aplicativo usando políticas.

Redefinição da senha de conexão do Servidor de Administração

Se você esqueceu a senha de conexão do Servidor de Administração ou a senha está comprometida, é possível redefiní-la nas propriedades da tarefa. Também é possível redefinir a senha e definir uma nova senha para um grupo de computadores com diferentes status de proteção de conexão do Servidor de Administração. Ou seja, se alguns computadores estiverem com a proteção ativada e outros desativada, a tarefa define uma senha para todos os computadores.

Só é possível redefinir a senha de conexão do Servidor de Administração no console do servidor ao qual o computador está conectado.

Como redefinir a senha de conexão com o Servidor de Administração usando o Console de Administração (MMC)

Como redefinir a senha de conexão com o Servidor de Administração no Web Console e no Cloud Console

Como resultado, a senha de conexão do Servidor de Administração é redefinida após a conclusão da tarefa.

Desativação da proteção da conexão do Servidor de Administração

Só é possível desativar remotamente a proteção de conexão do Servidor de Administração no console do servidor ao qual o computador está conectado. Também é possível desativar a proteção localmente na linha de comando.

Como desativar a proteção da conexão do servidor no Console de Administração (MMC)

Como desativar a proteção da conexão do servidor no Web Console e no Cloud Console

Como desativar a proteção de conexão do servidor na linha de comando

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.