Usar o protocolo TLS nas operações do Kaspersky Secure Mail Gateway

26 de abril de 2024

ID 95396

O Kaspersky Secure Mail Gateway pode processar mensagens de e-mail enviadas por meio de um link criptografado durante uma sessão de protocolo TLS.

A Sessão TLS é uma sequência com os seguintes eventos:

  1. O servidor a partir do qual as mensagens de e-mail são enviadas (Cliente) estabelece uma conexão com o servidor para o qual as mensagens de e-mail são enviadas (Servidor).
  2. Os servidores começam a interação pelo protocolo SMTP.
  3. O Cliente usa o comando STARTTLS para oferecer ao Servidor o uso de TLS durante a interação SMTP.
  4. Se o Servidor for capaz de usar o TLS, ele responde com o comando Ready to start TLS e envia o certificado do Servidor para o Cliente.
  5. O Cliente recebe o certificado e, caso tenha sido configurado apropriadamente, verifica a autenticidade do certificado do Servidor.
  6. O Cliente e o Servidor ativam o modo de criptografia de dados.
  7. Os servidores estabelecem a troca de dados.
  8. A sessão é finalizada.

É possível configurar o modo de segurança do TLS para as situações nas quais o Kaspersky Secure Mail Gateway recebe mensagens de outro servidor (atua como Servidor) ou envia mensagens para outro servidor (atua como Cliente).

Alguns servidores de e-mail usam canais não criptografados para a troca de mensagens de e-mail na Internet. A configuração da criptografia TLS obrigatória no aplicativo tornará impossível a troca de mensagens com os servidores. Por esse motivo, é recomendado usar as seguintes configurações de segurança do TLS com precaução:

  • Configurações de TLS para o recebimento de mensagensNível de segurança do TLS do servidor = Exigir criptografia TLS
  • Configurações de TLS para o envio de mensagensNível de segurança do TLS do cliente = Exigir criptografia TLS e não verificar certificado ou Exigir criptografia TLS e verificar certificado

Por padrão, o aplicativo verifica a capacidade de criptografia TLS, mas não encerra uma conexão se a criptografia não estiver disponível. Isso permite garantir a troca de dados com todos os servidores, mas não garante a segurança dos canais de comunicação. As mensagens de e-mail transmitidas por canais não criptografados podem ser interceptadas, falsificadas ou modificadas por hackers.

Para garantir a autenticidade e a confidencialidade das mensagens transmitidas, é recomendável configurar o S/MIME nas configurações do cliente de e-mail usado na organização.

Caso opte pelo uso da criptografia TLS nas configurações do aplicativo para garantir a transferência segura dos dados, será necessário um certificado de segurança (doravante denominado como "certificado TLS"). É possível usar o certificado padrão criado automaticamente pelo aplicativo ou adicionar seu próprio certificado.

Nesta seção de Ajuda

Configurar a segurança do TLS para a recepção e envio de mensagens

Gerenciar certificados TLS

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.