Listas de permissão e de bloqueio

3 de julho de 2024

ID 90648

É possível usar listas de permissão e de bloqueio para um controle mais detalhado da forma como o sistema de correio reage em relação às mensagens de determinados endereços. Por exemplo, as fontes que não são spam oficialmente, mas que são identificadas pelo programa como e-mails em massa (mensagens de portais de notícias) podem ser adicionadas à lista de permissão.

Para configurar listas de permissão e de bloqueio, é possível usar o seguinte:

  • Defina previamente as regras de processamento de mensagem AllowList e DenyList. Também é possível criar as suas próprias regras com os endereços de remetente e destinatário cujas mensagens a ação especificada deve ser aplicada e mudar as prioridades das regras.

    Por padrão, as regras AllowList e DenyList estão desligadas, e nenhum endereço de remetente e destinatário é especificado ali. É preciso gerar as listas de endereços nestas regras e ligar as regras.

  • Listas pessoais de permissão e de bloqueio que contêm os endereços de remetente para um único destinatário. Uma lista de permissões pessoal permite que as mensagens não passem pelas verificações Antispam. As mensagens ainda são verificadas em busca de phishing, vírus e outras ameaças, e a filtragem de conteúdo também é executada.

Um fluxograma do algoritmo padrão para processar as mensagens de acordo com as listas de permissão e de bloqueio é mostrado na figura abaixo. É possível mudar a ação para a regra DenyList (Rejeitar ou Excluir mensagem), assim como mudar a prioridade das regras ao mover as regras AllowList e DenyList na tabela de regras. Nesse caso, o algoritmo de adoção das ações vai diferir do descrito abaixo.

allow-denylists_scheme

Algoritmo para o processamento de mensagens de acordo com as listas de permissão e de bloqueio

As mensagens cujos remetentes e destinatários tenham os endereços em uma lista de permissão ou em uma lista de bloqueio nas regras de processamento de mensagens são processadas da seguinte forma:

  • Caso os endereços do remetente e dos destinatários de uma mensagem estejam em uma lista de permissão na regra AllowList, o aplicativo permitirá que a mensagem seja transmitida por padrão, sem verificá-la.
  • Caso os endereços não estejam especificados na regra AllowList, o endereço é verificado em relação à lista de bloqueio na regra DenyList. Caso os endereços do remetente e do destinatário sejam encontrados na lista, o aplicativo, por padrão, rejeita a mensagem sem realizar uma verificação. É possível mudar a ação para a regra DenyList.

Caso a mensagem não esteja de acordo com as listas globais de permissão e de bloqueio, o aplicativo verificará se o endereço do remetente está nas listas pessoais do destinatário.

  • Caso o endereço do remetente esteja na lista pessoal de permissão, a verificação do Antispam não será executada. A mensagem é processada de acordo com os resultados da verificação em conjunto com os outros módulos do aplicativo.
  • Caso o endereço do remetente não esteja presente na lista pessoal de permissão do destinatário, o endereço é verificado em relação à lista pessoal de bloqueio. Caso haja uma correspondência, a mensagem não é entregue ao destinatário que possui a lista pessoal de bloqueio. Dependendo da ação especificada, o aplicativo exclui ou rejeita a mensagem. O aplicativo também pode colocar a mensagem no Backup.

    * Antes de colocar uma mensagem no Backup, o aplicativo a verifica com todos os módulos de proteção. De acordo com os resultados da verificação, o aplicativo aplica uma ação possível de teste estrito na mensagem. Por exemplo, se os resultados da verificação acionarem uma regra que aplique a ação Excluir mensagem, mas as listas de bloqueio pessoais estipularem a ação Rejeitar, a ação Excluir mensagem será executada porque é a resposta mais estrita. Em outras palavras, a mensagem é excluída de acordo com as configurações da regra, em vez de ser rejeitada de acordo com as configurações pessoais da lista de bloqueio.

    As mensagens colocadas no backup não são levadas em conta na contagem de mensagens com o status Lista de bloqueio pessoal nos widgets na seção Painel.

Caso os endereços não estejam presentes em nenhuma das listas, nem nas regras de processamento de mensagens nem nas listas pessoais do destinatário, a mensagem é processada de acordo com a regra selecionada. O algoritmo de seleção da regra é descrito com mais detalhes no capítulo sobre o aplicativo de regra de processamento de mensagens.

Nesta seção de Ajuda

Configuração das listas personalizadas

Visualizando listas pessoais de permissão e de bloqueio

Criando listas pessoais

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.