Usando regras de processamento de mensagens

3 de julho de 2024

ID 88778

Uma regra de processamento de mensagem (doravante também chamada de "regra") é um conjunto de parâmetros e ações aplicados pelo aplicativo a mensagens que atendem a critérios específicos. Para que uma regra seja aplicada a uma mensagem de e-mail, os endereços do remetente e do destinatário devem ser especificados nas configurações da regra.

Por padrão, o aplicativo contém as seguintes regras predefinidas de processamento de mensagens:

  • Lista de permissão processa mensagens da lista de permissão global.
  • Lista de bloqueio processa mensagens da lista de bloqueio global.
  • Padrão processa as mensagens de acordo com as configurações predefinidas pela Kaspersky.

    Por padrão, as regras da Lista de permissão e da Lista de bloqueio estão desativadas.

Quando o Kaspersky Secure Mail Gateway processa uma mensagem de e-mail, ele aplica as regras de acordo com sua prioridade, isto é, na ordem de ocorrência na tabela de regras, de cima para baixo. Se a combinação de endereços remetente-destinatário não corresponder, o aplicativo passa para a próxima regra. Assim que o par de endereços remetente-receptor for encontrado em qualquer regra, o programa aplica as definições de processamento configuradas naquela regra para a mensagem, e a busca por uma correspondência é finalizada.

Caso múltiplas contas LDAP correspondam a um endereço de e-mail, a regra será aplicada se ao menos uma dessas contas corresponderem ao critério. Uma regra é estritamente acionada para cada par de remetente e destinatário.

Se nenhuma das regras contiver o par de endereços "remetente-destinatário", a mensagem é processada de acordo com as configurações predefinidas da regra Padrão.

Caso a mensagem tenha uma assinatura DKIM, ela poderá ser danificada se as regras de processamento modificarem o assunto ou o corpo da mensagem, removerem anexos, tratarem objetos maliciosos ou adicionarem avisos legais ao corpo da mensagem.

Para cada regra, é possível configurar os próprios critérios de processamento de mensagens de e-mail e selecionar uma ação a ser aplicada às mensagens. Caso vários módulos de aplicativo tenham sido acionados e tiverem diferentes ações de resposta configuradas, a ação mais estrita será executada (Excluir mensagemRejeitarExcluir anexoIgnorar).

Recomendamos configurar a ação Rejeitar apenas se o aplicativo Kaspersky Secure Mail Gateway estiver diretamente integrado à infraestrutura de e-mail, ou seja, se atuar como um Edge Gateway.
Se o aplicativo estiver integrado via gateway de borda de terceiros, ou seja, se funcionar como um gateway interno, aplicar a ação Rejeitar resultará na geração de notificações de falha na entrega, emitidas pelo gateway de borda (DSN, Notificação de status de entrega). Enviar essas notificações para endereços de e-mail inexistentes pode prejudicar a reputação do edge gateway na Internet.

Nesta seção de Ajuda

Visualizando a tabela de regras

Configurando a exibição da tabela de regras

Cenário de configuração de regra para o processamento de mensagens

Exemplos de configurações de regra de processamento de mensagens

Visualizando informações da regra

Ativando e desativando uma regra de processamento de mensagens

Alterando as configurações da regra

Excluir regras de processamento de mensagens

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.