Kaspersky Endpoint Security 12 for Windows

Ativar e desativar a Proteção Contra Ameaças ao Arquivo

8 de julho de 2024

ID 133730

Por padrão, o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo é ativado e executado no modo recomendado por especialistas da Kaspersky. Para Proteção contra Ameaças ao Arquivo, o Kaspersky Endpoint Security pode aplicar diferentes grupos de configurações. Estes grupos de configurações armazenados no aplicativo são denominados níveis de segurança: Alto, Recomendado, Baixo. As configurações do nível de segurança Recomendado são consideradas as configurações ideais recomendadas pelos especialistas da Kaspersky (veja a tabela abaixo). Você pode selecionar um dos níveis de segurança pré-configurados ou definir manualmente configurações de nível de segurança. A alteração das configurações do nível de segurança não impede a reversão para as configurações de nível recomendado.

Para ativar ou desativar o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo:

  1. Na janela principal do aplicativo, clique no botão Ícone de configurações do aplicativo na forma de engrenagem..
  2. Na janela de configurações do aplicativo, selecione Proteção Essencial Contra AmeaçasProteção Contra Ameaças ao Arquivo.
  3. Use o botão de alternância do Proteção Contra Ameaças ao Arquivo para ativar ou desativar o componente.
  4. Caso tenha ativado o componente, execute uma das seguintes operações no bloco Nível de segurança:
    • Caso queira aplicar um dos níveis de segurança pré-configurados, selecione-o com o controle deslizante:
      • Alto. Quando este nível de proteção de arquivo é selecionado, o Antivírus de Arquivos toma o controle mais estrito de todos os arquivos que são abertos, salvos e iniciados. O Componente de proteção de Ameaça de Arquivo verifica todos os tipos de arquivo em todos os discos rígidos, unidades removíveis e unidades de rede do computador. Ele também verifica arquivos compactados, pacotes de instalação e objetos OLE incorporados.
      • Recomendado. Esse nível de segurança de arquivo é recomendado pelos especialistas da Kaspersky Lab. O Componente de proteção de Ameaça de Arquivo só verifica os formatos de ficheiro especificados em todos os discos rígidos, unidades removíveis, e unidades de rede do computador e objetos de OLE incorporados. O Componente de proteção de Ameaça de Arquivo não verifica pacotes de instalação ou arquivos. Os valores das configurações para o nível de segurança recomendado são fornecidos na tabela abaixo.
      • Baixo. As configurações desse nível de segurança de arquivo garantem a velocidade máxima de verificação. O componente File Threat Protection verifica somente arquivos com as extensões especificadas em todos os discos rígidos, unidades removíveis e unidades de rede do computador. O Componente de proteção de Ameaça de Arquivo não verifica arquivos compostos.
    • Caso queira configurar um nível de segurança personalizado, clique no botão Configurações avançadas e defina suas próprias configurações de componentes.

      É possível restaurar os valores dos níveis de segurança predefinidos clicando no botão Restaurar nível de segurança recomendado.

  5. Salvar alterações.

    Configurações de Proteção Contra Ameaças ao Arquivo recomendadas pelos especialistas da Kaspersky (nível de segurança recomendado)

    Parâmetro

    Valor

    Descrição

    Tipos de arquivos

    Arquivos verificados por formato

    Se esta configuração for ativada, o aplicativo verificará apenas arquivos infetáveis. Antes de verificar um arquivo quanto a código malicioso, o cabeçalho interno do arquivo é analisado para determinar o formato do arquivo (por exemplo, .txt, .doc ou .exe). A verificação também procura arquivos com extensões específicas.

    Análise Heurística

    Verificação superficial

    A tecnologia foi desenvolvida para detectar ameaças que não podem ser detectadas usando a versão atual dos bancos de dados do aplicativo Kaspersky. Detecta arquivos que podem estar infectados por um vírus desconhecido ou por uma nova variedade de um vírus conhecido.

    Ao verificar arquivos em busca de códigos maliciosos, o analisador heurístico executa instruções nos arquivos executáveis. O número de instruções executadas pelo analisador heurístico depende do nível especificado para o analisador heurístico. O nível de análise heurística assegura um equilíbrio entre a eficácia da verificação quanto a novas ameaças, a carga nos recursos do sistema operacional e a duração da análise heurística.

    Verificar somente os arquivos novos e alterados

    Ativado

    Verifica apenas os arquivos novos e aqueles que foram modificados desde a última vez em que foram verificados. Isso ajuda a reduzir a duração de uma verificação. Esse modo se aplica a arquivos simples e compostos.

    Usar tecnologia iSwift

    Ativado

    Esta tecnologia permite aumentar a velocidade de verificação, excluindo determinados arquivos da verificação. Os arquivos são excluídos da verificação usando um algoritmo especial que considera a data de lançamento dos bancos de dados do Kaspersky Endpoint Security, a data da última verificação do arquivo e qualquer modificação às configurações da verificação. A tecnologia iSwift é um avanço da tecnologia iChecker do sistema de arquivos NTFS.

    Usar tecnologia iChecker

    Ativado

    Esta tecnologia permite aumentar a velocidade de verificação, excluindo determinados arquivos da verificação. Os arquivos são excluídos da verificação usando um algoritmo especial que considera a data de lançamento dos bancos de dados do Kaspersky Endpoint Security, a data da última verificação do arquivo e qualquer modificação nas configurações da verificação. A tecnologia iChecker tem algumas limitações: ela não funciona com arquivos grandes e se aplica somente a objetos com uma estrutura reconhecida pelo aplicativo (por exemplo, EXE, DLL, LNK, TTF, INF, SYS, COM, CHM, ZIP e RAR).

    Verificar arquivos de formatos do Microsoft Office

    Ativado

    Verifica arquivos do Microsoft Office (DOC, DOCX, XLS, PPT e outras extensões da Microsoft). Arquivos de formato do Office também incluem objetos OLE. O Kaspersky Endpoint Security verifica arquivos em formato do Office com menos de 1 MB, independentemente de a caixa de seleção estar marcada ou não.

    Modo de verificação

    Modo inteligente

    Nesse modo, a Proteção Contra Ameaças ao Arquivo verifica um objeto com base na análise das ações executadas com o objeto. Por exemplo, ao trabalhar com um documento do Microsoft Office, o Kaspersky Endpoint Security verifica o arquivo quando ele é aberto pela primeira vez e fechado pela última vez. O arquivo não é verificado durante as operações intermediárias de gravação.

    Ação ao detectar ameaça

    Desinfectar e excluir se a desinfecção falhar

    Se esta opção for selecionada, o aplicativo tentará desinfectar automaticamente todos os arquivos infectados que são detectados. Se a desinfecção falhar, o aplicativo excluirá os arquivos.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.