Kaspersky Endpoint Security 12 for Windows

Limpar dados

8 de julho de 2024

ID 187503

O Kaspersky Endpoint Security permite que você use uma tarefa para excluir remotamente dados dos computadores dos usuários.

O Kaspersky Endpoint Security exclui dados da seguinte maneira:

  • No modo silencioso;
  • Em discos rígidos e unidades removíveis;
  • Para todas as contas de usuários no computador.

O Kaspersky Endpoint Security executa a tarefa Limpar dados independentemente do tipo de licenciamento que está sendo usado, mesmo depois que a licença expirar.

Modos de limpeza de dados

Esta tarefa permite excluir dados nos seguintes modos:

  • Exclusão imediata de dados.

    Nesse modo, você pode, por exemplo, excluir dados desatualizados para liberar espaço em disco.

  • Exclusão de dados adiada.

    Este modo destina-se, por exemplo, a proteger dados em um laptop, caso sejam perdidos ou roubados. Você pode configurar a exclusão automática de dados se o laptop ultrapassar os limites da rede corporativa e não tiver sido sincronizado com o Kaspersky Security Center há muito tempo.

Não é possível definir um agendamento para excluir dados nas propriedades da tarefa. Você só pode excluir dados imediatamente após iniciar a tarefa manualmente ou configurar a exclusão de dados com atraso se não houver conexão com o Kaspersky Security Center.

Limitações

A Limpeza de dados tem as seguintes limitações:

  • Somente um administrador do Kaspersky Security Center pode gerenciar a tarefa de Limpar dados. Você não pode configurar ou iniciar uma tarefa na interface local do Kaspersky Endpoint Security.
  • Para o sistema de arquivos NTFS, o Kaspersky Endpoint Security exclui apenas os nomes dos principais fluxos de dados. Nomes de fluxo de dados alternativos não podem ser excluídos.
  • Quando você exclui um arquivo de link simbólico, o Kaspersky Endpoint Security também exclui os arquivos cujos caminhos são especificados no link simbólico.

Criando uma tarefa de limpeza de dados

Para excluir dados nos computadores dos usuários:

  1. Na janela principal do Web Console, selecionar DispositivosTarefas.

    A lista de tarefas é aberta.

  2. Clique em Adicionar.

    O Assistente de Tarefas é iniciado.

  3. Defina as configurações da tarefa:
    1. Na lista suspensa Aplicativo, selecione Kaspersky Endpoint Security for Windows (12.4).
    2. Na lista suspensa Tipo de tarefa, selecione Limpar dados.
    3. No campo Nome da tarefa, insira uma breve descrição, por exemplo, Limpar dados (antirroubo).
    4. No bloco Selecionar os dispositivos aos quais a tarefa será atribuída, selecione o escopo da tarefa.
  4. Selecione os dispositivos de acordo com a opção de escopo da tarefa selecionada. Vá para a próxima etapa.

    Se novos computadores forem adicionados a um grupo de administração dentro do escopo da tarefa, a tarefa de exclusão imediata de dados será executada nos novos computadores apenas se a tarefa for concluída dentro de 5 minutos após a adição dos novos computadores.

  5. Sair do assistente.

    Uma nova tarefa será exibida na lista de tarefas.

  6. Clique na tarefa Limpar dados do Kaspersky Endpoint Security.

    A janela de propriedades da tarefa é exibida.

  7. Selecione a guia Configurações do aplicativo.
  8. Selecione o método de exclusão de dados:
    • Remover através do sistema operacional. O Kaspersky Endpoint Security usa os recursos do sistema operacional para excluir arquivos sem enviá-los para a lixeira.
    • Remover completamente, nenhuma recuperação é possível. O Kaspersky Endpoint Security substitui arquivos várias vezes com dados aleatórios. É praticamente impossível restaurar dados depois de excluídos.
  9. Caso queira adiar a exclusão de dados, marque a caixa de seleção Limpa os dados automaticamente quando não há conexão com o Kaspersky Security Center por mais de N dias. Defina o número de dias.

    A tarefa de exclusão de dados adiada será executada toda vez que uma conexão com o Kaspersky Security Center estiver ausente pelo período definido.

    Ao configurar a exclusão de dados adiada, lembre-se de que os funcionários podem desligar o computador antes de sair de férias. Nesse caso, o termo de conexão ausente pode ser excedido e os dados serão excluídos. Considere também o cronograma de trabalho dos usuários off-line. Para obter mais detalhes sobre como trabalhar com computadores offline e usuários ausentes, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.

    Se a caixa de seleção estiver desmarcada, a tarefa será executada imediatamente após a sincronização com o Kaspersky Security Center.

  10. Gerar uma lista de objetos para excluir:
    • Pasta. O Kaspersky Endpoint Security exclui todos os arquivos da pasta e suas subpastas. O Kaspersky Endpoint Security não oferece suporte à máscaras e variáveis de ambiente para a inserção de um caminho de pasta.
    • Arquivos por extensão. O Kaspersky Endpoint Security procura arquivos com as extensões especificadas em todas as unidades do computador, inclusive nas unidades removíveis. Use o caractere ";" ou "," para especificar várias extensões.
    • Escopo predefinido. O Kaspersky Endpoint Security excluirá arquivos das seguintes áreas:
      • Documentos. Arquivos na pasta Documentos padrão do sistema operacional e suas subpastas.
      • Cookies. Arquivos nos quais o navegador salva dados dos sites visitados pelo usuário (como dados de autorização do usuário).
      • Área de trabalho. Arquivos na pasta da Área de trabalho padrão do sistema operacional e suas subpastas.
      • Arquivos temporários do Internet Explorer. Arquivos temporários relacionados ao funcionamento do Internet Explorer, como cópias de páginas da web, imagens e arquivos de mídia.
      • Arquivos temporários. Arquivos temporários relacionados ao funcionamento de aplicativos instalados no computador. Por exemplo, os aplicativos do Microsoft Office criam arquivos temporários que contêm cópias de backup dos documentos.
      • Arquivos do Outlook. Arquivos relacionados ao funcionamento do cliente de e-mail do Outlook: arquivos de dados (PST), arquivos de dados off-line (OST), arquivos de catálogo de endereços off-line (OAB) e arquivos de catálogo de endereços pessoal (PAB).
      • Perfil de usuário. Conjunto de arquivos e pastas que armazenam configurações do sistema operacional para a conta de usuário local.

    Você pode criar uma lista de objetos para excluir em cada guia. O Kaspersky Endpoint Security criará uma lista consolidada e apagará arquivos desta lista quando uma tarefa for concluída.

    Você não pode excluir arquivos necessários para a operação do Kaspersky Endpoint Security.

  11. Salvar alterações.
  12. Marque a caixa de seleção ao lado da tarefa.
  13. Clique no botão Executar.

Como resultado, os dados nos computadores dos usuários serão excluídos de acordo com o modo selecionado: imediato ou quando não houver conexão. Se o Kaspersky Endpoint Security não puder excluir um arquivo, por exemplo, quando um usuário estiver usando um arquivo, ele não tentará excluí-lo novamente. Para concluir a exclusão de dados, execute a tarefa novamente.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.