Usar um token ou cartão inteligente com o Agente de Autenticação
É possível usar um token ou cartão inteligente para a autenticação quando acessar discos rígidos criptografados. Para fazer isso, você deve adicionar o arquivo de certificado eletrônico de um token ou cartão inteligente à tarefa Gerenciar contas do Agente de Autenticação.
O uso de um token ou cartão inteligente estará disponível somente se os discos rígidos do computador tiverem sido criptografados usando o algoritmo de criptografia AES256. Se os discos rígidos do computador foram criptografados usando o algoritmo de criptografia AES56, a adição do arquivo de certificado eletrônico ao comando será negada.
O Kaspersky Endpoint Security suporte os seguintes tokens, leitores de cartões inteligentes e cartões inteligentes:
- SafeNet eToken PRO 64K (4.2b);
- SafeNet eToken PRO 72K Java;
- SafeNet eToken 4100-72K Java;
- SafeNet eToken 5100;
- SafeNet eToken 5105;
- SafeNet eToken 7300;
- EMC RSA SID 800;
- Gemalto IDPrime.NET 510;
- Gemalto IDPrime.NET 511;
- Rutoken ECP;
- Rutoken ECP Flash;
- Athena IDProtect Laser;
- SafeNet eToken PRO 72K Java;
- Aladdin-RD JaCarta PKI.
Para adicionar o arquivo de certificado eletrônico de um token ou cartão inteligente ao comando para criar uma conta do Agente de Autenticação, primeiro salve o arquivo usando software de terceiros para gerenciar certificados.
O certificado do token ou cartão inteligente tem as seguintes propriedades:
- O certificado deve ser compatível com a norma X.509 e o arquivo do certificado deve ter a codificação DER.
- O certificado contém uma chave RSA com um comprimento de pelo menos 1.024 bits.
Se o certificado eletrônico do token ou cartão inteligente não atender a esses requisitos, você não poderá carregar o arquivo de certificado no comando para criar uma conta do Agente de Autenticação.
O parâmetro KeyUsage
do certificado deve ter o valor keyEncipherment
ou dataEncipherment
. O parâmetro KeyUsage
determina a finalidade do certificado. Se o parâmetro tiver um valor diferente, o Kaspersky Security Center fará o download do arquivo de certificado, mas exibirá um aviso.
Se um usuário perdeu um token ou um cartão inteligente, o administrador deverá adicionar o arquivo de um certificado eletrônico do token ou do cartão inteligente ao comando para criar uma conta do Agente de Autenticação. Em seguida, o usuário deve concluir o procedimento para receber acesso a dispositivos criptografados ou restaurar dados em dispositivos criptografados.