Kaspersky Endpoint Security 12 for Windows

Guia de Migração de KSWS para KES

8 de julho de 2024

ID 224328

A partir da versão 11.8.0, o Kaspersky Endpoint Security for Windows é compatível com a funcionalidade básica da solução Kaspersky Security for Windows Server (KSWS). O Kaspersky Security for Windows Server protege os servidores que executam sistemas operacionais Microsoft Windows e armazenamentos anexados na rede contra vírus e outras ameaças à segurança do computador às quais os servidores e armazenamentos anexados na rede são expostos durante a troca de arquivos. Para obter informações detalhadas sobre o funcionamento da solução, consulte a ajuda do Kaspersky Security for Windows Server. Desde o Kaspersky Endpoint Security 11.8.0, é possível migrar do Kaspersky Security for Windows Server para o Kaspersky Endpoint Security for Windows e usar a mesma solução para a proteção de estações de trabalho e servidores.

Requisitos de software

Antes de iniciar a migração de KSWS para KES, verifique e confirme se seu servidor satisfaz os requisitos de hardware e software do Kaspersky Endpoint Security for Windows. As listas de versões de sistemas operacionais compatíveis são diferentes para KES e KSWS. Por exemplo, o KES não é compatível com servidores que executam o Windows Server 2003.

Requisitos mínimos de software para migrar de KSWS para KES:

  • Kaspersky Endpoint Security for Windows 12.0.
  • Kaspersky Security 11.0.1 for Windows Server.

    Caso o usuário tenha uma versão anterior do Kaspersky Security for Windows Server instalada, recomendamos atualizar o aplicativo para a versão mais recente. O assistente de conversão de políticas e tarefas não é compatível com as versões anteriores do Kaspersky Security for Windows Server.

  • Kaspersky Security Center 14.2

    Caso tenha uma versão anterior do Kaspersky Security Center instalada, basta atualizá-la para a versão 14.2 ou posterior. Nesta versão do Kaspersky Security Center, o assistente de conversão em lote de políticas e tarefas permite migrar as políticas para um perfil em vez de migrar para uma política. Nesta versão do Kaspersky Security Center, o assistente de conversão em lote de políticas e tarefas também permite a migração de uma gama mais ampla de configurações de política.

  • Kaspersky Endpoint Agent 3.10.

    Caso tenha uma versão anterior do Kaspersky Endpoint Agent instalada, recomendamos atualizar o aplicativo para a versão mais recente. O Kaspersky Endpoint Security é compatível com a migração de uma configuração [KSWS+KEA] para [KES built-in agent] iniciando com o Kaspersky Endpoint Agent 3.10.

Recomendações de migração

Ao migrar de KSWS para KES, observe as seguintes recomendações:

  • Planeje o tempo de migração de KSWS para KES com antecedência. Escolha um horário em que os servidores estejam operando com carga mais leve, por exemplo, durante o fim de semana.
  • Após a migração, ative os componentes do aplicativo gradualmente. Ou seja, comece, por exemplo, ativando apenas o componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo, depois ative outros componentes de proteção, então ative os componentes de controle e assim por diante. Em cada etapa, é preciso verificar se o aplicativo está funcionando corretamente e monitorar o desempenho do servidor. A arquitetura do KES difere do KSWS, portanto, o sistema operacional também pode se comportar de maneira diferente.
  • Realize a migração gradualmente. Primeiro, migre um único servidor, depois vários servidores e, em seguida, execute a migração em todos os servidores da organização.
  • Migre diferentes tipos de servidores separadamente. Ou seja, comece, por exemplo, migrando os servidores de banco de dados, depois os servidores de correio e assim por diante.
  • A migração em servidores de alta carga envolve algumas considerações especiais.

Etapas de migração

A migração de KSWS para KES é realizada de forma semiautomática. Isso é necessário devido às diferentes arquiteturas dos aplicativos. Para migrar configurações de política, é preciso executar o assistente de conversão em lote de políticas e tarefas (o assistente de migração). Depois de migrar as configurações de política, é preciso definir manualmente as configurações que o assistente de migração não pode migrar automaticamente (por exemplo, as Configurações de proteção por senha). Após a migração, também é recomendável verificar se o assistente de migração migrou corretamente todas as configurações.

Migre de KSWS para KES na seguinte ordem:

  1. Migrar as tarefas e políticas do KSWS

    Depois de migrar as políticas e tarefas, é preciso executar as etapas de configuração adicionais. Também recomendamos garantir que o Kaspersky Endpoint Security forneça o nível de segurança necessário após a migração do KSWS.

    O assistente de conversão em lote de políticas e tarefas do Kaspersky Security for Windows Server está disponível apenas no Console de Administração (MMC). As configurações de políticas e tarefas não podem ser migradas no Web Console e no Kaspersky Security Center Cloud Console.

  2. Instalar o Kaspersky Endpoint Security

    É possível instalar o Kaspersky Endpoint Security das seguintes maneiras:

    • Instalar o KES após remover o KSWS (recomendado).
    • Instalação do KES sobre o KSWS.
  3. Ativar o KES com uma chave do KSWS
  4. Confirme se o aplicativo está funcionando corretamente após a migração

    Depois de migrar de KSWS para KES, verifique e confirme se o aplicativo está funcionando corretamente. Verifique o status do servidor no console (deve estar OK). Verifique e confirme se nenhum erro foi relatado para o aplicativo, verifique também a hora da última conexão com o Servidor de Administração, a hora da última atualização do banco de dados e o status de proteção do servidor.

    Observe especialmente a migração de listas de exclusão, aplicativos confiáveis, endereços da Web confiáveis e regras de controle de aplicativos.

Nesta seção da Ajuda

Correspondência dos componentes do KSWS e KES

Correspondência das configurações do KSWS e do KES

Migração de componentes do KSWS

Migrando tarefas e políticas do KSWS

Migração da zona confiável do KSWS

Instalação do KES sobre o KSWS

Migração da configuração [KSWS+KEA] para [KES+built-in agent]

Verifique e confirme se o Kaspersky Security for Windows Server foi removido com êxito

Ativação do KES com uma chave do KSWS

Considerações especiais para migrar servidores de alta carga

Gerenciar o aplicativo em um servidor em Modo de núcleo

Migração de [KSWS+KEA] para [KES+agente integrado]

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.