Gerenciamento de políticas
Uma política é um conjunto de configurações operacionais do Kaspersky Thin Client definidas para um grupo de administração. É possível configurar várias políticas com valores diferentes para um dispositivo. Para diferentes grupos de administração, as configurações do aplicativo podem ser diferentes. Cada grupo de administração pode ter a própria política para o aplicativo. Para obter informações mais detalhadas quanto ao uso das políticas do Kaspersky Security Center para gerenciar o aplicativo, consulte a seção Políticas e perfis da política do guia da ajuda on-line do Kaspersky Security Center.
As configurações de política são definidas no Kaspersky Security Center Web Console usando o plug-in da Web e são transmitidas para o Kaspersky Thin Client quando o aplicativo é sincronizado com o Kaspersky Security Center. O período de sincronização pode ser alterado nas configurações de política.
Política ativa e inativa
Uma política se destina a um grupo de dispositivos gerenciados e pode estar ativa ou inativa. As configurações de uma política ativa são salvas em dispositivos cliente durante a sincronização. Não é possível aplicar várias políticas simultaneamente a um dispositivo, portanto apenas uma política pode estar ativa em cada grupo.
É possível criar um número ilimitado de políticas inativas. Uma política inativa não afeta as configurações do aplicativo em dispositivos na rede. As políticas inativas tem como propósito servir de contingência durante as situações de emergência, como um ataque de vírus. Caso haja um ataque por unidades USB, é possível ativar uma política que bloqueia o acesso a elas. Nesse caso, a política ativa fica automaticamente inativa.
Herança de configurações
As políticas, como os grupos de administração, têm uma hierarquia. Por padrão, uma política secundária herda as configurações da política principal. Uma política secundária é uma política para níveis de hierarquia aninhados. Em outras palavras, é uma política para grupos de administração aninhados e Servidores de Administração secundários. É possível desativar a herança de configurações da política principal.
Cada configuração de política tem o atributo que indica se as configurações podem ser modificadas nas políticas ou nas configurações do aplicativo local. Dependendo do status desse atributo, um dos seguintes valores é exibido ao lado de uma configuração:
- Indefinido. Caso um ícone de cadeado aberto seja exibido ao lado de uma configuração e o botão de alternância seja desativado, essa configuração não estará definida na política. Um usuário pode alterar essas configurações na interface local do aplicativo Kaspersky. Essas configurações são chamadas de desbloqueadas.
- Aplicado. Caso um ícone de cadeado fechado seja exibido ao lado de uma configuração e o botão de alternância seja ativado, essa configuração será aplicada nos dispositivos aos quais a política é aplicada. Um usuário não pode alterar os valores dessas configurações na interface local do aplicativo Kaspersky. Essas configurações são denominadas bloqueadas.
O atributo se aplica a uma política secundária somente se a herança das configurações da política principal estiver ativada para a política secundária.