Verificação dos recursos de Proteção de Arquivos em Tempo Real e Verificação por Demanda
Após instalar o Kaspersky Embedded Systems Security, você pode confirmar se o Kaspersky Embedded Systems Security encontra objetos contendo códigos maliciosos. Para verificar isso, você pode usar um vírus de teste do EICAR.
Para verificar o recurso de Proteção de Arquivos em Tempo Real:
- Baixe o arquivo eicar.com no site EICAR. Salve-o em uma pasta pública na unidade local de qualquer dispositivo da rede.
Antes de salvar o arquivo na pasta, certifique-se de que a Proteção de Arquivos em Tempo Real esteja desativada na pasta.
- Se desejar verificar o funcionamento das notificações de usuário de rede, certifique-se de que o serviço Windows Messenger da Microsoft esteja ativado tanto no dispositivo protegido quanto no dispositivo onde você salvou o arquivo eicar.com.
- Abra o Console do Aplicativo no dispositivo protegido.
- Copie o arquivo eicar.com salvo para a unidade local do dispositivo protegido usando um dos seguintes métodos:
- Para testar as notificações por meio da janela de Serviços de Terminal, copie o arquivo eicar.com para o dispositivo protegido após conectar-se a ele usando o utilitário Remote Desktop Connection.
- Para testar notificações por meio do serviço Windows Messenger da Microsoft, use os locais da rede do dispositivo para copiar o arquivo eicar.com do dispositivo onde você o salvou.
A Proteção de Arquivos em Tempo Real estará funcionando corretamente se as seguintes condições forem atendidas:
- O arquivo eicar.com será excluído do dispositivo protegido.
- No Console do Aplicativo, o log de tarefas recebe o status de Crítico. O log contiver uma nova linha com informações sobre uma ameaça no arquivo eicar.com. (Para visualizar o log de tarefas, na árvore do Console do Aplicativo, expanda o nó Proteção do Computador em Tempo Real, selecione a tarefa de Proteção de Arquivos em Tempo Real e, no painel de detalhes do nó, clique no link Abrir log de tarefas).
- A seguinte mensagem do serviço Windows Messenger da Microsoft aparece no dispositivo de onde você copiou o arquivo:
O Kaspersky Embedded Systems Security bloqueou o acesso ao <caminho do arquivo no dispositivo >\eicar.com no computador <nome do computador na rede> às <hora em que o evento ocorreu>. Razão: Ameaça detectada. Vírus: EICAR-Test-File. Nome de usuário: <nome de usuário>. Nome do computador: <nome da rede do dispositivo a partir da qual você copiou o arquivo>
.
Certifique-se de que o serviço Windows Messenger da Microsoft esteja funcionando no dispositivo do qual você copiou o arquivo eicar.com.
- A seguinte mensagem do serviço Windows Messenger da Microsoft aparece no dispositivo de onde você copiou o arquivo:
Para verificar o recurso de Verificação por Demanda:
- Baixe o arquivo eicar.com no site EICAR. Salve-o em uma pasta pública na unidade local de qualquer dispositivo da rede.
Antes de salvar o arquivo na pasta, certifique-se de que a Proteção de Arquivos em Tempo Real esteja desativada na pasta.
- Abrir o Console do Aplicativo.
- Faça o seguinte:
- Expanda o nó Verificação por Demanda na árvore do Console do Aplicativo.
- Selecione o nó filho Verificação de Áreas Críticas.
- Na guia Configurações do escopo da verificação, abra o menu de contexto no nó Rede e selecione Adicionar arquivo de rede.
- Insira o caminho de rede para o arquivo eicar.com no dispositivo remoto no formato UNC (Universal Naming Convention).
- Marque a caixa de seleção para incluir o caminho de rede adicionado ao escopo da verificação.
- Executar a tarefa de Verificação de áreas críticas.
A Verificação por Demanda estará funcionando corretamente se as seguintes condições forem atendidas:
- O arquivo eicar.com será excluído da unidade de disco rígido do dispositivo.
- No Console do Aplicativo, o log de tarefas recebe o status de Crítico. O log de tarefas de Verificação de Áreas Críticas contiver uma nova linha com informações sobre uma ameaça no arquivo eicar.com. (Para visualizar o log de tarefas, na árvore do Console do Aplicativo, expanda o nó filho Verificação por Demanda, selecione a tarefa Verificação de Áreas Críticas e, no painel de detalhes, clique no link Abrir log de tarefas).