Como diagnosticar e corrigir problemas com software de terceiros em um dispositivo com o Kaspersky Endpoint Security for Windows
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- Todas as versões do Kaspersky Endpoint Security 12 for Windows
- Kaspersky Endpoint Security 11.11 for Windows (versão 11.11.0.452)
- Kaspersky Endpoint Security 11.10 for Windows (versão 11.10.0.399)
- Kaspersky Endpoint Security 11.9 for Windows (versão 11.9.0.351)
- Kaspersky Endpoint Security 11.8 for Windows (versão 11.8.0.384)
Problema
Podem ocorrer problemas com software de terceiros em um dispositivo com o Kaspersky Endpoint Security for Windows instalado.
Este artigo ajudará você a identificar a causa do problema e sugerir possíveis soluções. Pode ser necessária a configuração adicional de componentes de proteção e controle no Kaspersky Endpoint Security for Windows. Para verificar a razoabilidade do comportamento do software de terceiros, acionado pela proteção, entre em contato com o suporte técnico de terceiros.
Saiba mais:
Solução
Etapa 1. Elimine as causas não relacionadas com o Kaspersky Endpoint Security for Windows
- Verifique e confirme se não há problemas de hardware no dispositivo:
- Os componentes do dispositivo estão funcionando.
- A integridade do disco rígido está mantida.
- A RAM está intacta.
- Verifique possíveis problemas no sistema operacional:
- Verifique e confirme se há espaço livre suficiente no disco rígido nos quais os arquivos, configurações e bancos de dados de software de terceiros são armazenados.
Caso a unidade esteja cheia, libere espaço em disco e reinicie o dispositivo. - Instale todas as atualizações disponíveis e reinicie o sistema operacional.
- Caso o sistema operacional precise ser reinicializado após a atualização ou caso esteja em execução há muito tempo, e ainda não tenha sido reinicializado, reinicie o sistema.
- Verifique e confirme se há espaço livre suficiente no disco rígido nos quais os arquivos, configurações e bancos de dados de software de terceiros são armazenados.
- Atualize o aplicativo que está apresentando o problema para a versão mais recente. As versões mais recentes contêm melhorias e soluções para problemas conhecidos, incluindo conflitos de compatibilidade.
- Verifique e confirme se o problema ocorre somente quando o Kaspersky Endpoint Security for Windows estiver instalado no computador: para fazer isso, remova o Kaspersky Endpoint Security for Windows e reinicie o sistema operacional. Caso o problema persista após a remoção do Kaspersky Endpoint Security for Windows, ele não está sendo causado pelo Kaspersky Endpoint Security for Windows. Entre em contato com o suporte técnico do software de terceiros. Caso encontre problemas durante a remoção do Kaspersky Endpoint Security for Windows, siga estas instruções.
- Caso o problema ocorra com os componentes do cliente, repita todas as etapas de solução de problemas no dispositivo onde os componentes do servidor do aplicativo ou hardware de terceiros estão instalados.
Caso todas as etapas listadas não resolvam o problema, siga as etapas abaixo. Execute as etapas nos dispositivos cliente e servidor do aplicativo problemático.
Etapa 2. Configure o Kaspersky Endpoint Security for Windows para obter o desempenho ideal
- Instale a versão mais recente do Kaspersky Endpoint Security for Windows com um patch cumulativo disponível. Caso o problema não ocorra em uma versão mais recente, instale esta versão mais recente ou o patch cumulativo para a versão atual em todos os dispositivos.
- Atualize os bancos de dados de antivírus. As versões atualizadas contêm correções para falsos positivos conhecidos.
- Ative o Kaspersky Security Network para ajudar o Kaspersky Endpoint Security for Windows a determinar com mais precisão a reputação dos arquivos e reduzir o risco de detecções falsas.
- Use as exclusões de verificação predefinidas e a lista de aplicativos confiáveis disponíveis no Kaspersky Endpoint Security for Windows (a partir da versão 12.6).
Etapa 3. Verifique eventos de detecções no Kaspersky Endpoint Security for Windows
- Reproduza o problema após atualizar os bancos de dados do antivírus e ativar o Kaspersky Security Network na versão mais recente do Kaspersky Endpoint Security for Windows.
- Abra os relatórios do Kaspersky Endpoint Security for Windows no dispositivo problemático e verifique os eventos com nível de gravidade Crítico e Advertência:
- Caso o Kaspersky Endpoint Security for Windows detecte objetos maliciosos em um aplicativo de terceiros, examine as informações sobre esse evento e o conteúdo do armazenamento de backup.
Detecção Solução Não é um vírus Essa mensagem pode aparecer quando o Kaspersky Endpoint Security for Windows está configurado para detectar software legítimo que pode ser usado por invasores para danificar o computador ou os dados pessoais. Caso seja necessário detectar essas ameaças em sua infraestrutura, e se a opção tiver que continuar ativada, configure exclusões de verificação. Nas propriedades das exclusões, especifique o nome do objeto de acordo com a classificação da Kaspersky Virus Encyclopedia. Outras detecções Colete informações de diagnóstico e entre em contato com o Suporte Técnico da Kaspersky. - Caso um componente do Kaspersky Endpoint Security for Windows esteja bloqueando um software ou hardware de terceiros, identifique e configure o componente.
Componente Evento Solução Controle Adaptativo de Anomalias Ação do processo bloqueada Verifique e confirme as atualizações nos conjuntos de regras. Controle da Web Acesso negado Esclareça a lista completa de endereços na documentação do software de terceiros e crie regras de permissão. Proteção Contra Ameaças da Web Conexão bloqueada: o formato dos dados transferidos não permite a verificação de ameaças. Caso confie neste recurso, basta adicioná-lo às exclusões de verificação. Entre em contato com o fornecedor do software ou hardware de terceiros para diagnosticar violações dos padrões RFC ao trocar dados pelos protocolos HTTP/TLS ou criar uma exclusão para a operação do componente. Proteção Contra Ameaças à Rede Ataque de rede detectado Caso os eventos PortScan e Flood sejam detectados, siga estas instruções. Caso contrário, procure artigos relevantes na Base de Dados de conhecimento da Kaspersky. É possível adicionar endereços de clientes na lista de exclusão caso acredite que o aplicativo de terceiros esteja funcionando corretamente. Firewall Atividade de rede bloqueada Crie uma regra de permissão para o endereço de uma sub-rede usada pelo aplicativo de terceiros.
- Caso o Kaspersky Endpoint Security for Windows detecte objetos maliciosos em um aplicativo de terceiros, examine as informações sobre esse evento e o conteúdo do armazenamento de backup.
Etapa 4. Verifique o grupo de confiança para arquivos executáveis
O componente Prevenção de Intrusão do Host coloca arquivos executáveis de aplicativos em um dos grupos de confiança. Caso um aplicativo seja colocado em um grupo com restrições, o Kaspersky Endpoint Security for Windows poderá bloquear algumas ações ou recursos deste aplicativo:
- Acesso aos periféricos, por exemplo áudio e vídeo em aplicativos para webconferências.
- Proteção de dados que usa criptografia.
- Criação ou salvamento de arquivos, por exemplo, relatórios.
Para corrigir o problema:
- Abra o Monitor de atividade do aplicativo para verificar em qual grupo o aplicativo foi colocado.
- Adicione as permissões mínimas necessárias aos aplicativos confiáveis por meio deste guia.
O que fazer se o problema persistir
Se o problema persistir, colete dados de diagnóstico e envie uma solicitação para o Suporte Técnico da Kaspersky por meio do Kaspersky CompanyAccount. Em sua solicitação, especifique:
- Como a remoção do Kaspersky Endpoint Security for Windows afeta a causa e os sintomas do problema.
- Quais recomendações deste artigo você usou.
- Qual componente do Kaspersky Endpoint Security for Windows causa o problema (descreva os resultados do diagnóstico).