Gerenciamento de patches privados no Kaspersky Endpoint Security for Windows
Este artigo aborda:
- Kaspersky Endpoint Security 12.1.0 for Windows (versão 12.1.0.506)
- Kaspersky Endpoint Security 12.0.0 for Windows (versão 12.0.0.465)
- Kaspersky Endpoint Security 11.11.0 for Windows (versão 11.11.0.452)
- Kaspersky Endpoint Security 11.10.0 for Windows (versão 11.10.0.399)
- Kaspersky Endpoint Security 11.9.0 for Windows (versão 11.9.0.351)
- Kaspersky Endpoint Security 11.8.0 for Windows (versão 11.8.0.384)
- Kaspersky Endpoint Security 11.7.0 for Windows (versão 11.7.0.669)
- Kaspersky Endpoint Security 11.6.0 for Windows (versão 11.6.0.394)
- Kaspersky Endpoint Security 11.5.0 for Windows (versão 11.5.0.590)
- Kaspersky Endpoint Security 11.4.0 for Windows (versão 11.4.0.233)
- Kaspersky Endpoint Security 11.3.0 for Windows (versão 11.3.0.773)
- Kaspersky Endpoint Security 11.2.0 for Windows (versão 11.2.0.2254)
- Kaspersky Security Center 14 (versão 14.0.0.10902)
- Kaspersky Security Center 13 (versão 13.0.0.11247)
- Kaspersky Security Center 12 (versão 12.2.0.4376)
- Kaspersky Security Center 12 (versão 12.0.0.7734)
Como criar um pacote de instalação com um patch
- Baixe a versão desejada do Kaspersky Endpoint Security for Windows a partir da pasta de rede do Kaspersky Security Center ou do site da Kaspersky.
- Descompacte o pacote de instalação se ele foi baixado a partir do site da Kaspersky.
- Dependendo de como o pacote de instalação for criado, proceda da seguinte maneira:
- Se for criar o pacote de instalação de acordo com o pacote baixado, coloque o patch com a extensão .msp na pasta juntamente com o Kaspersky Endpoint Security for Windows.
- Se for criar o pacote de instalação de acordo com um o pacote de aplicativo existente no Kaspersky Security Center, copie o arquivo do patch para a pasta "exec".
- Crie um novo pacote de instalação de acordo com o arquivo KUD na pasta onde o patch está localizado.
- Crie uma tarefa para instalar o aplicativo juntamente com o patch.
O pacote de instalação com o patch será criado.
Como criar um pacote de instalação
- Abra o Kaspersky Security Center.
- Acesse Avançado (Advanced) → Instalação remota (Remote installation) → Instalação de pacotes (Installation packages).
- Clique em Criar pacote de instalação (Create installation package).
- Selecione Criar um pacote de instalação para o arquivo executável especificado (Create an installation package for the specified executable file).
- Insira o nome para o pacote e então, clique em Avançar (Next).
- Clique em Procurar (Browse) e especifique o caminho para o arquivo executável do patch.
- No campo Linha de comando do arquivo executável (Executable file command line) insira as seguintes informações:
- Clique em Avançar (Next).
- Clique em Concluir (Done).
O pacote de instalação foi criado.
Como instalar o patch
Localmente por meio do assistente de instalação
- Rode o arquivo executável do patch.
- Siga as instruções no assistente de instalação.
Localmente, por meio da linha de comando, no modo silencioso
- Abra a linha de comando no dispositivo gerenciado.
- Execute o seguinte comando:
Remotamente por meio do Kaspersky Security Center
- Abra o Kaspersky Security Center.
- Acesse Avançado (Additional) → Instalação remota (Remote installation) → Instalação de pacotes (Installation packages).
- No menu de contexto do pacote de instalação, selecione Instalar aplicativo (Install application).
- Escolha uma das opções:
- Instalar no grupo de dispositivos gerenciados (Install on group of managed devices). Escolha esta opção, caso já tenha incluído os dispositivos nos grupos de administração.
- Selecione os dispositivos para instalação (Select devices for installation). Escolha esta opção, caso não tenha dispositivos em grupos de administração, ou caso seja necessário instalar o aplicativo em dispositivos específicos.
- Selecione o dispositivo ou os grupos de dispositivos no quais os patches serão instalados. Clique em Avançar (Next).
- Selecione a caixa de seleção Não instale o aplicativo, caso já esteja instalado (Do not install application if it is already installed). Clique em Avançar (Next).
- Siga as etapas do assistente de instalação.
- Na etapa Seleção de conta para o acesso aos dispositivos (Select accounts to access devices), adicione a conta do usuário com as permissões administrativas nos dispositivos selecionados Clique em Avançar (Next).
- Clique em Avançar (Next) → Concluir (Finish).
- Execute a tarefa de instalação do patch.
O patch será instalado nos dispositivos selecionados.
Como obter a instalação do patch ou fazer a remoção do log
Para solucionar os problemas que possam ocorrer durante a instalação ou remoção do patch, obtenha um arquivo de log:
- No dispositivo gerenciado, abra:
- A pasta do sistema onde os arquivos temporários estão localizados (durante a instalação remota),
por exemplo, C:\Windows\Temp - A pasta onde os arquivos temporários do usuário estão localizados (durante a instalação local),
por exemplo, C:\Usuários\Nome do usuário\App Data\Local\Temp
- A pasta do sistema onde os arquivos temporários estão localizados (durante a instalação remota),
- Salve os arquivos msi****.log.
Como verificar se os patches estão instalados nos dispositivos gerenciados
Localmente
Para obter uma lista de patches instalados em um dispositivo:
- Clique no ícone Kaspersky Endpoint Security localizado na barra de tarefas do Windows.
- No menu de contexto, selecione Sobre (About).
- Acesse Painel de controle (Control Panel) → Programas e recursos (Programs and Features), em seguida, clique em Visualizar as atualizações instaladas (View installed updates), no canto superior esquerdo.
Remotamente por meio do Kaspersky Security Center
Para obter uma lista dos patches instalados na rede:
- Abra o Kaspersky Security Center.
- Selecione a guia Relatórios (Reports).
- Clique com o botão direito em Versão do relatório do software Kaspersky Lab (Kaspersky Lab software version report), em seguida, selecione Propriedades (Properties).
- Selecione uma das seguintes seções:
- Campos (Fields), caso esteja usando o Kaspersky Security Center 13 ou posterior.
- Campos para relatório (Fields for report), caso esteja usando o Kaspersky Security Center 12.
- Marque a caixa de seleção para Atualizações instaladas (Updates installed) nos Campos de detalhes (Details fields), em seguida, clique em OK.
- Clique com o botão direito em Versão do relatório do software Kaspersky Lab (Kaspersky Lab software version report), em seguida, selecione Exibir relatório (Show report).
No relatório, será visualizada uma lista de patches instalados nos computadores em rede.
Para obter uma lista de patches instalados em um computador gerenciado:
- Abra o Kaspersky Security Center e acesse os Dispositivos gerenciados (Managed devices).
- Abra as propriedades do dispositivo.
- Abra Registro de aplicativos (Applications registry).
- Marque a caixa de seleção Exibir atualizações (Show updates).
- Clique em OK.
As informações sobre os patches instalados serão exibidas na lista.
Para visualizar a lista de dispositivos nos quais um patch específico está instalado:
- Abra o Kaspersky Security Center e acesse Seleções de dispositivos (Device selections).
- Clique Avançado (Advanced) → Criar uma seleção (Create a selection).
- Insira o nome para a seleção e clique em OK.
- Clique em Propriedades da seleção (Selection properties).
- Acesse Condições (Conditions), escolha a seleção criada, em seguida, clique em Propriedades (Properties).
- Abra Registro de aplicativos (Applications registry).
- No campo Nome do aplicativo (Application name), defina o parâmetro <nome do patch ou parte dele(*)> ().
- Marque a caixa de seleção Localizar por atualização (Find by update).
- Clique em OK.
A busca de resultados aparecerá na lista de dispositivos.
Como remover o patch?
Localmente por meio do assistente de instalação
- Acesse Painel de controle (Control Panel) → Programas e recursos (Programs and Features).
- Clique em Visualizar as atualizações instaladas (View installed updates), no canto superior esquerdo.
- No menu de contexto do patch, clique em Excluir (Delete).
Localmente a partir da linha de comando
- Abra a linha de comando no dispositivo cliente.
- Execute o seguinte comando:
- Para desinstalar o patch:
msiexec /i <GUID KES> MSIPATCHREMOVE={GUID PrivateFix} EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn - Para desinstalar o patch e instalar o patch:
msiexec /i <GUID KES> MSIPATCHREMOVE={GUID PrivateFix} EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn;
{GUID PrivateFix} PATCH=<caminho para o arquivo MSP do patch> EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn
- Para desinstalar o patch:
Remotamente por meio do Kaspersky Security Center
Para remover o patch de todos os dispositivos na rede:
- No console de administração, acesse Avançado → Gerenciamento de aplicativo → Atualizações de software.
- Abra as propriedades do patch para removê-lo.
- Selecione o status Declinado (Declined) na lista suspensa de aprovação Atualizar.
Após executar a tarefa de atualização, o patch será removido a partir de todos os dispositivos na rede.
Para remover o patch a partir de um dispositivo específico ou um grupo de dispositivos:
- No Console de administração, acesse Avançado (Advanced) → Instalação remota (Remote installation) → Pacotes de instalação (Installation packages).
- No quadro à direita, clique em Criar pacote de instalação (Create installation package).
- Selecione Criar um pacote de instalação para o arquivo executável especificado (Create an installation package for the specified executable file).
- Insira o nome para o pacote e então clique em Avançar (Next).
- Clique em Selecionar (Select) e especifique o caminho para o arquivo MSP com o patch. O arquivo deve estar localizado na pasta com os arquivos MSP e MSI da versão principal do aplicativo.
- No campo linha de comando do arquivo executável insira as seguintes informações:
- Para desinstalar o patch:
/i <GUID KES> MSIPATCHREMOVE={GUID of PrivateFix} EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn - Para desinstalar o patch e instalar o patch:
/i <GUID KES> MSIPATCHREMOVE={GUID of PrivateFix} EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn;
{GUID PrivateFix} PATCH=<nome do caminho do patch para o arquivo MSP> EULA=1 PRIVACYPOLICY=1 /qn
- Para desinstalar o patch:
- Clique em Avançar (Next)→ Concluir (Finish).
- Crie uma tarefa de instalação remota com este pacote de instalação para um dispositivo ou um grupo de dispositivos.
- Execute a tarefa para remover o patch.
-
Como obter um GUID a partir do patch
Patch GUID
Para visualizar o GUID a partir do arquivo patch:
- Abra as propriedades do arquivo de instalação do patch.
- Acesse a guia Detalhes (Details)
As informações sobre o GUID serão exibidas na linha de edição.
Para visualizar o GUID no dispositivo:
- Acesse Painel de controle (Control Panel) → Programas e recursos (Programs and Features).
- Clique em Visualizar as atualizações instaladas (View installed updates), no canto superior esquerdo.
- Pressione Alt.
- Acesse Visualizar (View) → Escolher detalhes (Choose details).
- Marque a caixa de seleção para ID da atualização (Update ID) e clique em OK.
As informações sobre o GUID serão exibidas na lista.
KES GUID
Para saber mais detalhes sobre o Kaspersky Endpoint Security GUID, execute o comando abaixo no dispositivo com o Kaspersky Endpoint Security instalado: