Excluir arquivo
É possível excluir os arquivos remotamente usando a tarefa excluir arquivo. Por exemplo, é possível excluir um arquivo remotamente ao responder a ameaças.
É possível configurar a tarefa para o EDR Optimum no Web Console e Cloud Console. As configurações da tarefa para EDR Expert estão disponíveis somente no Cloud Console.
Para criar uma tarefa excluir arquivo:
- Na janela principal do Web Console, selecionar Dispositivos → Tarefas.
A lista de tarefas é aberta.
- Clique no botão Adicionar.
O Assistente de Tarefas é iniciado.
- Defina as configurações da tarefa:
- Na lista suspensa Aplicativo, selecione Kaspersky Endpoint Security for Windows (11.8.0).
- Na lista suspensa Tipo de tarefa, selecione Excluir arquivo.
- No campo Nome da tarefa, insira uma breve descrição.
- No bloco Selecionar os dispositivos aos quais a tarefa será atribuída, selecione o escopo da tarefa.
- Selecione os dispositivos de acordo com a opção de escopo da tarefa selecionada. Clique no botão Avançar.
- Insira as credenciais da conta do usuário cujos direitos deseja usar para executar a tarefa. Clique no botão Avançar.
Por padrão, o Kaspersky Endpoint Security inicia a tarefa como a conta de usuário do sistema (SISTEMA).
- Finalize o assistente, clicando no botão Concluir.
Uma nova tarefa será exibida na lista de tarefas.
- Clique na Nova Tarefa.
A janela de propriedades da tarefa é exibida.
- Selecione a guia Configurações do aplicativo.
- Na lista de arquivos, clique em Adicionar.
O assistente de adição de arquivo é iniciado.
- Para adicionar o arquivo, é necessário inserir o caminho completo para o arquivo ou o hash e o caminho.
Caso o arquivo esteja localizado em uma unidade de rede, digite o caminho do arquivo começando com
\\
, e não a letra da unidade. Por exemplo,\\servidor\pasta_compartilhada\arquivo.exe
. Caso o caminho do arquivo contenha uma letra de unidade de rede, será possível obter um erro Arquivo não encontrado. - Clique no botão Salvar.
- Marque a caixa de seleção ao lado da tarefa.
- Clique no botão Executar.
Como resultado, o Kaspersky Endpoint Security exclui o arquivo do computador. Caso o arquivo esteja bloqueado por um processo diferente, a tarefa será exibida como Concluída, mas o próprio arquivo é excluído somente após o computador ser reiniciado. Após reiniciar o computador, confirme se o arquivo foi excluído.
A tarefa excluir arquivo pode terminar com o erro Acesso negado caso esteja tentando excluir um arquivo executável em execução no momento. Crie uma tarefa de encerramento de processo para o arquivo e tente novamente.