Detecções falsas por produtos da Kaspersky. O que fazer?
Uma detecção falsa ou um falso positivo é um caso em que ocorre a detecção incorreta de um arquivo ou site limpos como infectados.
Infelizmente, os fabricantes de soluções de segurança não conseguem evitar detecções falsas. Na Kaspersky, o sistema de teste de produtos passa por melhoria contínua e nos esforçamos para reduzir o número de falsos positivos. No entanto, não há como evitar esses casos completamente, pois novas ameaças surgem a cada momento.
A Kaspersky reage rapidamente às novas ameaças, atualizando o banco de dados de hora em hora (incluindo as assinaturas das ameaças).
Uma alternativa questionável a essa abordagem é um tempo de reação mais longo. Com maior tempo de reação, os usuários podem receber as atualizações necessárias depois que um novo malware já se infiltrou e infligiu danos aos seus computadores, roubando detalhes de contas bancárias, números de cartão de crédito etc. Nesse caso, a escolha conflituosa entre confiabilidade da proteção e a quantidade de falsas detecções é necessária até que seja possível atingir o melhor equilíbrio.
O que fazer em caso de detecções falsas
Se um aplicativo Kaspersky bloquear seu site ou aplicativo, siga as instruções deste artigo.
Se suspeitar de um falso positivo:
- Verifique o arquivo ou o site usando o OpenTip.
- Se você não concordar com os resultados, envie o objeto aos especialistas da Kaspersky para análise adicional. Para fazer isso, clique em Enviar para reanálise na página de resultados.
- Insira seu endereço de e-mail para que possamos entrar em contato, se necessário Clique em Enviar.
Caso tenha problemas para enviar o arquivo, use outro navegador ou abra o OpenTip no modo de navegação anônima.