Como proteger redes Wi-Fi

Última atualização: 02/08/2022 ID: 12779
 
 
 
 

Quando você se conecta a uma rede Wi-Fi pública (por exemplo, em uma cafeteria), seus dados são transferidos sem criptografia. Isso significa que os logins, senhas, mensagens e outras informações confidenciais podem ser acessadas por criminosos. Seus endereços de e-mail podem ser usados para enviar spam e o conteúdo de sua página de rede social pode ser alterado.

As redes sem fio domésticas também estão em risco, pois mesmo o nível mais alto de proteção para redes sem fio (criptografia WPA2) pode ser hackeado usando o método KRACK de reinstalação de chave. Para mais informações, consulte esta postagem no blog da Kaspersky Lab.

Ao se conectar a uma rede Wi-Fi, as seguintes recomendações sempre devem ser seguidas:

  • Certifique-se de ter instalado e ativado o Firewall. Este componente de proteção verifica o tráfego de rede e protege o computador contra ataques.
    O Firewall está incluído nos seguintes aplicativos da Kaspersky Lab: Kaspersky Internet Security, Kaspersky Anti‑Virus, Kaspersky Total Security, Kaspersky Security Cloud e Kaspersky Small Office Security.
  • Use uma conexão HTTPS segura. Verifique se um ícone de cadeado verde ou cinza é exibido na barra de endereço do navegador. Para mais informações, consulte esta postagem no blog da Kaspersky Lab.
  • Proteja sua conexão usando uma VPN, que adiciona outro nível de criptografia. Para isso, instale o Kaspersky VPN Secure Connection no dispositivo e ative uma conexão segura sempre que se conectar à Internet.
  • Se você estiver usando o sistema operacional Windows, desative o compartilhamento de arquivos e impressoras para todas as redes públicas às quais se conectar. Consulte o site de suporte da Microsoft para obter instruções.
  • Use a Internet móvel em vez de redes Wi-Fi públicas quando possível.

Abaixo, há uma lista de recomendações sobre como configurar o roteador para tornar a rede Wi-Fi doméstica segura.

 
 
 
 

Defina uma senha forte para acessar o roteador

 
 
 
 

Nomeie a rede Wi-Fi com um nome exclusivo (SSID)

 
 
 
 

Oculte a rede Wi-Fi

 
 
 
 

Desativar WPS

 
 
 
 

Ativar criptografia

 
 
 
 

Defina uma senha forte para a rede Wi-Fi

 
 
 
 

Ativar a filtragem MAC

 
 
 
 

Reduza o alcance do sinal Wi-Fi

 
 
 
 

Atualize o firmware do roteador

 
 
 
 

Altere a chave e o tipo de segurança da rede Wi-Fi no Windows

 
 
 
 
 
Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.