Resolução de problemas ao conectar o Console de Administração com o Servidor de Administração do Kaspersky Security Center
Mostrar aplicativos e versões relacionados a este artigo
- Kaspersky Security Center 15.1 (versão 15.1.0.20748)
- Kaspersky Security Center 14.2 (versão 14.2.0.26967)
- Kaspersky Security Center 14 (versão 14.0.0.10902)
Problema
Ao conectar o MMC com o Servidor de Administração do Kaspersky Security Center (daqui em diante “KSC”), alguns problemas de conexão podem ocorrer. Por exemplo: “Falha ao estabelecer conexão com o dispositivo remoto (local: 'http://localhost:13291'): a conexão falhou.”
Solução
Para identificar a causa do problema e encontrar uma solução, tente estabelecer conexão com o Servidor de Administração do KSC por meio do Console de Administração local em um dispositivo que hospeda o Servidor de Administração do KSC.
- Caso o console local estabeleça conexão com êxito com o Servidor de Administração do KSC, o servidor funcionará corretamente.
Para corrigir o problema, execute o diagnóstico de disponibilidade da rede e siga as instruções para seu problema específico. - Caso o console local não possa estabelecer a conexão com o Servidor de Administração, consulte as instruções sobre a solução de problemas.
Caso o problema de conexão persista, use estas instruções em relação ao diagnóstico de portas e Servidor de Administração.
Diagnóstico de disponibilidade da rede
- Identifique qual é a porta usada para a conexão:
- Abra o KSC.
- Prossiga para as propriedades do Servidor de Administração do KSC.
- Vá para Configurações de conexão do Servidor de Administração → Portas de conexão.
- Observe a porta especificada no campo Porta SSL para Console de Administração.
- Verifique a conexão com a porta padrão 13291 ou com a porta personalizada usada para a conexão do Console de Administração, na etapa anterior, com o uso do seguinte comando:
Observe que “ksc.example.com” é o nome de domínio totalmente qualificado (“FQDN”) ou um endereço IP do Servidor de Administração do KSC; “13291” é uma porta de conexão do Console de Administração do KSC.
- Examine o resultado da execução do comando e siga os guias descritos na coluna “Solução” da tabela abaixo.
Erro/Resultado | Causa | Solução |
---|---|---|
O erro “A resolução de nome de ˂ksc_name˃ falhou” ocorre; a string “RemoteAddress” está vazia. |
O nome FQDN não pôde ser convertido em um endereço IP. | Tente usar um endereço IP para estabelecer conexão com o Servidor de Administração do KSC.
Para poder se conectar por meio do nome FQDN, corrija os problemas de resolução de nomes DNS. |
“A conexão TCP com (˂ksc_ip˃ : ˂console_port˃) falhou” | O problema está relacionado à disponibilidade da rede. |
Verifique as configurações de filtragem de tráfego no equipamento de rede, firewall do sistema operacional e soluções de proteção para os nós finais. Verifique e confirme se as regras de permissão estão ativadas para estabelecer a conexão.
|
“Ping para ˂ksc_ip˃ falhou com status: esgotado tempo limite” |
Nenhuma resposta para uma solicitação de eco do Servidor de Administração. Em alguns casos, esse comportamento é normal e não indica problemas de disponibilidade da rede com o Servidor de Administração. Em caso afirmativo, ao emitir o comando, haverá a string “PingSucceeded:True” que confirma a resposta de eco. |
Caso não seja possível ativar temporariamente o protocolo ICMP para diagnóstico por meio de solicitações de eco:
|
A string “TcpTestSucceeded: True” é exibida. | A porta MMC pode ser acessada pela estação de trabalho do administrador. | Verifique a conexão novamente por meio do Console de Administração remoto. |
Diagnóstico de portas e o Servidor de Administração
- Caso o erro de conexão do console local persista, execute o comando para exibir as portas que são escutadas pelo processo do Servidor de Administração KSC:
- Examine o resultado da execução do comando:
Resultado 1. O processo klserver não pode ser encontrado
Isso significa que o serviço do Servidor de Administração foi interrompido e provavelmente há um problema com o Servidor de Administração.
Para resolver o problema, siga este guia.
Resultado 2. O comando foi concluído com êxito, mas o valor 13291 está ausente na coluna “LocalPort”
Caso a coluna “LocalPort” não contenha o valor da porta padrão usada para conectar o MMC, ela foi alterada para um valor personalizado.
Para resolver o problema, verifique cada porta disponível uma por uma:
- Especifique a porta necessária nas configurações de conexão do MMC, por exemplo, “localhost:21212”.
- Insira o nome de usuário e a senha e clique em OK.
- Caso a porta personalizada para a conexão do Console de Administração seja detectada, basta usá-la para conectar o Console de Administração remoto por meio da estação de trabalho do administrador.
- Caso a porta não possa ser detectada:
- Inspecione o log de eventos do sistema operacional (Log de Eventos Kaspersky).
Examine o nó Logs do aplicativo com o uso das ferramentas padrão do Windows. - Corrija os eventos problemáticos, caso necessário.
- Tente encontrar a solução no site de Suporte Técnico da Kaspersky usando o texto do erro.
Caso não consiga resolver o problema, siga as etapas 2 a 4 destas instruções.
- Inspecione o log de eventos do sistema operacional (Log de Eventos Kaspersky).
Resultado 3. O comando foi concluído com êxito e o valor 13291 está presente na coluna “LocalPort”
Caso a lista de portas de escuta locais contenha a porta padrão 13291 para conexão com o Console de Administração, siga as instruções do resultado 2 Item 4.
O que fazer se o problema persistir
- Tente corrigir o problema com o uso deste guia.
- Verifique as credenciais especificadas para conexão no MMC.
- Tente excluir a verificação da conexão entre o MMC remoto na estação de trabalho do administrador e o Servidor de Administração caso a inspeção profunda de pacotes (DPI) ou a tecnologia de descriptografia e as tecnologias de análise de tráfego (inspeção SSL) sejam usadas como parte do software de proteção de terceiros.
- Caso o problema persista, envie uma solicitação para o Suporte Técnico da Kaspersky por meio do Kaspersky CompanyAccount. Em sua solicitação:
- Descreva o problema: anexe uma captura de tela do erro de conexão do MMC, especifique quais etapas dessas instruções você tentou executar e adicione uma saída do console com os comandos de diagnóstico deste artigo.
- Execute o rastreamento síncrono de nível 4 para o Servidor de Administração e o Console de Administração.
- Anexe um relatório GetSystemInfo com eventos do sistema operacional do Servidor de Administração e do computador do administrador caso o Console de Administração remoto seja usado.