Ameaças e Exclusões

27 de junho de 2022

ID 201385

Configurações

Descrição

Tipos de objetos detectados

O aplicativo detecta vários tipos de objetos, como vírus, worms, cavalos de Troia e adwares. Para obter detalhes, consulte a Enciclopédia Kaspersky.

É possível desativar a detecção dos seguintes tipos de objetos:

  • Outros softwares que podem ser usados por criminosos para danificar o seu computador ou os dados pessoais. O software inclui aplicativos de administração remota que os administradores de sistema podem usar para acessar a interface de um computador remoto para fins de monitoramento ou gerenciamento.
  • Arquivos com várias compactações. Arquivos que são compactados várias vezes, inclusive por vários empacotadores. A embalagem múltipla torna mais difícil a verificação de objetos.

Gerenciar exclusões

Ao clicar nesse link, a janela Exclusões é aberta com a lista de exclusões de verificação. Uma Exclusão de verificação é um conjunto de condições que, se atendidas, faz com que o aplicativo não verifique um determinado objeto em busca de vírus e outras ameaças.

É possível adicionar, editar ou remover exclusões da lista.

Na janela para adicionar ou editar uma exclusão, é possível definir condições específicas que, se atendidas, impedirão que os objetos sejam verificados (o aplicativo não os verificará):

  • Arquivo ou pasta que devem ser excluídos das verificações (também é possível excluir arquivos executáveis de aplicativos e processos). É possível usar máscaras de acordo com as seguintes regras:
    • O caractere * (asterisco) substitui qualquer conjunto de caracteres, exceto pelos caracteres \ e / (delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\*\*.txt incluirá todos os caminhos a arquivos com a extensão TXT localizados em pastas na unidade C:, mas não em subpastas.
    • Dois caracteres * consecutivos substituem qualquer conjunto de caracteres (incluindo um conjunto vazio) no nome do arquivo ou da pasta, incluindo os caracteres \ e / (delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\*\*.txt incluirá todos os caminhos de arquivos com a extensão TXT localizados na pasta nomeada Pasta exceto para a Pasta em si. A máscara deve incluir pelo menos um nível de aninhamento. A máscara C:\**\*.txt não é uma máscara válida.
    • O ? (ponto de interrogação) substitui qualquer caractere único, exceto pelos caracteres \ e / (delimitadores dos nomes de arquivos e pastas em caminhos para arquivos e pastas). Por exemplo, a máscara C:\Folder\???.txt incluirá caminhos para todos os arquivos localizados na pasta denominada Pasta que tenham a extensão TXT e um nome composto por três caracteres.
  • Tipos de objetos que devem ser excluídos das varreduras. Digite o nome do objeto de acordo com a classificação da Enciclopédia da Kaspersky (por exemplo, Email-Worm, Rootkit ou RemoteAdmin). Você pode usar máscaras com o caractere ? (substitui qualquer caractere único) e o caractere * (substitui qualquer número de caracteres). Por exemplo, se a máscara do Cliente* for especificada, o aplicativo exclui os objetos Cliente-IRC, Cliente-P2P e Cliente-SMTP das verificações.
  • Soma de verificação do objeto. Comparar a soma de verificação de um objeto com a soma de verificação indicada nesta configuração permite que a verificação exclua um objeto que não foi modificado desde a última verificação.
  • Componentes de proteção para os quais a exclusão é aplicada.

Em vez de remover uma exclusão da lista, é possível alterar o status de uma exclusão para Inativo (na janela para adição ou edição de uma exclusão). Quando inativo, a exclusão não será aplicada.

Especificar aplicativos confiáveis

Ao clicar neste link, é aberta uma janela com a lista dos aplicativos confiáveis. O Kaspersky Small Office Security não monitora as atividades do arquivo e da rede de aplicativos confiáveis (incluindo os maliciosos) e não monitora as consultas desses aplicativos no registro do sistema.

É possível adicionar, editar ou excluir aplicativos confiáveis da lista.

Mesmo se um aplicativo estiver na lista de confiáveis, o Kaspersky Small Office Security continua a verificar o arquivo executável e o processo desse aplicativo em busca de vírus e outras ameaças. Caso não queira verificar o arquivo executável e o processo de um aplicativo confiável, adicione o aplicativo à lista de exclusões.

Ao adicionar ou editar um aplicativo confiável, na janela Exclusões do aplicativo, é possível especificar as regras que serão usadas pelo Kaspersky Small Office Security para monitorar a atividade do aplicativo confiável.

Na janela Exclusões do aplicativo, as seguintes regras estão disponíveis:

  • Não verificar arquivos abertos.
  • Não monitorar a atividade de aplicativos. A Prevenção de Intrusões não monitora nenhuma atividade de aplicativos.
  • Não herdar restrições do processo principal (do aplicativo). Se as restrições de um processo ou aplicativo principal não forem herdadas, a atividade de aplicativos será monitorada de acordo com as regras definidas ou de acordo com as regras do grupo de confiança ao qual o aplicativo pertence.
  • Não monitorar a atividade de aplicativos secundários.
  • Não bloquear a interação com a interface do Kaspersky Small Office Security. O aplicativo tem permissão para gerenciar o Kaspersky Small Office Security usando a interface gráfica do Kaspersky Small Office Security. Poderá ser necessário permitir que o aplicativo gerencie a interface do Kaspersky Small Office Security ao usar um aplicativo de conexão remota à área de trabalho ou um aplicativo que suporte a operação de um dispositivo de inserção de dados. Exemplos desses dispositivos incluem painéis táteis e tablets gráficos.
  • Não verificar todo o tráfego (ou tráfego criptografado). Dependendo da opção selecionada (Não verificar todo o tráfego ou Não verificar tráfego criptografado), o Kaspersky Small Office Security exclui da verificação todo o tráfego de rede do aplicativo ou o tráfego transmitido por SSL. O valor dessa configuração não afeta a operação do Firewall: O Firewall verifica o tráfego de aplicativos de acordo com as configurações do Firewall. As exclusões afetam o Antivírus de E-mail, a Navegação Segura e o Antispam. É possível especificar os endereços IP ou as portas de rede aos quais a restrição de controle de tráfego deve ser aplicada.

Se o status de um aplicativo for alterado para Inativo, na janela Exclusões do aplicativo, o Kaspersky Small Office Security não tratará o aplicativo como um aplicativo confiável. Dessa forma, é possível excluir temporariamente um aplicativo da lista de confiáveis sem realmente excluí-lo da lista.

Armazenamento de certificado do sistema confiável

Se um dos armazenamentos/repositórios de certificados de sistema confiáveis for selecionado, o Kaspersky Small Office Security exclui os aplicativos assinados com uma assinatura digital confiável das verificações. O Kaspersky Small Office Security atribui automaticamente esses aplicativos ao grupo Confiável.

Se Não usar for selecionado, o Kaspersky Small Office Security verifica os aplicativos independentemente de eles terem ou não uma assinatura digital. O Kaspersky Small Office Security coloca um aplicativo em um grupo de confiança, dependendo do nível de perigo que esse aplicativo pode representar para o computador.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.