Como migrar o Servidor de Administração do Kaspersky Security Center ou o servidor do DBMS
Mostrar aplicativos e versões relacionados a este artigo
- Kaspersky Security Center 15.1 (versão 15.1.0.20748)
- Kaspersky Security Center 14.2 (versão 14.2.0.26967)
- Kaspersky Security Center 14 (versão 14.0.0.10902)
É preciso atualizar ou mover o Servidor de Administração ou o servidor do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (DBMS ou banco de dados) se quiser:
- Atualizar o aplicativo ou a versão do sistema operacional (SO) do Servidor de Administração ou do servidor de banco de dados.
- Alterar a edição ou o tipo do DBMS.
- Alterar o hardware do servidor.
Para mover o Servidor de Administração ou o servidor DBMS corretamente, siga estas etapas:
- Conheça as regras e os recursos para mover e atualizar um servidor.
- Execute trabalhos preliminares.
- Siga as instruções para a sua situação:
- Como atualizar o Servidor de Administração para uma versão mais recente
- Como alterar a edição ou a versão do MS SQL
-
Como mudar o dispositivo DBMS ou o Servidor de Administração
Use estas instruções se você precisar alterar:- O tipo de DBMS
- O dispositivo do servidor do DBMS
- O dispositivo do Servidor de Administração, preservando o nome de rede anterior no SO e o endereço IP do nó
- outros cenários
Regras e recursos
- Uma nova versão do Servidor de Administração não deve ser inferior à atual.
- Ao restaurar usando um backup, a nova versão do banco de dados não deve ser inferior à atual.
- O banco de dados e os tipos de backup devem corresponder.
- As configurações de agrupamento em um banco de dados anterior e em um novo devem corresponder.
- Um backup do Servidor de Administração pode ser restaurado em uma versão mais recente do Kaspersky Security Center (KSC) ou do banco de dados.
- Um backup do MS SQL Express pode ser restaurado em outras edições do mesmo tipo de DBMS.
- A conversão de imagens de máquinas virtuais para migração para outro hipervisor, instantâneos de máquinas virtuais, backups de SQL e outras soluções de terceiros não podem ser usadas para restaurar o Servidor de Administração e o DBMS.
- É impossível mudar uma instalação existente do Servidor de Administração para um novo endereço de DBMS com uma cópia do banco de dados.
- O processo de inicialização de dados leva até 15 minutos após a atualização ou a restauração do KSC.
Durante esse tempo, o Console de Administração pode falhar ao conectar e exibir os erros: “Falha ao conectar-se ao Servidor de Administração” no console do MMC e “O Servidor de Administração está temporariamente indisponível” no Web Console. Se o problema persistir, verifique os eventos no Log de Eventos da Kaspersky.
Trabalhos preliminares
- Avaliação:
- Certifique-se de ter um pacote de distribuição para a versão instalada do Servidor de Administração e do DBMS para que você possa reverter rapidamente para a configuração anterior.
- Execute o backup de dados usando as ferramentas padrão do Servidor de Administração.
- Salve a lista de pacotes de instalação independentes e publicados.
- Copie o armazenamento de backup de dados e os dados do dispositivo do Servidor de Administração para uma unidade externa.
- Em caso de problemas com a cópia de backup principal ou se mover os objetos manualmente, exporte também os seguintes itens:
- Certificado do Servidor de Administração por meio da criação de uma cópia de backup somente com um certificado
- Tarefa de aplicativo de política e EPP para proteção de endpoint
- Categorias de aplicativos que utiliza
- Lista de todos os dispositivos do formulário de pesquisa
- Lista de plug-ins de gerenciamento de aplicativos instalados
- Chaves de criptografia do disco e senha
Lembre-se da senha do arquivo de chave de criptografia, pois ela não pode ser redefinida.
Como atualizar o Servidor de Administração para uma versão mais recente
- MS SQL 2016 ou posterior.
- Certificado de Servidor de Administração que atenda aos requisitos mínimos: algoritmo de assinatura de certificado SHA-2 e comprimento mínimo da chave 2048.
- Verifique o certificado de Servidor de Administração quanto à conformidade com os requisitos. É possível encontrar o certificado na pasta %ALLUSERSPROFILE%\Application Data\KasperskyLab\adminkit\1093\cert e visualizar seus atributos nas propriedades.
Se o certificado não atender aos requisitos, prepare o servidor para uma atualização usando este guia. - Atualize o KSC usando este guia.
Entre em contato com o Suporte Técnico da Kaspersky se o seguinte erro de banco de dados ocorrer no Assistente de Instalação da Atualização: “Ocorreu um erro no banco de dados: #1950 (˂id˃) Erro genérico do banco de dados: ˂texto_do_erro˃”. - Verifique a funcionalidade dos principais recursos do Servidor de Administração quando a inicialização dos dados no banco de dados estiver concluída.
- Atualize a versão do Agente de Rede, levando em consideração os requisitos.
Como alterar a edição ou a versão do MS SQL
- Verifique se o DBMS selecionado atende às recomendações.
- Verifique se o hardware do servidor do DBMS e do sistema operacional atende aos requisitos para a versão do MS SQL a ser instalada.
- Atualize a edição ou versão do MS SQL.
- Se necessário, aumente o número máximo de eventos armazenados, levando em consideração o tamanho do banco de dados ao atualizar do MS SQL Express para a edição estendida.
Como alterar o DBMS ou o dispositivo do Servidor de Administração
- Se precisar alterar o tipo de DBMS, use estas instruções para assegurar-se de que haja suporte para a movimentação de dados do tipo atual para um novo.
- Crie uma cópia de backup em um formato selecionado.
- Verifique se o tipo correto do novo DBMS está selecionado.
- Instale e configure o novo DBMS usando as recomendações de configuração do banco de dados: MySQL, MariaDB, PostgreSQL ou Postgres Pro.
- Remova a versão atual do Servidor de Administração do dispositivo servidor e reinstale-a. Outra opção é desconectar o servidor da rede e instalar o Servidor de Administração em um novo dispositivo com o mesmo nome de rede e endereço IP do nó.
- Execute uma instalação limpa do Servidor de Administração e especifique as configurações de conexão com o novo DBMS com um banco de dados vazio usando este guia.
- Use estas instruções para restaurar os dados do Servidor de Administração por meio do backup e aguarde a conclusão do processo de importação de dados em segundo plano.
- Recrie e publique os pacotes de instalação do aplicativo independente de acordo com a lista compilada no estágio preliminar.
- Instale os plug-ins dos aplicativos gerenciados de acordo com a lista compilada no estágio preliminar.
- Atualize o certificado do Servidor de Administração nas configurações de conexão do Web Console seguindo estas instruções.
- Se necessário, instale o Servidor de Integração (VIIS) por meio da solução Security for Virtualization e execute a configuração inicial para restabelecer a conexão com os hipervisores.
Recomendações para outras situações
- Se precisar atualizar o Windows do servidor para uma versão mais recente, por exemplo, MS Windows Server 2016 para 2019, siga as instruções no site da Microsoft.
- Se o Assistente de Migração de Dados de um utilitário de backup não tiver a opção necessária para converter para um novo tipo de DBMS (por exemplo, de MS SQL para PostgreSQL), use a importação manual de objetos de política e tarefa.
Para reconectar dispositivos gerenciados ao Servidor de Administração, restaure apenas o certificado do Servidor de Administração do backup e salve as configurações de rede anteriores, o nome e o endereço IP do nó do servidor. - Para alternar entre diferentes instalações operáveis do KSC, use a tarefa Alterar o Servidor de Administração em dispositivos gerenciados ou perfis de conexão do Agente de Rede para outro Servidor de Administração.Execute a configuração com cuidado e verifique-a em um grupo focal de dispositivos gerenciados. Erros podem resultar em perda de controle sobre os dispositivos.
- Use o utilitário klmover para restaurar a conexão com dispositivos não controlados, por exemplo, após uma falha do Servidor de Administração, se não for possível restaurar por meio de um backup.
- Se você precisar alterar o nome do Servidor de Administração, use estas instruções.
- Somente será possível alterar o endereço IP no Servidor de Administração ativo se o usuário se conectar ao Servidor de Administração usando o nome.
- Use estas instruções ao se conectar ao Servidor de Administração usando o endereço IP, mas mude para usar o nome no endereço de conexão do servidor.
- Se a infraestrutura não tiver DNS, adicione mais uma placa de rede ao servidor com o novo endereço IP e migre os dispositivos gerenciados para o novo endereço usando a tarefa: Alterar o Servidor de Administração para dispositivos clientes. Em seguida, será possível excluir a rede antiga no servidor.
O que fazer se houver problemas
Se todos os requisitos forem atendidos, os trabalhos preliminares forem realizados e a migração do servidor for executada conforme as instruções e, mesmo assim, ocorrer um dos seguintes erros:
- Erro ao recuperar o banco de dados. Repita a recuperação no modo silencioso com as configurações de entradas de log e rastreamento de importação.
- "-logfile c:\klbackup-log.txt" ativa o registro em log da importação em um arquivo.
- "-tl 4 -tf c:\klbackup-trace.txt" ativa o rastreamento do nível 4 em um arquivo.
Exemplo de comando:
- Se encontrar outros erros ou problemas, acione o Suporte Técnico da Kaspersky no Kaspersky CompanyAccount. Na solicitação, descreva o problema e inclua informações sobre a localização do banco de dados (local ou remoto), tipo e edição. Anexe:
- Captura de tela do problema e o texto do erro que ocorreu
- Arquivo de configuração do banco de dados
- Relatório GetSystemInfo com a opção Incluir logs de eventos do Windows ativada
Referências úteis
Erros durante o backup no Kaspersky Security Center
Como restaurar um atalho do Console de Administração do Kaspersky Security Center
Sobre a mudança do Agente de Rede para outros Servidores de Administração
Backup e restauração das configurações do Servidor de Administração
Migração para o Kaspersky Security Center Linux