Trabalhar com dispositivos criptografados quando não há acesso a eles

19 de dezembro de 2022

ID 128089

Obter acesso a dispositivos bloqueados

Um usuário pode ter de solicitar o acesso a dispositivos criptografados nos seguintes casos:

  • O disco rígido foi criptografado em um computador diferente.
  • A chave de criptografia de um dispositivo não está no computador (por exemplo, depois da primeira tentativa de acessar a unidade removível criptografada no computador), e o computador não é conectado ao Kaspersky Security Center.

    Depois que o usuário tiver aplicado a chave de acesso ao dispositivo criptografado, o Kaspersky Endpoint Security salva a chave de criptografia no computador do usuário e permite o acesso a este dispositivo depois de tentativas de acesso subsequentes, mesmo se não houver conexão ao Kaspersky Security Center.

O acesso a dispositivos criptografados pode ser obtido assim:

  1. O usuário usa a interface do aplicativo Kaspersky Endpoint Security para criar um arquivo de solicitação de acesso com a extensão kesdc e envia-o ao administrador da rede local corporativa.
  2. O administrador usa o Console de Administração do Kaspersky Security Center para criar um arquivo de chave de acesso com a extensão kesdr e envia-o ao usuário.
  3. O usuário aplica a chave de acesso.

Restaurar dados em dispositivos criptografados

Um usuário pode usar o Utilitário de Restauração de Dispositivo Criptografado (denominado aqui como Utilitário de Restauração) para trabalhar com dispositivos criptografados. Isso pode ser necessário nos seguintes casos:

  • O procedimento para usar uma chave de acesso para obter acesso foi mal sucedido.
  • Os componentes de criptografia não foram instalados no computador com o dispositivo criptografado.

Os dados necessários para restaurar o acesso a dispositivos criptografados usando o Utilitário de Restauração residem na memória do computador do usuário na forma não criptografada por algum tempo. Para reduzir o risco de acesso não autorizado a esses dados, é recomendável que você restaure o acesso a dispositivos criptografados em computadores confiáveis.

Os dados em dispositivos criptografados podem ser restaurados como se segue:

  1. O usuário usa o Utilitário de Restauração para criar um arquivo de solicitação de acesso com a extensão fdertc e envia-o ao administrador da rede local corporativa.
  2. O administrador usa o Console de Administração do Kaspersky Security Center para criar um arquivo de chave de acesso com a extensão fdertr e envia-o ao usuário.
  3. O usuário aplica a chave de acesso.

Para restaurar dados em discos rígidos do sistema criptografado, o usuário também pode especificar as credenciais de conta do Agente de Autenticação no Utilitário de Restauração. Se os metadados da conta do Agente de Autenticação tiverem sido corrompidos, o usuário deve concluir o procedimento de restauração usando um arquivo de solicitação de acesso.

Antes de restaurar dados em dispositivos criptografados, recomenda-se cancelar a política de criptografia do Kaspersky Security Center do computador onde esta operação deve ser executada. Isso evita que a unidade seja criptografada novamente.

Nesta seção:

Obter acesso a dispositivos criptografados pela interface de aplicativo

Conceder acesso de usuário a dispositivos criptografados

Fornecer a um usuário uma chave de recuperação de discos rígidos criptografados com BitLocker

Criar o arquivo executável do Utilitário de Restauração

Restaurando o acesso a dispositivos criptografados utilizando o Utilitário de Restauração

Respondendo a uma solicitação de usuário para restaurar dados em dispositivos criptografados

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.