Ferramenta klactgui para solução remota de problemas de computadores gerenciados no Kaspersky Security Center
Mostrar aplicativos e versões relacionados a este artigo
- Kaspersky Security Center 15.1 (versão 15.1.0.20748)
- Kaspersky Security Center 14.2 (versão 14.2.0.26967)
- Kaspersky Security Center 14 (versão 14.0.0.10902)
A ferramenta de diagnóstico klactgui permite realizar as seguintes ações no computador remoto:
- Ativar e desativar rastreamentos
- Alterar o nível de rastreamento
- Baixar os arquivos de rastreamento
- Baixar configurações de aplicativos
- Baixar o relatório GetSystemInfo
- Baixar logs de eventos
- Iniciar e parar aplicativos
- Executar o diagnóstico do Agente de Rede
- Gerar e baixar despejos de aplicativos
- Carregar e executar ferramentas e baixar os resultados
A ferramenta klactgui.exe está localizada na pasta de instalação do Kaspersky Security Center em um computador com o Servidor de Administração instalado. O caminho padrão é C:\Arquivos de Programas (x86)\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Center.
Descrição da ferramenta klactgui
A ferramenta é compatível com o Agente de Rede, com o Servidor de Administração e o Kaspersky Endpoint Security for Windows.
A ferramenta não é compatível com o Kaspersky Endpoint Security for Mac e o Kaspersky Endpoint Security for Linux.
A ferramenta pode ser conectada a um dispositivo remoto por meio de uma das seguintes maneiras:
- Utilização do Servidor de Administração. A conexão será estabelecida por meio do Servidor de Administração ao qual o computador gerenciado está conectado. Caso o computador pertença ao servidor secundário que não pode ser acessado diretamente, é possível tentar a conexão por meio do Servidor de Administração principal.
- Utilização da rede Microsoft Windows. Para conectar neste modo:
- As portas TCP 139, TCP 445, UDP 137, UDP 138 devem estar abertas em um dispositivo gerenciado.
- Para conexão, a conta de administrador local deve ser utilizada (acesso a Admin$ e direitos de criação de serviço são necessários).
Limitações
- A interrupção do aplicativo só é possível caso o serviço relacionado ofereça suporte ao comando de interrupção.
- A ativação e desativação de rastreamentos para aplicativos com autodefesa ativada estará disponível somente se o Agente de Rede estiver instalado no computador gerenciado.
Como executar a ferramenta e conectar-se ao computador gerenciado
Como conectar-se utilizando as ferramentas do Servidor de Administração
- Em um dispositivo com o Servidor de Administração ou o Console de administração instalado, execute a ferramenta por meio de uma das seguintes maneiras:
- Iniciar (Start) → Kaspersky Security Center → Utilitário de diagnóstico remoto do Kaspersky Security Center (Kaspersky Security Center Remote Diagnostics Utility)
- Na pasta de instalação do Kaspersky Security Center: %Arquivos de Programas (x86)%\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Center
- Selecione Acessar utilizando o Servidor de Administração (Access using Administration Server).
- Especifique o nome do servidor ao qual o dispositivo gerenciado está conectado no campo Servidor de Administração (Administration Server). Caso o dispositivo gerenciado esteja conectado a um servidor secundário, especifique o nome do servidor principal, marque a caixa de seleção O dispositivo pertence ao Servidor de Administração secundário (Device belongs to secondary Administration Server) e especifique o nome do servidor secundário.
- Especifique o nome do dispositivo gerenciado no campo Dispositivo (Device).
- Especifique a conta com as permissões de administrador no Servidor de Administração. Se você escolher a opção Conectar como usuário atual (Connect as current user), a ferramenta será lançada na conta atual.
- Toque em Entrar (Login).
A ferramenta será conectada a um dispositivo gerenciado.
Como conectar-se utilizando as ferramentas de rede do Microsoft Windows
- Em um dispositivo com o Servidor de Administração ou o Console de administração instalado, execute a ferramenta por meio de uma das seguintes maneiras:
- Iniciar (Start) → Kaspersky Security Center → Utilitário de diagnóstico remoto do Kaspersky Security Center (Kaspersky Security Center Remote Diagnostics Utility)
- Na pasta de instalação do Kaspersky Security Center: %Arquivos de Programas (x86)%\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Center
- Selecione Acessar utilizando a rede Microsoft Windows (Access using Microsoft Windows network).
- Especifique o nome do dispositivo gerenciado no campo Dispositivo (Device).
- Especifique a conta com permissões de administrador local no dispositivo gerenciado. Se você escolher a opção Conectar como usuário atual (Connect as current user), a ferramenta será lançada na conta atual.
- Toque em Entrar (Login).
A ferramenta será conectada ao dispositivo gerenciado.
Como ativar e desativar o rastreamento e baixar os arquivos de rastreamento
- Conecte-se ao dispositivo gerenciado.
- Selecione o aplicativo para o qual os rastreamentos serão coletados e clique em Ativar o rastreamento (Enable tracing).
A ativação e desativação de rastreamentos para aplicativos com autodefesa ativada estará disponível somente se o Agente de Rede estiver instalado no dispositivo gerenciado.
- Selecione o nível de rastreamento e clique em OK.
- Acesse a pasta Arquivos de rastreamento (Trace files), selecione o arquivo e clique em Baixar todo o arquivo (Download entire file).
- Para desativar os rastreamentos, selecione o aplicativo para o qual o rastreamento foi ativado e clique em Desativar rastreamento (Disable tracing).
Os arquivos de rastreamento serão coletados e baixados para o dispositivo.
Como baixar as configurações do aplicativo, criar e baixar despejos, baixar e executar ferramentas
- Conecte-se a um dispositivo gerenciado.
- Encontre o nome do computador gerenciado e clique em um dos links:
- Carregue as configurações do aplicativo para baixar as configurações dos aplicativos da Kaspersky instalados no computador remoto.
- Gere o arquivo de despejo de processo para coletar e baixar o arquivo de despejo do aplicativo especificado.
- Utilitário de iniciação para executar uma ferramenta em um computador gerenciado e obter os resultados.
A ação será executada no dispositivo gerenciado.
Como baixar um relatório GetSystemInfo
- Conecte-se ao dispositivo gerenciado.
- Selecione o dispositivo gerenciado na lista.
- Clique em Baixar informações do sistema (Download System Info).
O relatório GetSystemInfo será baixado no dispositivo.
Como baixar o Log de Eventos
- Conecte-se a um dispositivo gerenciado.
- Abra a pasta Log de eventos (Event log) e encontre o log para baixar. Clique em Baixar log de eventos (Download event log) à esquerda.
O log selecionado será baixado no dispositivo.
Como executar diagnósticos e baixar o relatório
- Conecte-se a um dispositivo remoto.
- Selecione Agente de Rede do Kaspersky Security Center (Kaspersky Security Center Network Agent) no quadro à direita e clique em Executar diagnósticos (Run diagnostics) à esquerda.
- Espere até que o relatório seja gerado.
- Selecione Relatório de diagnóstico (Diagnostics report) no quadro direito e clique em Baixar todo o arquivo (Download entire file).
O relatório de diagnóstico será baixado para o dispositivo.
Como executar, parar ou reiniciar um aplicativo.
A interrupção do aplicativo só é possível caso o serviço relacionado ofereça suporte ao comando de interrupção.
- Conecte-se a um dispositivo remoto.
- Selecione o aplicativo no quadro direito e a ação na área esquerda:
- Iniciar o aplicativo
- Parar o aplicativo
- Reiniciar o aplicativo
A ação será executada no dispositivo gerenciado.