Destruidor de arquivos

1 de abril de 2021

ID 84522

A segurança adicional dos dados pessoais é assegurada através da proteção das informações excluídas contra recuperação não autorizada por invasores.

O Kaspersky Total Security contém uma ferramenta de exclusão de dados permanente que torna impossível a recuperação de dados usando ferramentas de software padrão.

O Kaspersky Total Security torna possível excluir dados sem a possibilidade de recuperá-los das seguintes mídias de dados:

  • Unidades locais. A exclusão é possível se você tiver os direitos requeridos para escrever e excluir dados.
  • As unidades removíveis ou outros dispositivos que são reconhecidos como unidades removíveis (como disquetes, cartões de memória, discos USB ou celulares). Os dados podem ser excluídos de um cartão de memória caso sua proteção mecânica contra gravação estiver desativada.

Você pode excluir os dados que pode acessar na sua conta pessoal. Antes de excluir os dados certifique-se de que esses não são usados por aplicativos em execução.

Para excluir dados permanentemente:

  1. Abra a janela principal do aplicativo.
  2. Clique no botão Mais ferramentas, na parte inferior da janela principal, para abrir a janela Ferramentas.
  3. Vá para a seção Proteção dos dados.
  4. Clique no link Destruidor de arquivos para abrir a janela Destruidor de arquivos (consulte a figura a seguir).

    Janela Destruidor de arquivos

    Janela Destruidor de arquivos

  5. Clique no botão Procurar e, na janela Selecionar pasta que é exibida, selecione a pasta ou arquivo a ser excluído permanentemente.

    A exclusão de arquivos e pastas de sistema pode causar problemas na operação do sistema operacional.

  6. Na lista suspensa Método de exclusão de dados, selecione o algoritmo de exclusão de dados desejado.

    Para excluir dados de dispositivos SSD e USB, é recomendável aplicar o método Exclusão rápida ou GOST R 50739-95, Rússia. Outros métodos de exclusão podem danificar um dispositivo SSD ou USB.

    • Exclusão rápida (recomendado). O processo de exclusão consiste em dois ciclos de gravação de dados: gravar zeros e algarismos pseudo aleatórios. A grande vantagem desse algoritmo é o seu desempenho. A exclusão rápida impede a recuperação de dados usando ferramentas de recuperação padrão.
    • GOST R 50739-95, Rússia. O algoritmo executa um ciclo de gravação usando algarismos pseudo-aleatórios e protege os dados contra recuperação com ferramentas comuns. Esse algoritmo corresponde à classe de proteção 2 (de um total de 6), de acordo com a classificação da Russian State Technical Commission.
    • Algoritmo Bruce Schneier. O processo consiste em sete ciclos de gravação. O método difere do algoritmo VSITR alemão pela sequência de gravação de dados. Esse método avançado de exclusão de dados é considerado um dos mais fiáveis.
    • Padrão VSITR, Alemanha. São realizados sete ciclos de gravação de dados. O algoritmo é considerado fiável mas requer muito tempo para sua execução.
    • Padrão NAVSO P-5239-26 (MFM), EUA e Padrão NAVSO P-5239-26 (RLL), EUA. São usados três ciclos de gravação de dados. Os padrões diferem um do outro em termos da sequência por que substituem informações.
    • Padrão DoD 5250.22-M, EUA. Esse algoritmo executa três ciclos de substituição de dados. Esse padrão é usado pelo Departamento de Defesa dos EUA.
  7. Clique no botão Remover.
  8. Na janela de exclusão que será aberta, clique em Remover.

Os arquivos que estão sendo usados por um aplicativo de terceiros não podem ser excluídos.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.