Detecções falsas feitas por aplicativos da Kaspersky. O que fazer?
Uma detecção falsa ou um falso positivo é um caso em que ocorre a detecção incorreta de um arquivo ou site limpos como infectados. Devido a uma detecção falsa, um arquivo pode ser excluído, um processo pode ser encerrado e algumas ações do software podem ser bloqueadas. Em uma infraestrutura crítica, isso pode ter consequências indesejadas graves.
Por que é possível haver detecções falsas?
Na Kaspersky, os testes de aplicativos passam por melhoria contínua e nos esforçamos para reduzir o número de falsos positivos. No entanto, não há como evitar esses casos completamente, pois novas ameaças surgem a cada momento.
A Kaspersky reage rapidamente às novas ameaças, atualizando o banco de dados de hora em hora (incluindo as assinaturas das ameaças). A alternativa a essa abordagem é um tempo de reação mais longo. No entanto, com o tempo de reação mais longo, os usuários podem receber as atualizações necessárias quando o novo malware já tiver se infiltrado nos computadores e causado danos. Nesse caso, a escolha conflituosa entre confiabilidade da proteção e a quantidade de falsas detecções é necessária até que seja possível atingir o melhor equilíbrio.
O que fazer?
Se um aplicativo da Kaspersky bloquear por engano o seu site ou aplicativo, siga estas instruções.
Se suspeitar de um falso positivo:
- Verifique o arquivo ou site usando o Portal do Kaspersky Threat Intelligence.
- Se você não concordar com os resultados de uma verificação de hash, endereço IP, domínio ou endereço da Web, envie o objeto para análise adicional dos especialistas da Kaspersky. Para fazer isso, clique em Submit to reanalyze na página com os resultados da verificação.
Caso tenha problemas para enviar o arquivo, use outro navegador ou abra o Portal do Kaspersky Threat Intelligence no modo de navegação anônima.
- Insira seu endereço de e-mail para que possamos entrar em contato e deixar um comentário, se necessário. Clique em Submit.