Como remover vírus do seu computador antes de instalar um aplicativo da Kaspersky
Mostrar aplicativos e versões relacionados a este artigo
- Kaspersky Standard, Plus, Premium
- Kaspersky Security Cloud
- Kaspersky Internet Security
- Kaspersky Anti-Virus
- Kaspersky Total Security
- Kaspersky Small Office Security
- Kaspersky Free
Ao instalar um aplicativo da Kaspersky, podem aparecer os seguintes problemas:
- O assistente de instalação não inicia. Depois de executar o arquivo de instalação, não acontece nada.
- O assistente de instalação informa sobre erros. Por exemplo:
- Erro 1304.
- “Infecção ativa: falha ao instalar um produto da Kaspersky. Seu computador pode estar infectado”. Para mais informações, consulte este artigo.
- “O aplicativo não foi instalado. Seu computador pode estar infectado”. Para mais informações, consulte este artigo.
Causas
- O sistema operacional está infectado por malware.
- Uma solução antivírus de terceiros está instalada no computador.
- Os arquivos das versões anteriores dos aplicativos da Kaspersky permaneceram no computador.
Solução
- Execute a verificação do computador com as ferramentas especiais:
- O Kaspersky Virus Removal Tool. Veja as instruções neste artigo.
- O Kaspersky Rescue Disk. Veja as instruções neste artigo.
- Remova o antivírus de terceiros e tente instalar o aplicativo da Kaspersky novamente. Veja o guia abaixo.
- Remova os arquivos das versões anteriores. Veja o guia abaixo.
Se a solução ajudar, execute a verificação completa do computador logo que a instalação for concluída. Veja o guia abaixo.
Se a solução não ajudar, entre em contato com o Atendimento ao cliente da Kaspersky. Veja o guia abaixo.
Como remover um antivírus de terceiros
Localize e desinstale o aplicativo antivírus de terceiros do computador.
Para desinstalar o aplicativo do Windows:
- Abra o Painel de Controle. Veja as instruções no site do Suporte Microsoft.
- Vá para Aplicativos → Programas e recursos.
- Localize o aplicativo na lista e clique em Desinstalar/Alterar.
- Siga as instruções do Assistente.
Para desinstalar o aplicativo do macOS:
- Abra o Finder e vá para a seção Aplicativos.
- Localize o ícone do aplicativo.
- Arraste e solte o ícone na Lixeira.
- Reinicie o computador.
Depois de remover o antivírus de terceiros, tente instalar o aplicativo novamente.
Se você tiver problemas para remover o aplicativo ou o problema persistir após a desinstalação bem-sucedida, use uma ferramenta de remoção de software de terceiros.
O que fazer se a atualização do aplicativo falhar
Ao mudar para a nova versão do aplicativo da Kaspersky, pode ocorrer o erro “O aplicativo não foi instalado. Seu computador pode estar infectado”.
Remova o aplicativo Kaspersky com a ferramenta kavremover e reinstale o aplicativo. Veja as instruções aqui.
O que fazer depois da instalação bem-sucedida
Os aplicativos da Kaspersky usam a Tecnologia de Desinfecção Avançada para eliminar infecções ativas. Este recurso combate os programas maliciosos que já foram executados no computador e impedem que o software antivírus os remova.
Se for detectado um código malicioso, a Tecnologia de Desinfecção Avançada:
- Bloqueia o início de novos processos no sistema.
- Bloqueia qualquer alteração relacionada à inicialização no Registro do Sistema.
- Bloqueia a criação de novos arquivos em pastas de inicialização.
- Bloqueia a criação de novos arquivos executáveis.
- Executa uma verificação de objetos de inicialização e remove o código malicioso.
- Reinicia o computador.
- Inicia o sistema sem o código malicioso.
Depois de reiniciar o computador, execute a verificação completa. Veja as instruções para:
- Kaspersky Standard, Plus, Premium
- Kaspersky Security Cloud
- Kaspersky Internet Security
- Kaspersky Anti-Virus
- Kaspersky Total Security
- Kaspersky Small Office Security
- Kaspersky Free.
Para verificar se a Tecnologia de Desinfecção Avançada está ativa:
- Na janela principal do aplicativo Kaspersky, clique em . Para saber como abrir o aplicativo, veja este artigo.
- Se você estiver usando:
- Kaspersky Basic, Standard ou Plus, vá para Configurações de desempenho → Consumo de recursos do PC e certifique-se de que a caixa de seleção Usar tecnologia de desinfecção avançada > esteja marcada.
- Kaspersky Security Cloud, Kaspersky Internet Security, Kaspersky Antivírus, Kaspersky Total Security, Kaspersky Small Office Security ou Kaspersky Free, vá para a seção Geral e certifique-se de que Usar tecnologia de desinfecção avançada.
A Tecnologia de Desinfecção Avançada será ativada.
O que fazer se a solução não funcionar
Se as recomendações acima não funcionarem, e o Kaspersky Rescue Disk e o Kaspersky Virus Removal Tool não detectarem ameaças, entre em contato com o Atendimento ao cliente da Kaspersky escolhendo o tópico e preenchendo o formulário.
Em sua solicitação, forneça:
- Dados de registro (data e local de compra, nome do cliente, código de ativação).
- Captura da tela da mensagem de erro.
- Relatório da ferramenta Kaspersky Get System Info.
Não é possível obter Atendimento ao cliente para o Kaspersky Free por meio do My Kaspersky. Você pode pedir ajuda ou pesquisar seu problema entre os tópicos existentes em nossa Fórum.
Se você deseja suporte completo, compre e instale um aplicativo Kaspersky compatível para uso doméstico.