Sobre golpes de criptografia

8 de novembro de 2023

ID 248822

Golpes de criptografia são uma variedade de crimes cibernéticos que visam roubar criptomoedas como o Bitcoin.

Tipos de golpes de criptografia

Os golpes de criptografia podem ocorrer das seguintes formas:

  • Sites e carteiras criptográficas falsos. Os golpistas criam um site falso que imita uma troca criptográfica conhecida ou uma carteira falsa. Pode ser difícil diferenciar um site desse tipo porque o nome de domínio e o layout do site são muito parecidos com o original. Os usuários acessam o site falso e inserem as informações confidenciais, revelando-as aos golpistas.
  • Phishing criptográfico. Os golpistas criam links de phishing que levam a sites falsos, trocas de criptomoedas ou plataformas de investimento. Esses links são enviados por e-mail para as vítimas ou são colocados em outros sites. Os usuários clicam nos links e perdem seus dados ou fundos.
  • Investimentos falsos em uma “nova” criptomoeda. Os golpistas criam uma proposta falsa para investir em um novo projeto, por exemplo, uma nova criptomoeda. Os usuários interessados enviam fundos para a carteira criptográfica especificada, mas nenhuma criptomoeda é de fato criada e os fundos investidos nunca serão devolvidos.
  • Oportunidades falsas de investimento em criptomoeda. Os golpistas anunciam oportunidades lucrativas de investimento em criptomoedas nas redes sociais e prometem devolver o valor investido multiplicado muitas vezes. Em vez da renda prometida, os usuários perdem os valores investidos.
  • Golpes envolvendo a compra de hardware de mineração. Os usuários pagam pelo hardware de produção (mineração) de criptomoeda, mas nunca recebem os itens prometidos.
  • Sites falsos de compra de criptomoedas. Os golpistas criam um site no qual é possível comprar ostensivamente criptomoeda por moeda fiduciária a uma boa taxa de câmbio. O dinheiro é enviado, mas o usuário não recebe nada em troca.
  • Esquemas de “pump-and-dump” envolvendo criptomoedas. Os golpistas lançam uma campanha publicitária massiva para promover uma criptomoeda individual. Eles prometem que o preço da criptomoeda continuará crescendo. Os investidores correm para comprar a criptomoeda anunciada. Então, os golpistas vendem rapidamente a criptomoeda pelo preço elevado, o que pode fazer com que seu preço caia abaixo do nível inicial em minutos.

Como o aplicativo Kaspersky reconhece golpes de criptomoedas

O aplicativo Kaspersky verifica links em websites usando um banco de dados regularmente atualizado de endereços de phishing e trocas falsas de criptomoedas. Se o site ou a troca de criptomoedas for falso, o aplicativo enviará uma notificação e bloqueará seu acesso antes que o recurso possa te prejudicar.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.