Limitações e avisos

3 de outubro de 2023

ID 85549

O aplicativo Kaspersky tem várias limitações operacionais não críticas.

Limitações na operação de alguns componentes e processamento automático de arquivos

Os arquivos infectados e links maliciosos são processados automaticamente de acordo com regras criadas pelos especialistas da Kaspersky. Não é possível modificar essas regras manualmente. As regras podem ser atualizadas através de uma atualização dos bancos de dados e módulos do aplicativo. As regras de Firewall, Proteção da webcam, Gerenciador de Aplicativos e Prevenção de Intrusões também são atualizadas automaticamente.

Se uma verificação de dispositivo for iniciada do My Kaspersky, os arquivos serão processados automaticamente com base nas regras especificadas no aplicativo. Os arquivos detectados em um dispositivo podem ser processados automaticamente por solicitação do My Kaspersky sem a confirmação.

Dados específicos do processamento de arquivos no modo de proteção interativa

Caso o arquivo infectado faça parte de um aplicativo da Windows Store, o aplicativo Kaspersky funcionando no modo de proteção interativa exibirá uma notificação solicitando a exclusão do arquivo. A ação Desinfectar não está disponível.

Limitações na conexão com o Kaspersky Security Network

Durante sua operação, o aplicativo pode solicitar informações ao Kaspersky Security Network. Se não for possível obter dados do Kaspersky Security Network, o aplicativo tomará decisões com base nos bancos de dados de antivírus locais.

Limitações da funcionalidade Inspetor do Sistema

A proteção contra cryptors (malware que criptografa arquivos do usuário) tem as seguintes limitações:

  • A pasta de sistema Temp é usada para suportar essa funcionalidade. Se a unidade do sistema com a pasta Temp tiver espaço de disco insuficiente para criar arquivos temporários, a proteção contra cryptors não é fornecida. Nesse caso, o aplicativo não exibe uma notificação de que os arquivos não foram copiados para o backup (a proteção não é fornecida).
  • Os arquivos temporários são excluídos automaticamente ao fechar o aplicativo Kaspersky ou ao desativar o componente do Inspetor do Sistema.
  • Em caso de encerramento de emergência do aplicativo Kaspersky, os arquivos temporários não são excluídos automaticamente. Para excluir arquivos temporários, limpe a pasta Temp manualmente. Para isso, abra a janela Executar e, no campo Abrir, insira %TEMP%. Clique em OK.
  • A proteção contra criptografadores é fornecida apenas para arquivos que estão localizados em unidades de dados que foram formatadas com o sistema de arquivos NTFS.
  • O número de arquivos que podem ser restaurados não pode exceder 50 por um processo de criptografia.
  • O volume total de modificações em arquivos não pode exceder 100 MB. Os arquivos com modificações que excederem esse limite não poderão ser restaurados.
  • As modificações de arquivos iniciadas via interface de rede não são monitoradas.
  • Arquivos criptografados com EFS não são suportados.
  • É preciso reiniciar o computador para ativar a proteção contra criptografadores depois que o aplicativo Kaspersky seja instalado.

Limitações da verificação de conexões criptografadas

Devido a limitações técnicas na implementação dos algoritmos de verificação, a verificação de conexões criptografadas não suporta determinadas extensões do protocolo TLS 1.0 e versões posteriores (especialmente NPN e ALPN). As conexões com esses protocolos poderão ser limitadas. Os navegadores com protocolo SPDY suportam o protocolo HTTP por TLS em vez de SPDY, mesmo se o servidor ao qual a conexão for efetuada suportar SPDY. Isso não afeta o nível de segurança da conexão. Se o servidor suportar somente o protocolo SPDY e for impossível estabelecer a conexão através do protocolo HTTPS, o aplicativo não monitora a conexão estabelecida.

O aplicativo não processa tráfego transmitido através de extensões do protocolo HTTP/2.

O Kaspersky previne a troca de dados sobre o protocolo QUIC. Os navegadores usam um protocolo de transporte padrão (TLS ou SSL), independentemente se o protocolo QUIC esteja ativado ou não no navegador.

O Kaspersky monitora somente as conexões criptografadas que consegue descriptografar. O aplicativo não monitora conexões adicionadas à lista de exclusões (link Sites na janela Configurações de rede).

Os seguintes componentes executam a descriptografia e verificação do tráfego criptografado por padrão:

  • Navegação Segura;
  • Safe Money;
  • Consultor de URLs.

O aplicativo Kaspersky descriptografa tráfego criptografado enquanto o usuário está usando o navegador Google Chrome se a extensão Kaspersky Protection for desativada nesse navegador.

O aplicativo Kaspersky não monitora o tráfego caso o navegador carregue uma página da Web ou seus elementos a partir de um cache local ou a partir da Internet.

Limitações na verificação de conexões criptografadas do cliente The Bat

Como o programa de e-mail The Bat usa o próprio armazenamento de certificados, o aplicativo Kaspersky identifica o certificado usado para estabelecer uma conexão HTTPS entre esse cliente e o servidor como não confiável. Para evitar que isso aconteça, configure o cliente de e-mail The Bat para funcionar a partir do Armazenamento de certificados local do Windows.

Limitações sobre exclusões de verificação de conexões criptografadas

Ao verificar conexões criptografadas com sites que foram adicionados a exclusões, certos componentes como Antibanner, Consultor de URLs e Navegação Particular podem continuar verificando conexões criptografadas. Os componentes Safe Money e Safe Browsing não verificam sites que foram adicionados às exclusões.

Limitações da Backup e restauração

As limitações seguintes aplicam-se ao Backup e restauração:

  • O armazenamento on-line de cópias de backup torna-se indisponível quando o disco rígido ou o computador for substituído. Visite o site do Suporte da Kaspersky para obter informações sobre como restaurar a conexão com o Armazenamento on-line após substituir seu hardware.
  • A edição de arquivos de serviço no armazenamento de backup pode resultar na perda de acesso ao armazenamento de backup e incapacidade de restaurar seus dados.
  • Como o aplicativo faz o backup através do serviço de cópia de sombra do sistema, o arquivo de dados offline do Outlook (.ost) não é incluído no conjunto de backup porque ele não foi projetado para ter backup.

Limitações à funcionalidade do Cofre Secreto

Quando um cofre secreto é criado no sistema de arquivos FAT32, o tamanho do arquivo do cofre secreto na unidade não pode exceder 4 GB.

Dados específicos sobre a verificação da memória do kernel para rootkits no modo de Navegador protegido

Quando um módulo não confiável é detectado no modo Navegador protegido, uma nova guia de navegador é exibida com uma notificação sobre detecção de malware. Se isso ocorrer, recomenda-se fechar o navegador e executar uma Verificação Completa do computador.

Dados específicos da proteção de dados da área de transferência

O aplicativo Kaspersky permite que um aplicativo acesse a área de transferência nos seguintes casos:

  • Um aplicativo com a janela ativa tenta colocar dados na área de transferência. A janela ativa é a janela que você está atualmente a usar.
  • Um processo confiável de um aplicativo tenta colocar dados na área de transferência.
  • Um processo confiável de um aplicativo ou um processo com a janela ativa tenta receber dados da área de transferência.
  • Um processo de aplicativo que colocou anteriormente dados na área de transferência tenta receber esses dados.

Especificidades de processamento do arquivo infectado por componentes do aplicativo

Por padrão, o aplicativo pode excluir arquivos infectados que não é possível desinfetar. A remoção por padrão pode ser executada durante o processamento de arquivos por parte de componentes como a Prevenção de Intrusões, o Antivírus de e-mail e o Antivírus de arquivos durante tarefas de verificação e quando o Inspetor do Sistema detecta atividades maliciosas de aplicativos.

Limitações aplicáveis a determinados componentes, no caso de instalação do aplicativo junto com o Kaspersky Fraud Prevention for Endpoints

A operação dos seguintes componentes do aplicativo Kaspersky é limitada no navegador protegido, caso o aplicativo esteja instalado junto com o Kaspersky Fraud Prevention for Endpoints:

  • Navegação Segura, exceto Anti-Phishing;
  • Consultor de URLs;
  • Antibanner.

Especificações da operação do processo de execução automática

O processo de execução automática registra os resultados do seu funcionamento. Os dados são registrados em arquivos de texto de nome “kl-autorun-<date><time>.log”. Para visualizar os dados, abra a janela Executar e, no campo Abrir, digite %TEMP% e clique OK.

Todos os arquivos de rastreio são salvos no caminho para arquivos de instalação que foram baixados durante o funcionamento do processo de execução automática. Os dados são armazenados durante o funcionamento do processo de execução automática e excluídos permanentemente quando esse processo é concluído. Os dados não são enviados para lugar nenhum.

Limitações do aplicativo Kaspersky no Microsoft Windows 10 RS4 com o modo proteção de dispositivo ativado

A operação da seguinte funcionalidade é parcialmente limitada:

  • Proteção da área de transferência
  • Proteção do navegador contra emuladores de entrada de teclado e mouse (falsificação de entrada)
  • Proteção de aplicativos de gerenciamento remoto
  • Proteção do navegador (gerenciamento por API, proteção contra ataques que usam mensagens perigosas em janelas do navegador, proteção contra o gerenciamento de fila de mensagens)
  • Análise heurística (emulação da inicialização de aplicativos maliciosos)

Caso o modo UMCI seja ativado no Windows, o aplicativo Kaspersky não detectará os bloqueadores de tela.

Sobre registrar eventos no registro de eventos do Windows que estão relacionados com o Contrato de Licença do Usuário Final e com a Kaspersky Security Network

Os eventos relacionados com aceitação e recusa dos termos do Contrato de Licença do Usuário Final, e também com aceitação e recusa de participação na Kaspersky Security Network, são registrados no registro de eventos do Windows.

Limitações de verificações da reputação de endereço local no Kaspersky Security Network

Os links para recursos locais não são verificados no Kaspersky Security Network.

Avisar sobre aplicativos que reúnem informações

Caso um aplicativo que reúna as informações e as envia para serem processadas seja instalado no seu computador, o aplicativo Kaspersky pode classificá-lo como malware. Para evitar isso, é possível excluir o aplicativo da verificação configurando o aplicativo Kaspersky como descrito neste documento.

Avisar sobre a criação de um relatório de instalação do aplicativo

Um arquivo dos relatórios de instalação é criado quando o aplicativo é instalado em um computador. Se a instalação do aplicativo for concluída com um erro, um arquivo de relatório de instalação será salvo e você poderá enviá-lo ao Atendimento ao cliente. Você pode exibir o conteúdo do arquivo de relatórios da instalação clicando no link na janela do aplicativo. Se o aplicativo for instalado com sucesso, o arquivo de relatórios da instalação será imediatamente excluído do seu computador.

Limitações do controle da webcam no sistema operacional Microsoft Windows 10 Anniversary Update (RedStone 1)

Depois de instalar o aplicativo no sistema operacional Microsoft Windows 10 Anniversary Update (RedStone 1), o controle do acesso à webcam não é garantido até que o computador seja reiniciado.

Limitação de backup on-line e dados de restauração de cópias de backup

Não é possível executar simultaneamente uma tarefa de backup do Kaspersky e uma tarefa de recuperação dos dados do Utilitário de Restauração Kaspersky no mesmo computador.

Limitações do firewall

O firewall não controla conexões locais instaladas por aplicativos controlados.

Limitações do componente Prevenção de Intrusões

Caso o VeraCrypt esteja instalado no computador, o aplicativo Kaspersky pode ser encerrado ao trabalhar com o componente de Prevenção de Intrusões. Para resolver esse problema, atualize o VeraCrypt para a versão 1.19 ou posterior.

Limitações quando o aplicativo for iniciado pela primeira vez depois de fazer um upgrade do Microsoft Windows 7 para o Microsoft Windows 10

Caso tenha feito um upgrade do Microsoft Windows 7 para o Microsoft Windows 8 / 8.1 ou para o Microsoft Windows 10/RS1/RS2/RS3, o aplicativo Kaspersky opera com as seguintes limitações quando for iniciado pela primeira vez:

  • Somente o Antivírus de arquivos (proteção em tempo real) está em execução. Outros componentes do aplicativo não estão em execução.
  • A autodefesa de arquivos e do registro do sistema está em execução. A autodefesa dos processos não está em execução.
  • A interface de aplicativo não está disponível até que você reinicie o computador. O aplicativo exibe uma notificação que afirma que alguns componentes de aplicativo não estão em execução e que o computador deve ser reiniciado após a conclusão da adaptação ao novo sistema operacional.
  • Somente a opção Sair está disponível no menu de contexto do ícone do aplicativo na área de notificação.
  • O aplicativo não exibe notificações, e automaticamente seleciona a ação recomendada.

Avisar sobre drivers de aplicativo de adaptação de erro ao atualizar o sistema operacional do Windows 7 para o Windows 10

O upgrade do Windows 7 para o Windows 10 pode resultar em um erro de adaptação de drivers do aplicativo Kaspersky. Os drivers são adaptados em segundo plano, o que significa que você não recebe notificações sobre seu progresso.

Se houver um erro ao adaptar os drivers, você não poderá usar os seguintes recursos do aplicativo:

  • Firewall
  • Detecção de ameaça enquanto o sistema operacional carrega
  • Proteção de processos do aplicativo usando a tecnologia de Protected Process Light (PPL) da Microsoft Corporation

Você pode usar os seguintes métodos para corrigir o erro:

  • Reiniciar o computador e reiniciar a adaptação do aplicativo de notificação no Centro de Notificações.
  • Desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo.

Limitações de uso da funcionalidade Smart Home Monitor

Alterar as configurações de uma rede Ethernet no registro do sistema pode fazer com que o componente Smart Home Monitor mostre a rede Ethernet na lista de redes Wi-Fi detectadas e exiba os dispositivos conectados a essa rede.

Limitações da verificação de tráfego enviado por HTTPS no navegador Mozilla Firefox

No Mozilla Firefox 58.x e versões posteriores, o aplicativo não verifica o tráfego transmitido por protocolo HTTPS se a modificação de configurações do navegador estiver protegida por uma Senha principal. Quando uma Senha principal for detectada no navegador, o aplicativo exibe uma notificação com um link para um artigo da Base de Dados de Conhecimento. O artigo contém instruções sobre a resolução desse problema.

Se o tráfego por HTTPS não for monitorado, a operação dos seguintes componentes será limitada:

  • Navegação Segura;
  • Anti-Phishing;
  • Controle para Pais;
  • Proteção da Privacidade;
  • Antibanner;
  • Inserção segura dos dados;
  • Safe Money.

Limitações da extensão Kaspersky Protection no Google Chrome e no Mozilla Firefox

A extensão Kaspersky Protection não funciona no Google Chrome e no Mozilla Firefox se o Malwarebytes for Windows estiver instalado no seu computador.

Considerações especiais ao instalar o aplicativo no Microsoft Windows 7 Service Pack 0 e Service Pack 1

Ao instalar o aplicativo em um sistema operacional sem suporte para certificados com uma assinatura digital SHA256, o aplicativo instalará seu próprio certificado confiável.

Sobre a testagem automática da funcionalidade dos aplicativos da Kaspersky

Os aplicativos da Kaspersky Lab, incluindo o aplicativo Kaspersky, têm uma API especial (interface de programação de aplicativos) para testes automáticos da funcionalidade do aplicativo. Essa API se destina ao uso apenas por desenvolvedores da Kaspersky.

Inserção segura dos dados com o teclado ao executar diversas sessões do terminal

A inserção segura dos dados com o teclado não está disponível quando diversas sessões concorrentes estão em execução.

Este artigo foi útil?
O que podemos melhorar?
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.
Agradecemos o seu comentário! Ele nos ajuda a melhorar.