Ao trabalhar em uma rede com criptografia fraca, os dados podem ser facilmente interceptados por criminosos. Se você estiver se conectando à sua rede doméstica e receber uma mensagem informando que a criptografia é fraca, altere para um tipo de criptografia mais seguro.
Os tipos mais comuns de criptografia de rede sem fio:
- WEP
- TKIP
- WPA
- WPA2 (AES/CCMP)
Os protocolos variam em seus níveis de segurança. O WEP é inferior aos demais em termos de segurança, mas é compatível com equipamentos mais antigos. WPA2 é o mais seguro.
As interfaces do roteador variam dependendo do fornecedor, modelo específico e versão do firmware. Para obter ajuda para navegar pelas configurações do roteador, consulte o manual do usuário do seu modelo. Geralmente, ele é fornecido com o roteador, mas se não estiver disponível, é possível baixá-lo do site do fornecedor.
Como exemplo, exibiremos as configurações de um roteador TP-Link TL-WR841N.
Para alterar o tipo de criptografia da rede sem fio:
- Digite o endereço IP do roteador na barra de endereços do navegador. Por exemplo, 192.168.1.1 ou 192.168.0.1. A conexão será conduzida para a página de autorização das configurações do roteador. Caso os endereços IP não funcionem, tente olhar na parte inferior do roteador ou no manual do usuário.
- Na página de autorização, digite o login e a senha. Se você não os alterou, poderá encontrá-los na parte inferior do roteador. Normalmente, o login é admin e a senha é admin.
- Na página de configurações do roteador, selecione Wireless → Wireless Security (Rede sem fio → Segurança da rede sem fio).
- No menu suspenso Version (Versão), selecione WPA2-PSK.
- No menu suspenso Encryption (Criptografia), selecione AES.
- Clique em Save (Salvar).
