Índice
- Guia de Introdução
- Sobre o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security for Windows
- Considerações especiais ao trabalhar com versões diferentes de plug-ins de gerenciamento
- Interface do aplicativo
- Guia de Introdução
- Gerenciamento de políticas
- Gerenciamento de tarefas
- Definir as configurações locais do aplicativo
- Iniciar e interromper o Kaspersky Endpoint Security
- Pausar e reiniciar a Proteção e Controle do computador
Guia de Introdução
Após a instalação do Kaspersky Endpoint Security, você pode gerenciar o aplicativo usando as seguintes interfaces:
- Interface local do aplicativo.
- Console de Administração do Kaspersky Security Center.
- Kaspersky Security Center 12 Web Console.
- Kaspersky Security Center Cloud Console.
Console de administração do Kaspersky Security Center
O Kaspersky Security Center permite que você instale e desinstale remotamente, inicie e interrompa o Kaspersky Endpoint Security, defina as configurações do aplicativo, altere o conjunto de componentes de aplicativos disponíveis, adicione chaves e inicie e pare as tarefas de atualização e verificação.
O aplicativo pode ser gerenciado através do Kaspersky Security Center utilizando o plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security.
Para obter mais informações sobre o gerenciamento do aplicativo por meio do Kaspersky Security Center, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
Kaspersky Security Center Web Console 12, Web Console e Cloud Console
O Kaspersky Security Center 12 Web Console (doravante também referido como Web Console) é um aplicativo Web destinado a executar centralmente as principais tarefas para gerenciar e manter o sistema de segurança da rede de uma organização. O Web Console é um componente do Kaspersky Security Center que fornece uma interface de usuário. Para obter informações detalhadas sobre o Kaspersky Security Center 12 Web Console, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
O Kaspersky Security Center Cloud Console (doravante também denominado " Cloud Console") é uma solução baseada na nuvem para proteger e gerenciar a rede de uma organização. Para obter informações detalhadas sobre o Kaspersky Security Center Cloud Console, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center Cloud Console.
O Web Console e o Cloud Console permitem:
- Monitorar o status do sistema de segurança da sua organização.
- Instalar aplicativos da Kaspersky nos dispositivos da sua rede.
- Gerenciar aplicativos instalados.
- Exibir relatórios do status do sistema de segurança.
O gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security por meio do Web Console, do Cloud Console e do Console de administração do Kaspersky Security Center fornecem recursos de gerenciamento diferentes. Os componentes e tarefas disponíveis também variam para os diferentes consoles.
Interface do Kaspersky Security Center 12 Web Console
Sobre o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security for Windows
O plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security for Windows permite a interação entre o Kaspersky Endpoint Security e o Kaspersky Security Center. O plug-in de gerenciamento permite que você gerencie o Kaspersky Endpoint Security usando políticas, tarefas e configurações locais do aplicativo. A interação com o Web Console do Kaspersky Security Center 12 é fornecida pelo plug-in da web.
A versão do plug-in de gerenciamento pode diferenciar da versão do aplicativo do Kaspersky Endpoint Security instalado no computador cliente. Se a versão instalada do plug-in de gerenciamento tiver menos funcionalidades do que a versão instalada do Kaspersky Endpoint Security, as configurações das funções ausentes não serão reguladas pelo plug-in de gerenciamento. Essas configurações podem ser modificadas pelo usuário na interface local do Kaspersky Endpoint Security.
O plug-in da web não é instalado por padrão no Kaspersky Security Center 12 Web Console. Ao contrário do Plug-in de Gerenciamento do Console de administração do Kaspersky Security Center, instalado na estação de trabalho do administrador, o plug-in da web deve ser instalado em um computador com o Kaspersky Security Center 12 Web Console instalado. A funcionalidade do plug-in da web está disponível para todos os administradores que têm acesso ao Web Console em um navegador. Você pode visualizar a lista de plug-ins da web instalados na interface do Web Console: Configurações do console → Plug-ins. Para obter mais detalhes sobre a compatibilidade das versões de plug-ins da web e do Web Console, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
Instalar o plug-in da web
Você pode instalar o plug-in da Web da seguinte maneira:
- Instale o plug-ins da web usando o Assistente de configuração inicial do Kaspersky Security Center 12 Web Console.
O Web Console solicita automaticamente que você execute o Assistente de Configuração Inicial ao conectar o Web Console ao Servidor de administração pela primeira vez. Você também pode executar o Assistente de Configuração Inicial na interface do Web Console (Descoberta e implementação do dispositivo → Implementação e atribuição → Assistente de Configuração Inicial). O Assistente de Configuração Inicial também pode verificar se os plug-ins da Web instalados estão atualizados e fazer download das atualizações necessárias. Para obter mais detalhes sobre o Assistente de Configuração Inicial do Kaspersky Security Center 12 Web Console, consulte o Guia de Ajuda do Kaspersky Security Center.
- Instale o plug-in da web pela lista de pacotes de distribuição disponíveis no Web Console.
Para instalar o plug-in da web, selecione o pacote de distribuição do plug-in da web do Kaspersky Endpoint Security na interface do Web Console: Configurações do console → Plug-ins. A lista de pacotes de distribuição disponíveis é atualizada automaticamente depois que novas versões de aplicativos da Kaspersky são lançadas.
- Faça download do pacote de distribuição para o Web Console a partir de uma fonte externa.
Para instalar o plug-in da web, adicione o arquivo ZIP do pacote de distribuição para o plug-in da web do Kaspersky Endpoint Security na interface do Web Console: Configurações do console → Plug-ins. O pacote de distribuição do plug-in da Web pode ser baixado no site da Kaspersky, por exemplo.
Atualização do plug-in de gerenciamento
Para atualizar o plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security for Windows, faça o download da versão mais recente do plug-in (incluída no kit de distribuição ) e execute o assistente de instalação do plug-in.
Se uma nova versão do plug-in de web for disponibilizada, o Web Console exibirá a notificação Atualizações disponíveis para plug-ins em uso. Você pode prosseguir com a atualização da versão do plug-in da web a partir dessa notificação do Web Console. Também é possível verificar manualmente se há novas atualizações do plug-in da web na interface do Web Console (Configurações do console → Plug-ins). A versão anterior do plug-in da web será automaticamente removida durante a atualização.
Quando o plug-in da web for atualizado, os componentes já existentes (por exemplo, políticas ou tarefas) serão salvos. As novas configurações de itens que implementam novas funções do Kaspersky Endpoint Security aparecerão nos itens existentes e terão os valores padrões.
Você pode atualizar o plug-in da web da seguinte maneira:
- Atualize o plug-in da web na lista de plug-ins no modo on-line.
Para atualizar o plug-in da web, selecione o pacote de distribuição do plug-in da web do Kaspersky Endpoint Security na interface do Web Console (Configurações do console → Plug-ins). O Web Console verifica se há atualizações disponíveis nos servidores da Kaspersky e faz o download das atualizações relevantes.
- Atualizar o plug-in da web a partir de um arquivo.
Para atualizar o plug-in da web, selecione o arquivo ZIP do pacote de distribuição para o plug-in da web do Kaspersky Endpoint Security na interface do Web Console: Configurações do console → Plug-ins. O pacote de distribuição do plug-in da Web pode ser baixado no site da Kaspersky, por exemplo. Você somente pode atualizar o plug-in da web do Kaspersky Endpoint Security para uma versão mais recente. O plug-in da web não pode ser atualizado para uma versão mais antiga.
Se algum item for aberto (como uma política ou tarefa), o plug-in da web verificará as suas informações de compatibilidade. Se a versão do plug-in da web for igual ou posterior à versão especificada nas informações de compatibilidade, você poderá modificar as configurações desse item. Caso contrário, não será possível usar o plug-in da web para alterar as configurações do item selecionado. É recomendável atualizar o plug-in da web.
Início da páginaConsiderações especiais ao trabalhar com versões diferentes de plug-ins de gerenciamento
Você pode gerenciar o Kaspersky Endpoint Security por meio do Kaspersky Security Center apenas se tiver um Plug-in de Gerenciamento cuja versão seja igual ou posterior à versão especificada nas informações sobre a compatibilidade do Kaspersky Endpoint Security com o Plug-in de Gerenciamento. Você pode visualizar a versão mínima exigida do Plug-in de Gerenciamento no arquivo installer.ini incluído no kit de distribuição .
Se algum item for aberto (como uma política ou tarefa), o Plug-in de gerenciamento verificará as informações de compatibilidade. Se a versão do plug-in de gerenciamento for igual ou posterior à versão especificada nas informações de compatibilidade, você pode modificar as configurações desse item. Caso contrário, não será possível usar o plug-in de gerenciamento para alterar as configurações do item selecionado. Recomenda-se fazer um upgrade do plug-in de gerenciamento.
Atualizar o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows
Se o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows for instalado no Console de Administração, considere o seguinte ao instalar o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows:
- O Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows não será removido e continuará disponível para operação.
- O Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows não é compatível com gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows em computadores de usuários.
- O Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows não é compatível com itens (por exemplo, políticas ou tarefas) que foram criados usando o plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows.
Se você removeu o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows e instalou o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows, será necessário criar novas políticas, tarefas etc. Você também pode instalar o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows com o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows para executar a migração. Depois que a migração estiver concluída, remova o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 10 for Windows.
Atualizar o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows
Se o Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows for instalado no Console de Administração, considere o seguinte ao instalar uma nova versão do Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows:
- A versão anterior do Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows será removida.
- A nova versão do Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows é compatível com gerenciamento da versão anterior do Plug-in de gerenciamento do Kaspersky Endpoint Security 11 for Windows em computadores de usuários.
- Você pode usar a nova versão do plug-in de gerenciamento para alterar as configurações em políticas, tarefas e outros elementos criados pela versão anterior do plug-in de gerenciamento.
- Para novas configurações, a nova versão do Plug-in de gerenciamento atribui os valores padrões quando uma política, perfil de política ou tarefa são salvos pela primeira vez.
Depois de atualizar o Plug-in de gerenciamento, é recomendável verificar e salvar os valores das novas configurações das políticas e dos perfis de políticas. Se você não fizer isso, os novos grupos de configurações do Kaspersky Endpoint Security no computador do usuário usarão os valores padrões e poderão ser editados (o atributo
). É recomendável verificar as configurações que iniciam com políticas e perfis de política no nível superior da hierarquia. Também é recomendável usar a conta de usuário que tenha direitos de acesso a todas as áreas funcionais do Kaspersky Security Center.
Para saber mais sobre os novos recursos do aplicativo, consulte as Notas de Versão ou a ajuda do aplicativo.
- Se um novo parâmetro tiver sido adicionado a um grupo de configurações na nova versão do Plug-in de gerenciamento, o status definido anteriormente do atributo
/
desse grupo de configurações não é modificado.
Interface do aplicativo
A janela principal do Kaspersky Endpoint Security contém elementos da interface que permitem o acesso às principais funções do aplicativo.
A janela principal do aplicativo contém os seguintes itens:
- Link para o Kaspersky Endpoint Security for Windows. Clique neste link para abrir a janela Sobre com informações sobre a versão do aplicativo.
- Botão
. Ao clicar neste botão, você será direcionado para o sistema de ajuda do Kaspersky Endpoint Security.
- Seção Tecnologias de detecção de ameaças. A seção contém as seguintes informações:
- A parte esquerda da seção exibe uma lista de tecnologias de detecção de ameaças. O número de ameaças detectadas usando a tecnologia específica aparece à direita do nome de cada tecnologia de detecção de ameaça.
- Dependendo da presença de ameaças ativas, o centro da seção exibe uma das seguintes legendas:
- Não há ameaças. Se essa legenda for exibida, clique na seção Tecnologias de detecção de ameaças para abrir a janela Tecnologias de detecção de ameaças, que fornece uma breve descrição das tecnologias de detecção de ameaças e o status e estatísticas globais da infraestrutura do serviço da nuvem da Kaspersky Security Network.
- N ameaças ativas. Se essa legenda for exibida, clique na seção Tecnologias de detecção de ameaças para abrir a janela Ameaças ativas, que exibe uma lista de eventos associados aos arquivos infectados que não foram processados por algum motivo.
- Seção Componentes de proteção. Clique nesta seção para abrir a janela Componentes de proteção. Nesta janela, você pode exibir o status operacional de componentes instalados. Nesta janela, você também pode abrir uma subseção na janela Configurações com as configurações de qualquer componente instalado, exceto pelos componentes de criptografia.
- Seção Tarefas. Clique nesta seção para abrir a janela Tarefas. Nesta janela, você pode gerenciar a operação das tarefas do Kaspersky Endpoint Security que são usadas para atualizar os módulos e bancos de dados do aplicativo, verificar os arquivos quanto a vírus e outros malwares e executar uma verificação de integridade.
- Botão Relatórios. Clique neste botão para abrir a janela Relatórios com informações sobre evento que ocorreram durante a operação do aplicativo em geral ou seus componentes separados, ou durante a execução das tarefas.
- Botão Repositórios. Clique neste botão para abrir a janela Backup. Nesta janela, você pode exibir uma lista de cópias de arquivos infectados excluídos pelo aplicativo.
- Botão Suporte. Ao clicar neste botão é aberta a janela Suporte, que contém as informações sobre o sistema operacional, a versão do Kaspersky Endpoint Security, e que direciona você aos recursos de informações da Kaspersky.
- Botão Configurações. Clique neste botão para abrir a janela Configurações, na qual é possível modificar as configurações padrão do aplicativo.
- Botão
/
/
. Clique neste botão para abrir a janela Eventos, com informações sobre as atualizações disponíveis, bem como solicitações para acessar dispositivos e arquivos criptografados.
- Link Licença. Clique neste link para abrir a janela Licenciamento, com informações sobre a licença atual.
Janela principal do aplicativo
Ícone do aplicativo na área de notificação da barra de tarefas
Logo após a instalação do Kaspersky Endpoint Security, o ícone do aplicativo é exibido na área de notificação da barra de tarefas do Microsoft Windows.
O ícone atende às seguintes finalidades:
- Indicar a atividade do aplicativo.
- Funcionar como um atalho para o menu de contexto e para a janela principal do aplicativo.
Os seguintes status do ícone do aplicativo são fornecidos para exibir informações operacionais do aplicativo:
- O ícone
indica que os componentes de proteção de importância crítica do aplicativo estão ativos. O Kaspersky Endpoint Security exibirá um aviso
, se o usuário precisar executar uma ação, por exemplo, reinicie o computador após atualizar o aplicativo.
- O ícone
indica que os componentes de proteção de importância crítica do aplicativo estão desabilitados ou não funcionaram. Os componentes de proteção podem funcionar mal, por exemplo, se a licença expirou ou como resultado de um erro no aplicativo. O Kaspersky Endpoint Security exibirá um aviso
com uma descrição do problema na proteção do computador.
O menu de contexto do ícone do aplicativo contém os seguintes itens:
- Kaspersky Endpoint Security for Windows. Abre a janela principal do aplicativo. Nesta janela, é possível ajustar a operação dos componentes e das tarefas do aplicativo e exibir estatísticas de arquivos processados e ameaças detectadas.
- Configurações. Abre a janela de configurações do aplicativo.
- Pausar proteção e controle / Reiniciar proteção e controle . Pausa a operação de proteção e controle de todos os componentes que não estiverem bloqueados (
) na política. Antes de executar essa operação, recomenda-se desativar a política do Kaspersky Security Center.
Antes de pausar a operação de proteção e controle dos componentes, o aplicativo solicita a senha para acessar o Kaspersky Endpoint Security (senha de conta ou temporária). Você pode então selecionar o período de pausa: por um período de tempo específico, até a reinicialização ou mediante solicitação do usuário.
Este item do menu de contexto está disponível se a Proteção por senha estiver ativada. Para retomar a operação de proteção e controle dos componentes, selecione Retomar proteção e controle no menu de contexto do aplicativo.
Interromper a operação de proteção e controle dos componentes não afeta o desempenho das tarefas de atualização e verificação. O aplicativo também continua usando a Kaspersky Security Network.
- Desativar política / Ativar política . Desativa uma política do Kaspersky Security Center no computador. Todas as configurações do Kaspersky Endpoint Security estão disponíveis para configuração, incluindo configurações que possuem um cadeado fechado na política (
). Se a política estiver desativada, o aplicativo solicita a senha para acessar o Kaspersky Endpoint Security (senha da conta ou senha temporária). Este item do menu de contexto está disponível se a Proteção por senha estiver ativada. Para ativar a política, selecione Ativar política no menu de contexto do aplicativo.
- Suporte. Isso abre a janela Suporte que contém as informações necessárias para entrar em contato com o Suporte Técnico da Kaspersky.
- Sobre. Este item abre uma janela de informações que contém detalhes do aplicativo.
- Sair. Este item encerra o Kaspersky Endpoint Security. Quando você clica neste menu de contexto o aplicativo é retirado da RAM do computador.
Menu de contexto do ícone do aplicativo
Interface de aplicativo simplificada
Se uma política do Kaspersky Security Center configurada para exibir a interface de aplicativo simplificada for aplicada a um computador cliente no qual o Kaspersky Endpoint Security está instalado, a janela do aplicativo principal não estará disponível nesse computador cliente. Clique com o botão direito para abrir o menu de contexto do ícone do Kaspersky Endpoint Security (consulte a figura abaixo) que contém os seguintes itens:
- Desativar política / Ativar política . Desativa uma política do Kaspersky Security Center no computador. Todas as configurações do Kaspersky Endpoint Security estão disponíveis para configuração, incluindo configurações que possuem um cadeado fechado na política (
). Se a política estiver desativada, o aplicativo solicita a senha para acessar o Kaspersky Endpoint Security (senha da conta ou senha temporária). Este item do menu de contexto está disponível se a Proteção por senha estiver ativada. Para ativar a política, selecione Ativar política no menu de contexto do aplicativo.
- Tarefas. Lista suspensa com os seguintes itens:
- Atualização.
- Reversão da última atualização.
- Verificação Completa.
- Verificação Personalizada.
- Verificação de Áreas Críticas.
- Verificação de integridade.
- Suporte. Isso abre a janela Suporte que contém as informações necessárias para entrar em contato com o Suporte Técnico da Kaspersky.
- Sair. Este item encerra o Kaspersky Endpoint Security. Quando você clica neste menu de contexto o aplicativo é retirado da RAM do computador.
Menu de contexto do ícone de aplicativo ao exibir a interface simplificada
Configurar a exibição da interface do aplicativo
Você pode configurar o modo de exibição da interface do aplicativo para um usuário. O usuário pode interagir com o aplicativo das seguintes maneiras:
- Com interface simplificada. Em um computador cliente, a janela principal do aplicativo está inacessível e apenas o ícone na área de notificação do Windows está disponível. No menu de contexto do ícone, o usuário pode executar um número limitado de operações com o Kaspersky Endpoint Security . O Kaspersky Endpoint Security também exibe notificações acima do ícone do aplicativo.
- Com interface completa. Em um computador cliente, a janela principal do Kaspersky Endpoint Security e o ícone na área de notificação do Windows estão disponíveis. No menu de contexto do ícone, o usuário pode executar operações com o Kaspersky Endpoint Security. O Kaspersky Endpoint Security também exibe notificações acima do ícone do aplicativo.
- Sem interface. Em um computador cliente, nenhum sinal da operação do Kaspersky Endpoint Security é exibido. O ícone na área de notificação do Windows e as notificações não estão disponíveis.
Como configurar o modo de exibição da interface do aplicativo no Console de administração (MMC)
Como configurar o modo de exibição da interface do aplicativo no Web Console e no Cloud Console
Início da páginaGuia de Introdução
Depois de implementar o aplicativo em computadores clientes, para trabalhar com o Kaspersky Endpoint Security a partir do Kaspersky Security Center Web Console, você deve executar as seguintes ações:
- Criar e configurar uma política.
Estabelecer políticas permite que você aplique configurações de aplicativo universais para todos os computadores clientes em um grupo de administração. O Assistente de Configuração Inicial do Kaspersky Security Center cria automaticamente uma política para o Kaspersky Endpoint Security.
- Crie as tarefas Atualização e Verificação de Vírus.
A tarefa Atualização é necessária para manter a segurança do computador atualizada. Quando a tarefa é executada, o Kaspersky Endpoint Security atualiza os bancos de dados de antivírus e os módulos do aplicativo. A tarefa Atualização é criada automaticamente pelo Assistente de Configuração Inicial do Kaspersky Security Center. Para criar a tarefa Atualizar, instale o plug-in da Web do Kaspersky Endpoint Security for Windows enquanto executa o Assistente.
A tarefa Verificação de vírus é necessária para a detecção oportuna de vírus e outros malwares. Você precisa criar manualmente a tarefa de verificação de vírus .
Como criar uma tarefa de Verificação de Vírus no Console de Administração (MMC)
Como criar uma tarefa de verificação de vírus no Web Console
Início da páginaGerenciamento de políticas
Uma política é um conjunto de configurações do aplicativo definidas para um grupo de administração. Você pode configurar várias políticas com valores diferentes para um aplicativo. Um aplicativo pode ser executado em diferentes configurações para diferentes grupos de administração. Cada grupo de administração pode ter a sua própria política para um aplicativo.
As configurações da política são enviadas aos computadores clientes pelo Agente de Rede durante a sincronização. Por padrão, o Servidor de Administração executa a sincronização imediatamente após a alteração das configurações da política. A porta UDP 15000 no computador cliente é usada para a sincronização. O Servidor de administração executa a sincronização a cada 15 minutos, por padrão. Se a sincronização falhar depois que as configurações da política forem alteradas, a próxima tentativa de sincronização será executada segundo a programação configurada.
Políticas ativa e inativa
Uma política destina-se a um grupo de computadores gerenciados e pode estar ativa ou inativa. As configurações de uma política ativa são salvas nos computadores clientes durante a sincronização. Você não pode aplicar simultaneamente várias políticas a um computador, portanto, apenas uma política pode estar ativa em cada grupo.
Você pode criar um número ilimitado de políticas inativas. Uma política inativa não afeta as configurações do aplicativo em computadores na rede. As políticas inativas funcionam como preparativos para situações de emergência, como um ataque de vírus. Se ocorrer um ataque por meio de pen drives, você poderá ativar uma política que bloqueie o acesso aos pen drives. Nesse caso, a política ativa torna-se automaticamente inativa.
Política de ausência
Uma política de ausência é ativada quando um computador sai do perímetro da rede da organização.
Herança de configurações
Políticas, como grupos de administração, são organizadas em uma hierarquia. Por padrão, uma política filha herda configurações da política pai. Política secundária é uma política de níveis de hierarquia aninhados, que é uma política para grupos de administração aninhados e Servidores de Administração Escravos. Você pode desativar a herança de configurações da política pai.
Cada configuração da política tem o atributo , que indica se as configurações podem ser modificadas nas políticas filho ou nas configurações locais do aplicativo. O atributo
será aplicável somente se a herança das configurações da política principal for ativada para a política secundária. As políticas de ausência não afetam outras políticas por meio da hierarquia de grupos de administração.
Herança de configurações
Os direitos de acesso às configurações da política (ler, gravar, executar) são especificados para cada usuário com acesso ao Servidor de Administração do Kaspersky Security Center e separadamente para cada escopo funcional do Kaspersky Endpoint Security. Para configurar os direitos de acesso a configurações da política, acesse a seção Segurança da janela de propriedades do Servidor de Administração do Kaspersky Security Center.
Criar uma política
Como criar um política no Console de administração (MMC)
Como criar uma política no Web Console e no Cloud Console
Como resultado, as configurações do Kaspersky Endpoint Security serão configuradas nos computadores clientes durante a próxima sincronização. Você pode visualizar informações sobre a política que está sendo aplicada ao computador na interface do Kaspersky Endpoint Security clicando no botão Suporte na tela principal (por exemplo, o nome da política). Para fazer isso, nas configurações da política do Agente de rede, você precisa habilitar o recebimento de dados de política estendidos. Para obter mais informações sobre uma política do Agente de rede, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
Indicador do nível de segurança
O indicador de nível de segurança é exibido na parte superior da janela Propriedades: <Nome da política>. O indicador pode assumir um dos seguintes valores:
- Nível de proteção alto. O indicador assume esse valor e ficará verde se todos os componentes das seguintes categorias forem ativados:
- Crítico. Essa categoria inclui os seguintes componentes:
- Proteção Contra Ameaças ao Arquivo.
- Detecção de Comportamento.
- Prevenção de Exploit.
- Mecanismo de Remediação.
- Importante. Essa categoria inclui os seguintes componentes:
- Kaspersky Security Network.
- Proteção Contra Ameaças da Web.
- Proteção Contra Ameaças ao Correio.
- Prevenção de Intrusão do Host.
- Crítico. Essa categoria inclui os seguintes componentes:
- Nível de proteção médio. O indicador assume esse valor e fica amarelo se um dos componentes importantes for desativado.
- Nível de proteção baixo. O indicador assume esse valor e fica vermelho em uma dos seguintes casos:
- Um ou vários componentes críticos estão desativados.
- Dois ou mais componentes importantes estão desativados.
Se o valor do indicador estiver no Nível de proteção médio ou Nível de proteção baixo, um link que abre a janela Componentes de proteção recomendadosé exibido à direita do indicador. Nessa janela, você pode ativar qualquer um dos componentes de proteção recomendados.
Gerenciamento de tarefas
Você pode criar os seguintes tipos de tarefas na administração do Kaspersky Endpoint Security por meio do Kaspersky Security Center:
- Tarefas locais configuradas para um computador cliente individual.
- Tarefas de grupo configuradas para computadores clientes que pertencem aos grupos de administração.
- Tarefas para uma seleção de computadores.
Você pode criar qualquer número de tarefas de grupo, tarefas para uma seleção de computadores ou tarefas locais. Para obter mais informações sobre como trabalhar com grupos de administração e seleções de computadores, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
O Kaspersky Endpoint Security dá suporte às seguintes tarefas:
- Verificação de Vírus. O Kaspersky Endpoint Security verifica as áreas do computador especificadas nas configurações da tarefa para detectar vírus e outras ameaças. A tarefa Verificação de Vírus é necessária para a operação do Kaspersky Endpoint Security e é criada durante o Assistente de Configuração Inicial. É recomendado configurar uma programação que execute a tarefa pelo menos uma vez por semana.
- Adicionar chave. O Kaspersky Endpoint Security adiciona uma chave para ativar aplicativos, incluindo uma chave adicional. Antes de executar a tarefa, certifique-se de que o número de computadores nos quais a tarefa será executada não exceda o número de computadores permitidos pela licença.
- Alterar componentes do aplicativo. O Kaspersky Endpoint Security instala ou remove componentes em computadores de cliente segundo a lista de componentes especificados nas configurações da tarefa. O componente Proteção Contra Ameaças ao Arquivo não pode ser removido. O conjunto ideal de componentes do Kaspersky Endpoint Security ajuda a conservar recursos do computador.
- Inventário. O Kaspersky Endpoint Security recebe informações sobre todos os arquivos executáveis do aplicativo que estão armazenados nos computadores. A tarefa Inventário é executada pelo componente Controle de Aplicativos. Se o componente Controle de aplicativos não for instalado, a tarefa terminará com um erro.
- Atualização. O Kaspersky Endpoint Security atualiza bancos de dados e módulos do aplicativo. A tarefa Atualização é necessária para a operação do Kaspersky Endpoint Security e é criada durante o Assistente de Configuração Inicial. É recomendado configurar uma programação que execute a tarefa pelo menos uma vez por dia.
- Limpar dados. O Kaspersky Endpoint Security exclui arquivos e pastas dos computadores dos usuários imediatamente ou se não houver conexão com o Kaspersky Security Center por um longo período de tempo.
- Reversão de atualização. O Kaspersky Endpoint Security reverte a última atualização de bancos de dados e módulos do aplicativo. Isso pode ser necessário se, por exemplo, os novos bancos de dados contiverem dados incorretos que podem fazer com que o Kaspersky Endpoint Security bloqueie um aplicativo seguro.
- Verificação de integridade. O Kaspersky Endpoint Security analisa os arquivos de aplicativos, verifica se há corrupção ou modificações nos arquivos e verifica as assinaturas digitais dos arquivos de aplicativos.
- Gerenciar contas do Agente de Autenticação. O Kaspersky Endpoint Security define as configurações da conta do Agente de Autenticação. Um Agente de autenticação é necessário para trabalhar com unidades criptografadas. Antes que o sistema operacional seja carregado, o usuário precisa concluir a autenticação com o Agente.
As tarefas são executadas em um computador apenas se o Kaspersky Endpoint Security estiver em execução.
Adicionar uma nova tarefa
Como criar uma tarefa no console de administração (MMC)
Como criar uma tarefa no Web Console e no Cloud Console
Uma nova tarefa será exibida na lista de tarefas. A tarefa terá as configurações padrão. Para configurar as configurações da tarefa, vá para as propriedades da tarefa. Para executar uma tarefa, marque a caixa de seleção ao lado da tarefa e clique no botão Iniciar. Após o início da tarefa, você pode pausar e retomar a tarefa mais tarde.
Na lista de tarefas, você pode monitorar os resultados da tarefa, que incluem o status da tarefa e as estatísticas do desempenho da tarefa nos computadores. Você também pode criar uma seleção de eventos para monitorar a conclusão das tarefas (Monitoramento e relatórios → Seleções de eventos). Para ver mais detalhes da seleção do evento, consulte o Guia de Ajuda do Kaspersky Security Center. Os resultados da execução da tarefa também são salvos localmente no log de eventos do Windows e nos relatórios do Kaspersky Endpoint Security.
Controle de acesso à tarefa
Os direitos de acesso às tarefas do Kaspersky Endpoint Security (ler, gravar, executar) são definidos para cada usuário com acesso ao Servidor de Administração do Kaspersky Security Center através das configurações do acesso a áreas funcionais do Kaspersky Endpoint Security. Para configurar o acesso a áreas funcionais do Kaspersky Endpoint Security, acesse a seção Segurança da janela de propriedades do Servidor de Administração do Kaspersky Security Center. Para obter mais detalhes sobre o gerenciamento de tarefas por meio do Kaspersky Security Center, consulte a Ajuda do Kaspersky Security Center.
Você pode configurar os direitos dos usuários para acessar tarefas usando uma política ( modo de gerenciamento de tarefas ). Por exemplo, você pode ocultar tarefas de grupo na interface do Kaspersky Endpoint Security.
Início da páginaDefinir as configurações locais do aplicativo
No Kaspersky Security Center, você pode definir as configurações do Kaspersky Endpoint Security em um determinado computador. Elas constituem as configurações locais do aplicativo. Algumas configurações podem não estar acessíveis para edição. Essas configurações estão bloqueadas pelo atributo nas propriedades da política.
Como definir as configurações locais do aplicativo no Console de administração (MMC)
Como definir as configurações locais do aplicativo no Web Console e no Cloud Console
Início da páginaIniciar e interromper o Kaspersky Endpoint Security
Depois de instalar o Kaspersky Endpoint Security no computador de um usuário, o aplicativo é iniciado automaticamente. Por padrão, o Kaspersky Endpoint Security é iniciado depois da inicialização do sistema operacional. Não é possível configurar a inicialização automática do aplicativo nas configurações do sistema operacional.
O download de bancos de dados do Antivírus de Kaspersky Endpoint Security após o início do sistema operacional pode levar até dois minutos, dependendo dos recursos do computador. Durante este tempo, o nível da proteção do computador é reduzido. O download de bancos de dados de antivírus quando Kaspersky Endpoint Security é iniciado em um sistema operacional já iniciado não causa uma redução do nível de proteção do computador.
Como configurar a inicialização do Kaspersky Endpoint Security no Console de administração (MMC)
Como configurar a inicialização do Kaspersky Endpoint Security no Web Console
Como configurar a inicialização do Kaspersky Endpoint Security na interface do aplicativo
Os especialistas da Kaspersky não recomendam encerrar o Kaspersky Endpoint Security manualmente, pois ao fazê-lo você estará expondo o computador e seus dados pessoais a ameaças. Se necessário, você pode pausar a proteção do computador por quanto tempo precisar, sem parar o aplicativo.
Você pode monitorar o status do aplicativo usando o widget Status da proteção .
Como iniciar ou parar o Kaspersky Endpoint Security no Console de administração (MMC)
Como iniciar ou parar o Kaspersky Endpoint Security no Web Console
Como iniciar ou parar o Kaspersky Endpoint Security na linha de comando
Início da páginaPausar e reiniciar a Proteção e Controle do computador
Pausar a Proteção e o Controle do computador significa desativar todos os componentes de Proteção e Controle do Kaspersky Endpoint Security durante certo tempo.
O status de aplicativo é exibido usando o ícone de aplicativo na área de notificação da barra de tarefas.
- O ícone
indica que a proteção e o controle do computador foram pausados.
- O ícone
indica que a proteção e o controle do computador estão ativados.
Pausar ou continuar a Proteção e Controle do computador não afeta as tarefas de verificação e atualização.
Se nenhuma conexão de rede for estabelecida no momento da pausa ou continuação da Proteção e Controle do computador, é exibida uma notificação sobre o término destas conexões de rede.
Para pausar a Proteção e Controle do computador:
- Clique com o botão direito do mouse para abrir o ícone do menu de contexto do aplicativo que está na área de notificação da barra de tarefas.
- No menu de contexto, selecione Pausar proteção e controle.
Este item do menu de contexto está disponível se a Proteção por senha estiver ativada.
- Selecione uma das seguintes opções:
- Pausar pelo tempo especificado – A Proteção e o controle do computador serão reiniciados após decorrer o tempo especificado na lista suspensa abaixo.
- Pausar até reiniciar – A Proteção e Controle do computador continuarão após você fechar e reabrir o aplicativo ou reiniciar o sistema operacional. A inicialização automática do aplicativo precisa ser ativada para que esta opção possa ser usada.
- Pausar – A Proteção e Controle do computador continuarão quando você decidir reativá-los.
O Kaspersky Endpoint Security pausará a operação de proteção e controle de todos os componentes que não estiverem bloqueados () na política. Antes de executar essa operação, recomenda-se desativar a política do Kaspersky Security Center.
Menu de contexto do ícone do aplicativo
Para reiniciar a proteção e controle do computador:
- Clique com o botão direito do mouse para abrir o ícone do menu de contexto do aplicativo que está na área de notificação da barra de tarefas.
- No menu de contexto, selecione Continuar a Proteção e Controle.
Você pode decidir continuar a Proteção e Controle do computador a qualquer momento, seja qual for a opção de pausa de proteção e controle que tenha selecionado anteriormente.
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